Relatório de Estágio: O Pensamento Computacional no Ensino da Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/160231 |
Resumo: | Neste relatório, composto por duas partes, descreve-se, na primeira, a atividade desenvolvida enquanto professor estagiário de matemática, no decorrer do ano letivo 2022/23, numa escola situada no concelho de Lisboa. É feita alguma análise sobre o trabalho efetuado e é também apresentada uma reflexão final sobre o estágio pedagógico. Na segunda parte, apresenta-se o projeto de investigação em ensino cujo tema é o pensamento computacional na aprendizagem da matemática. É um estudo qualitativo realizado com um grupo de alunos do 7.º ano do ensino básico, integrado no tema das regularidades, sequências e sucessões, com o objetivo de compreender como, na resolução de tarefas sobre o tema, mobilizam o pensamento computacional, levando em conta os elementos que o caracterizam. As principais questões de pesquisa subjacentes são: Como estruturam os alunos o seu raciocínio tendo em conta os vários elementos do pensamento computacional? Como se caracteriza o processo de abstração? Que competências mobilizam para fazer a decomposição do problema? De que forma o reconhecimento de padrões e a capacidade de generalização são evidenciados? A investigação segue uma metodologia qualitativa e o meio de análise será o estudo de caso. A análise de resultados sugere que o pensamento computacional se inicia com a abstração, mas quase em simultaneidade aparecem a decomposição e o reconhecimento de padrões e generalização como forma de identificar a informação relevante e o ponto de partida para a procura de solução. A algoritmia não decorre com a mesma espontaneidade, mas é algo que surge, com naturalidade, sob orientação. Os resultados sugerem ainda que a mobilização e consequente desenvolvimento dos elementos do pensamento computacional, tem de ser abordada de forma integrada com o desenvolvimento de outras capacidades matemáticas e com a escolha adequada das tarefas e das ferramentas disponibilizadas para a sua execução. |
id |
RCAP_fa662ce847b38af29f4b18fdf242c0c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/160231 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio: O Pensamento Computacional no Ensino da MatemáticaPensamento ComputacionalMatemáticaEnsinoAvaliaçãoTarefasDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::MatemáticasNeste relatório, composto por duas partes, descreve-se, na primeira, a atividade desenvolvida enquanto professor estagiário de matemática, no decorrer do ano letivo 2022/23, numa escola situada no concelho de Lisboa. É feita alguma análise sobre o trabalho efetuado e é também apresentada uma reflexão final sobre o estágio pedagógico. Na segunda parte, apresenta-se o projeto de investigação em ensino cujo tema é o pensamento computacional na aprendizagem da matemática. É um estudo qualitativo realizado com um grupo de alunos do 7.º ano do ensino básico, integrado no tema das regularidades, sequências e sucessões, com o objetivo de compreender como, na resolução de tarefas sobre o tema, mobilizam o pensamento computacional, levando em conta os elementos que o caracterizam. As principais questões de pesquisa subjacentes são: Como estruturam os alunos o seu raciocínio tendo em conta os vários elementos do pensamento computacional? Como se caracteriza o processo de abstração? Que competências mobilizam para fazer a decomposição do problema? De que forma o reconhecimento de padrões e a capacidade de generalização são evidenciados? A investigação segue uma metodologia qualitativa e o meio de análise será o estudo de caso. A análise de resultados sugere que o pensamento computacional se inicia com a abstração, mas quase em simultaneidade aparecem a decomposição e o reconhecimento de padrões e generalização como forma de identificar a informação relevante e o ponto de partida para a procura de solução. A algoritmia não decorre com a mesma espontaneidade, mas é algo que surge, com naturalidade, sob orientação. Os resultados sugerem ainda que a mobilização e consequente desenvolvimento dos elementos do pensamento computacional, tem de ser abordada de forma integrada com o desenvolvimento de outras capacidades matemáticas e com a escolha adequada das tarefas e das ferramentas disponibilizadas para a sua execução.This report, composed of two parts, describes, in the first, the activity carried out as a trainee mathematics teacher during the 2022/23 academic year at a school located in the municipality of Lisbon. Some analysis is made of the work carried out, and a final reflection on the pedagogical internship is also provided. In the second part, a research project on teaching is presented, focusing on the topic of computational thinking in mathematics learning. It is a qualitative study conducted with a group of 7th-grade students, integrated into the theme of regularities, sequences, and progressions, with the aim of understanding how computational thinking is mobilized in solving tasks related to regularities, sequences, and progressions, considering the elements that characterize it. The main underlying research questions are: • How do students structure their reasoning considering the various elements of computational thinking? • What difficulties do they encounter in the process of abstraction? • What skills do they mobilize to decompose the problem? • How is pattern recognition and generalization manifested? The research is of a qualitative nature, and the method of analysis will be the case study. The analysis of results suggests that computational thinking begins with abstraction, but almost simultaneously, decomposition, pattern recognition, and generalization emerge as a way to identify relevant information and a starting point for finding a solution. Algorithmic thinking does not arise as spontaneously, but it is something that emerges naturally under guidance. The results also suggest that the mobilization and consequent development of computational thinking elements need to be approached in an integrated manner with the development of other mathematical abilities and the appropriate choice of tasks and tools provided for their execution.Domingos, AntónioRUNJoão, Paulo Jorge Lourenço2023-11-21T16:26:43Z2023-072023-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/160231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T18:15:54Zoai:run.unl.pt:10362/160231Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T18:15:54Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio: O Pensamento Computacional no Ensino da Matemática |
title |
Relatório de Estágio: O Pensamento Computacional no Ensino da Matemática |
spellingShingle |
Relatório de Estágio: O Pensamento Computacional no Ensino da Matemática João, Paulo Jorge Lourenço Pensamento Computacional Matemática Ensino Avaliação Tarefas Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas |
title_short |
Relatório de Estágio: O Pensamento Computacional no Ensino da Matemática |
title_full |
Relatório de Estágio: O Pensamento Computacional no Ensino da Matemática |
title_fullStr |
Relatório de Estágio: O Pensamento Computacional no Ensino da Matemática |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio: O Pensamento Computacional no Ensino da Matemática |
title_sort |
Relatório de Estágio: O Pensamento Computacional no Ensino da Matemática |
author |
João, Paulo Jorge Lourenço |
author_facet |
João, Paulo Jorge Lourenço |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Domingos, António RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
João, Paulo Jorge Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento Computacional Matemática Ensino Avaliação Tarefas Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas |
topic |
Pensamento Computacional Matemática Ensino Avaliação Tarefas Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas |
description |
Neste relatório, composto por duas partes, descreve-se, na primeira, a atividade desenvolvida enquanto professor estagiário de matemática, no decorrer do ano letivo 2022/23, numa escola situada no concelho de Lisboa. É feita alguma análise sobre o trabalho efetuado e é também apresentada uma reflexão final sobre o estágio pedagógico. Na segunda parte, apresenta-se o projeto de investigação em ensino cujo tema é o pensamento computacional na aprendizagem da matemática. É um estudo qualitativo realizado com um grupo de alunos do 7.º ano do ensino básico, integrado no tema das regularidades, sequências e sucessões, com o objetivo de compreender como, na resolução de tarefas sobre o tema, mobilizam o pensamento computacional, levando em conta os elementos que o caracterizam. As principais questões de pesquisa subjacentes são: Como estruturam os alunos o seu raciocínio tendo em conta os vários elementos do pensamento computacional? Como se caracteriza o processo de abstração? Que competências mobilizam para fazer a decomposição do problema? De que forma o reconhecimento de padrões e a capacidade de generalização são evidenciados? A investigação segue uma metodologia qualitativa e o meio de análise será o estudo de caso. A análise de resultados sugere que o pensamento computacional se inicia com a abstração, mas quase em simultaneidade aparecem a decomposição e o reconhecimento de padrões e generalização como forma de identificar a informação relevante e o ponto de partida para a procura de solução. A algoritmia não decorre com a mesma espontaneidade, mas é algo que surge, com naturalidade, sob orientação. Os resultados sugerem ainda que a mobilização e consequente desenvolvimento dos elementos do pensamento computacional, tem de ser abordada de forma integrada com o desenvolvimento de outras capacidades matemáticas e com a escolha adequada das tarefas e das ferramentas disponibilizadas para a sua execução. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-21T16:26:43Z 2023-07 2023-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/160231 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/160231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545967590703104 |