Capere, Non Capi: Eugénio de Castro no contexto da "Internacional Simbolista"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/carnets/7816 |
Resumo: | É em invulgar interacção com a cena literária euro-americana e com inédita rede de relacionamentos na “Internacional simbolista”, mas também com vigilante e tenaz esforço de exploração do seu próprio idiolecto literário – capere, non capi –, que a personalidade artístico-cultural de Eugénio de Castro e a sua obra poética se revelam umbilicalmente ligadas a uma viragem do fim-de-século que, décadas depois, ainda os cânones críticos da história literária qualificavam como “Poesia nova”. Nesse período finissecular, a figura do “esteta” torna-se paradigmática; e do seu ideal é indissociável o empenhamento árduo e ousado numa estratégia de intervenção no funcionamento institucional da literatura segundo os ditames do aristocratismo e os paroxismos da originalidade. Como pro tempore ressaltou de apoios críticos e de paródias, de controvérsias e de disputas polémicas, e como vieram confirmar estudos novecentistas, Eugénio de Castro afirma-se então como o primeiro e modelar representante dessa orientação. |
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Capere, Non Capi: Eugénio de Castro no contexto da "Internacional Simbolista"Eugénio de CastroInternacional SimbolistaNovismoInteracção poéticaIdiolecto literárioEugénio de CastroInternational SymbolismNew poetryPoetic interactionLiterary idiolectÉ em invulgar interacção com a cena literária euro-americana e com inédita rede de relacionamentos na “Internacional simbolista”, mas também com vigilante e tenaz esforço de exploração do seu próprio idiolecto literário – capere, non capi –, que a personalidade artístico-cultural de Eugénio de Castro e a sua obra poética se revelam umbilicalmente ligadas a uma viragem do fim-de-século que, décadas depois, ainda os cânones críticos da história literária qualificavam como “Poesia nova”. Nesse período finissecular, a figura do “esteta” torna-se paradigmática; e do seu ideal é indissociável o empenhamento árduo e ousado numa estratégia de intervenção no funcionamento institucional da literatura segundo os ditames do aristocratismo e os paroxismos da originalidade. Como pro tempore ressaltou de apoios críticos e de paródias, de controvérsias e de disputas polémicas, e como vieram confirmar estudos novecentistas, Eugénio de Castro afirma-se então como o primeiro e modelar representante dessa orientação.Eugénio de Castro’s artistic and cultural persona and his poetic work are intimately connected to the turn of the century, in an unusual interaction with the European and American literary scene and, particularly, with an unprecedented net of connections with the “International Symbolism”, but also with an ever present and tenacious effort of hetero-self author peculiar use of books and suggestions for the construction of his own literary idiolect – capere, non capi. Decades later, the literary history critics were still qualifying his poetry as “New Poetry”. In that fin de siècle period, the image of the “aesthete” becomes paradigmatic; and from its ideal an arduous and bold commitment is inseparable, in an intervention strategy to literature’s institutional functioning according to the rules of aristocratism and the originality paroxysms. Eugénio de Castro stands out as the first and model example of that guidance, proved not only pro tempore by critical supports and parodists, controversies and polemic disputes but also by 19th century studies.APEFCarnets2018-06-26T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://journals.openedition.org/carnets/7816oai:revues.org:carnets/7816porurn:doi:10.4000/carnets.7816http://journals.openedition.org/carnets/7816info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, José Carlos SeabraCabral, Maria de Jesusreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:50Zoai:revues.org:carnets/7816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:26.388030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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