Lecto-escrita na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cravo, Catarina Rocha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16378
Resumo: O presente estudo pretende desenvolver competências em compreensão na leitura e expressão/produção escrita em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar, fazendo-as descobrir novos aspetos da escrita, relacionados com a estruturação de textos, e envolverem-se em atividades centradas na abordagem da escrita tomando a leitura como ponto de partida. Paralelamente trabalhamos com as crianças estratégias centradas na decifração de textos e na realização de registos escritos. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e estruturação de textos, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a estrutura da entrevista e desenvolvido competências relacionadas com a compreensão na leitura e a produção de textos escritos.
id RCAP_add27f2d9517eab2d2a34cfbb66ec01f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/16378
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lecto-escrita na educação pré-escolarEducação pré-escolarLinguagem oralDesenvolvimento da linguagemLinguagem escritaEstratégias da aprendizagemGéneros literáriosAnálise de conteúdo (Informação)O presente estudo pretende desenvolver competências em compreensão na leitura e expressão/produção escrita em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar, fazendo-as descobrir novos aspetos da escrita, relacionados com a estruturação de textos, e envolverem-se em atividades centradas na abordagem da escrita tomando a leitura como ponto de partida. Paralelamente trabalhamos com as crianças estratégias centradas na decifração de textos e na realização de registos escritos. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e estruturação de textos, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a estrutura da entrevista e desenvolvido competências relacionadas com a compreensão na leitura e a produção de textos escritos.This study aims to develop competencies in reading comprehension and written expression in children attending a kindergarten (3-5 year old) through the reflection on the structure of a text genre (the interview). With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention in which the children were supposed to take part in activities leading to the production of a written interview after having analyzed the structure of one the educator had read to them. The same activities were used to introduce these children to reading and writing words, phrases and sentences. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, both in reading comprehension and written expression, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that these children had acquired knowledge concerning a text genre (the interview) and developed competences in reading comprehension and written expression.Cette étude avait pour but de développer des compétences en compréhension et expression écrite chez des enfants âgés entre 3 et 5 ans à travers la réflexion sur la structure d’un type/genre textuel (l’interview). Par conséquent, on a mené à bout une intervention didactique comprenant des tâches qui visaient la production d’une interview écrite à partir de l’analyse d’un texte de ce genre que l’on avait lu aux enfants. Parallèlement, les enfants étaient invités à lire/écrire des mots, expressions et phrases. On a recueilli des données concernant la performance des enfants en compréhension et production écrites, à partir des tâches intégrées dans l’intervention didactique. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les enfants avaient acquis des connaissances concernant la structure de l’interview et amélioré leurs compétences en compréhension et production écrite.Universidade de Aveiro2016-11-30T10:38:23Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16378TID:201569272porCravo, Catarina Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:30:36Zoai:ria.ua.pt:10773/16378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:31.759926Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lecto-escrita na educação pré-escolar
title Lecto-escrita na educação pré-escolar
spellingShingle Lecto-escrita na educação pré-escolar
Cravo, Catarina Rocha
Educação pré-escolar
Linguagem oral
Desenvolvimento da linguagem
Linguagem escrita
Estratégias da aprendizagem
Géneros literários
Análise de conteúdo (Informação)
title_short Lecto-escrita na educação pré-escolar
title_full Lecto-escrita na educação pré-escolar
title_fullStr Lecto-escrita na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Lecto-escrita na educação pré-escolar
title_sort Lecto-escrita na educação pré-escolar
author Cravo, Catarina Rocha
author_facet Cravo, Catarina Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cravo, Catarina Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Linguagem oral
Desenvolvimento da linguagem
Linguagem escrita
Estratégias da aprendizagem
Géneros literários
Análise de conteúdo (Informação)
topic Educação pré-escolar
Linguagem oral
Desenvolvimento da linguagem
Linguagem escrita
Estratégias da aprendizagem
Géneros literários
Análise de conteúdo (Informação)
description O presente estudo pretende desenvolver competências em compreensão na leitura e expressão/produção escrita em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar, fazendo-as descobrir novos aspetos da escrita, relacionados com a estruturação de textos, e envolverem-se em atividades centradas na abordagem da escrita tomando a leitura como ponto de partida. Paralelamente trabalhamos com as crianças estratégias centradas na decifração de textos e na realização de registos escritos. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e estruturação de textos, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a estrutura da entrevista e desenvolvido competências relacionadas com a compreensão na leitura e a produção de textos escritos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-11-30T10:38:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/16378
TID:201569272
url http://hdl.handle.net/10773/16378
identifier_str_mv TID:201569272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137565158146048