Relatório de Estágio: O Pensamento Computacional no Ensino da Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João, Paulo Jorge Lourenço
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/160231
Resumo: Neste relatório, composto por duas partes, descreve-se, na primeira, a atividade desenvolvida enquanto professor estagiário de matemática, no decorrer do ano letivo 2022/23, numa escola situada no concelho de Lisboa. É feita alguma análise sobre o trabalho efetuado e é também apresentada uma reflexão final sobre o estágio pedagógico. Na segunda parte, apresenta-se o projeto de investigação em ensino cujo tema é o pensamento computacional na aprendizagem da matemática. É um estudo qualitativo realizado com um grupo de alunos do 7.º ano do ensino básico, integrado no tema das regularidades, sequências e sucessões, com o objetivo de compreender como, na resolução de tarefas sobre o tema, mobilizam o pensamento computacional, levando em conta os elementos que o caracterizam. As principais questões de pesquisa subjacentes são:  Como estruturam os alunos o seu raciocínio tendo em conta os vários elementos do pensamento computacional?  Como se caracteriza o processo de abstração?  Que competências mobilizam para fazer a decomposição do problema?  De que forma o reconhecimento de padrões e a capacidade de generalização são evidenciados? A investigação segue uma metodologia qualitativa e o meio de análise será o estudo de caso. A análise de resultados sugere que o pensamento computacional se inicia com a abstração, mas quase em simultaneidade aparecem a decomposição e o reconhecimento de padrões e generalização como forma de identificar a informação relevante e o ponto de partida para a procura de solução. A algoritmia não decorre com a mesma espontaneidade, mas é algo que surge, com naturalidade, sob orientação. Os resultados sugerem ainda que a mobilização e consequente desenvolvimento dos elementos do pensamento computacional, tem de ser abordada de forma integrada com o desenvolvimento de outras capacidades matemáticas e com a escolha adequada das tarefas e das ferramentas disponibilizadas para a sua execução.
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