Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos Bancos de Benguela, em Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/2626 |
Resumo: | Objetivo: O objetivo deste artigo é o de estudar os fatores associados à escolha de serviços bancários pelos clientes angolanos. É estudado o comportamento de clientes de entidades bancárias, com a finalidade de determinar quais os fatores que influenciam o cliente ao escolher uma instituição bancária na cidade de Benguela, em Angola. Originalidade: A opção pela aplicação deste estudo a Angola deve-se à pertinência do tema e ao facto de não existir um estudo em Angola deste género. Metodologia: Foram distribuídos inquéritos a uma amostra de clientes dos bancos BPC (Banco de Poupança e Crédito), BFA (Banco de Fomento Angola) e BMA (Banco Millennium Angola), tendo sido recolhidas 307 respostas válidas. Resultados: Os resultados do inquérito revelam que os fatores que mais influenciam os clientes na escolha de serviços bancários são o bom atendimento ao cliente, a qualidade de serviços, a variedade de produtos/serviços e as condições de segurança que estas instituições oferecem. |
id |
RCAP_fa648ac23a159ddf6fd8128438a8e7d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/2626 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos Bancos de Benguela, em AngolaBancoClientesServiços bancáriosAtendimento ao clienteAngolaObjetivo: O objetivo deste artigo é o de estudar os fatores associados à escolha de serviços bancários pelos clientes angolanos. É estudado o comportamento de clientes de entidades bancárias, com a finalidade de determinar quais os fatores que influenciam o cliente ao escolher uma instituição bancária na cidade de Benguela, em Angola. Originalidade: A opção pela aplicação deste estudo a Angola deve-se à pertinência do tema e ao facto de não existir um estudo em Angola deste género. Metodologia: Foram distribuídos inquéritos a uma amostra de clientes dos bancos BPC (Banco de Poupança e Crédito), BFA (Banco de Fomento Angola) e BMA (Banco Millennium Angola), tendo sido recolhidas 307 respostas válidas. Resultados: Os resultados do inquérito revelam que os fatores que mais influenciam os clientes na escolha de serviços bancários são o bom atendimento ao cliente, a qualidade de serviços, a variedade de produtos/serviços e as condições de segurança que estas instituições oferecem.2019-03-29T15:36:03Z2019-03-23T00:00:00Z2019-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2626por2183-5594Pacheco, Luís MiguelCordeiro, SandraTavares, Fernando Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:11:01ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos Bancos de Benguela, em Angola |
title |
Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos Bancos de Benguela, em Angola |
spellingShingle |
Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos Bancos de Benguela, em Angola Pacheco, Luís Miguel Banco Clientes Serviços bancários Atendimento ao cliente Angola |
title_short |
Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos Bancos de Benguela, em Angola |
title_full |
Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos Bancos de Benguela, em Angola |
title_fullStr |
Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos Bancos de Benguela, em Angola |
title_full_unstemmed |
Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos Bancos de Benguela, em Angola |
title_sort |
Fatores associados à escolha de serviços bancários: uma aplicação aos Bancos de Benguela, em Angola |
author |
Pacheco, Luís Miguel |
author_facet |
Pacheco, Luís Miguel Cordeiro, Sandra Tavares, Fernando Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro, Sandra Tavares, Fernando Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Luís Miguel Cordeiro, Sandra Tavares, Fernando Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banco Clientes Serviços bancários Atendimento ao cliente Angola |
topic |
Banco Clientes Serviços bancários Atendimento ao cliente Angola |
description |
Objetivo: O objetivo deste artigo é o de estudar os fatores associados à escolha de serviços bancários pelos clientes angolanos. É estudado o comportamento de clientes de entidades bancárias, com a finalidade de determinar quais os fatores que influenciam o cliente ao escolher uma instituição bancária na cidade de Benguela, em Angola. Originalidade: A opção pela aplicação deste estudo a Angola deve-se à pertinência do tema e ao facto de não existir um estudo em Angola deste género. Metodologia: Foram distribuídos inquéritos a uma amostra de clientes dos bancos BPC (Banco de Poupança e Crédito), BFA (Banco de Fomento Angola) e BMA (Banco Millennium Angola), tendo sido recolhidas 307 respostas válidas. Resultados: Os resultados do inquérito revelam que os fatores que mais influenciam os clientes na escolha de serviços bancários são o bom atendimento ao cliente, a qualidade de serviços, a variedade de produtos/serviços e as condições de segurança que estas instituições oferecem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-29T15:36:03Z 2019-03-23T00:00:00Z 2019-03-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/2626 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/2626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-5594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302553170542592 |