Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Sofia Ferreira Pinho Souto de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17194
Resumo: O presente estudo pretendia explorar contos tradicionais de países lusófonos a crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar, a fim de promover o seu conhecimento da cultura que os originou e desenvolver nelas competências em comunicação oral e escrita através da exploração da estrutura da narrativa. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, em que se explorou com as crianças contos tradicionais de países lusófonos e a estrutura da narrativa. Recolhemos dados relativos ao conhecimento que tinham adquirido sobre as culturas de origem dos contos lusófonos explorados e à sua capacidade de usar a estrutura narrativa em contexto, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre as culturas do mundo lusófono e desenvolvido competências relacionadas com o uso da estrutura da narrativa em compreensão na leitura e na produção de textos orais e escritos.
id RCAP_faafa57b9a162ff08aef915ae42ed3cf
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17194
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolarEducação pré-escolarDiversidade linguísticaLusofoniaContos popularesMulticulturalismoLinguagem oralO presente estudo pretendia explorar contos tradicionais de países lusófonos a crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar, a fim de promover o seu conhecimento da cultura que os originou e desenvolver nelas competências em comunicação oral e escrita através da exploração da estrutura da narrativa. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, em que se explorou com as crianças contos tradicionais de países lusófonos e a estrutura da narrativa. Recolhemos dados relativos ao conhecimento que tinham adquirido sobre as culturas de origem dos contos lusófonos explorados e à sua capacidade de usar a estrutura narrativa em contexto, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre as culturas do mundo lusófono e desenvolvido competências relacionadas com o uso da estrutura da narrativa em compreensão na leitura e na produção de textos orais e escritos.This study aimed to familiarize children attending a kindergarten (3-5 year old) with traditional tales from Portuguese speaking countries and the culture that gave origin to them, as well as to develop competences in reading comprehension and written expression through the reflection on the structure of narrative texts. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention in which the children were supposed to take part in activities leading to the exploration of traditional tales from Portuguese speaking countries. The same activities were used to make these children reflect on the structure of narrative texts and use it in oral and written communication. We collected data on the knowledge the children had acquired concerning the cultures attached to traditional tales from Portuguese speaking countries and their ability to use the structure of narrative texts in oral and written communication, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that these children had acquired knowledge on the culture of Portuguese speaking countries and developed competences concerning the use of the structure of narrative texts in oral and written communication.Universidade de Aveiro2017-04-06T12:33:42Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17194TID:201594161porMiranda, Sofia Ferreira Pinho Souto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:54Zoai:ria.ua.pt:10773/17194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:23.267330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolar
title Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolar
spellingShingle Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolar
Miranda, Sofia Ferreira Pinho Souto de
Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Lusofonia
Contos populares
Multiculturalismo
Linguagem oral
title_short Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolar
title_full Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolar
title_fullStr Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolar
title_sort Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolar
author Miranda, Sofia Ferreira Pinho Souto de
author_facet Miranda, Sofia Ferreira Pinho Souto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Sofia Ferreira Pinho Souto de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Lusofonia
Contos populares
Multiculturalismo
Linguagem oral
topic Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Lusofonia
Contos populares
Multiculturalismo
Linguagem oral
description O presente estudo pretendia explorar contos tradicionais de países lusófonos a crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar, a fim de promover o seu conhecimento da cultura que os originou e desenvolver nelas competências em comunicação oral e escrita através da exploração da estrutura da narrativa. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, em que se explorou com as crianças contos tradicionais de países lusófonos e a estrutura da narrativa. Recolhemos dados relativos ao conhecimento que tinham adquirido sobre as culturas de origem dos contos lusófonos explorados e à sua capacidade de usar a estrutura narrativa em contexto, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre as culturas do mundo lusófono e desenvolvido competências relacionadas com o uso da estrutura da narrativa em compreensão na leitura e na produção de textos orais e escritos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-04-06T12:33:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17194
TID:201594161
url http://hdl.handle.net/10773/17194
identifier_str_mv TID:201594161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137573787926528