Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17194 |
Resumo: | O presente estudo pretendia explorar contos tradicionais de países lusófonos a crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar, a fim de promover o seu conhecimento da cultura que os originou e desenvolver nelas competências em comunicação oral e escrita através da exploração da estrutura da narrativa. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, em que se explorou com as crianças contos tradicionais de países lusófonos e a estrutura da narrativa. Recolhemos dados relativos ao conhecimento que tinham adquirido sobre as culturas de origem dos contos lusófonos explorados e à sua capacidade de usar a estrutura narrativa em contexto, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre as culturas do mundo lusófono e desenvolvido competências relacionadas com o uso da estrutura da narrativa em compreensão na leitura e na produção de textos orais e escritos. |
id |
RCAP_faafa57b9a162ff08aef915ae42ed3cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17194 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolarEducação pré-escolarDiversidade linguísticaLusofoniaContos popularesMulticulturalismoLinguagem oralO presente estudo pretendia explorar contos tradicionais de países lusófonos a crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar, a fim de promover o seu conhecimento da cultura que os originou e desenvolver nelas competências em comunicação oral e escrita através da exploração da estrutura da narrativa. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, em que se explorou com as crianças contos tradicionais de países lusófonos e a estrutura da narrativa. Recolhemos dados relativos ao conhecimento que tinham adquirido sobre as culturas de origem dos contos lusófonos explorados e à sua capacidade de usar a estrutura narrativa em contexto, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre as culturas do mundo lusófono e desenvolvido competências relacionadas com o uso da estrutura da narrativa em compreensão na leitura e na produção de textos orais e escritos.This study aimed to familiarize children attending a kindergarten (3-5 year old) with traditional tales from Portuguese speaking countries and the culture that gave origin to them, as well as to develop competences in reading comprehension and written expression through the reflection on the structure of narrative texts. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention in which the children were supposed to take part in activities leading to the exploration of traditional tales from Portuguese speaking countries. The same activities were used to make these children reflect on the structure of narrative texts and use it in oral and written communication. We collected data on the knowledge the children had acquired concerning the cultures attached to traditional tales from Portuguese speaking countries and their ability to use the structure of narrative texts in oral and written communication, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that these children had acquired knowledge on the culture of Portuguese speaking countries and developed competences concerning the use of the structure of narrative texts in oral and written communication.Universidade de Aveiro2017-04-06T12:33:42Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17194TID:201594161porMiranda, Sofia Ferreira Pinho Souto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:54Zoai:ria.ua.pt:10773/17194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:23.267330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolar |
title |
Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolar |
spellingShingle |
Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolar Miranda, Sofia Ferreira Pinho Souto de Educação pré-escolar Diversidade linguística Lusofonia Contos populares Multiculturalismo Linguagem oral |
title_short |
Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolar |
title_full |
Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolar |
title_fullStr |
Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolar |
title_sort |
Contos de países lusófonos e lecto-escrita na educação pré-escolar |
author |
Miranda, Sofia Ferreira Pinho Souto de |
author_facet |
Miranda, Sofia Ferreira Pinho Souto de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Sofia Ferreira Pinho Souto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Diversidade linguística Lusofonia Contos populares Multiculturalismo Linguagem oral |
topic |
Educação pré-escolar Diversidade linguística Lusofonia Contos populares Multiculturalismo Linguagem oral |
description |
O presente estudo pretendia explorar contos tradicionais de países lusófonos a crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar, a fim de promover o seu conhecimento da cultura que os originou e desenvolver nelas competências em comunicação oral e escrita através da exploração da estrutura da narrativa. Assim, concebemos, implementamos e avaliamos uma intervenção didática, em que se explorou com as crianças contos tradicionais de países lusófonos e a estrutura da narrativa. Recolhemos dados relativos ao conhecimento que tinham adquirido sobre as culturas de origem dos contos lusófonos explorados e à sua capacidade de usar a estrutura narrativa em contexto, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre as culturas do mundo lusófono e desenvolvido competências relacionadas com o uso da estrutura da narrativa em compreensão na leitura e na produção de textos orais e escritos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-04-06T12:33:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17194 TID:201594161 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17194 |
identifier_str_mv |
TID:201594161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137573787926528 |