A avaliação mediada por tecnologias digitais no ensino superior brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandarra, Maria Fernanda Tavares Gédéon
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/54710
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área da especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
id RCAP_fab80925fb84c08ba6e537f4416d6228
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/54710
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação mediada por tecnologias digitais no ensino superior brasileiroAvaliação da aprendizagemEnsino superior - BrasilCovid 19Tecnologias digitaisDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área da especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022O presente trabalho aborda a temática dos processos de avaliação mediados pela tecnologia no ensino superior brasileiro. Considerou-se para isso os entendimentos dos professores sobre a integração das tecnologias no processo de aprendizagem, assim como as experiências decorrentes das suas vivências em tempos de pandemia durante a mudança abrupta da modalidade de ensino presencial para a remota. O principal objetivo do estudo foi compreender como o processo avaliativo se desenvolveu durante a pandemia a partir da necessidade de avaliar os discentes a distância ou remotamente. O estudo baseou-se numa abordagem qualitativa, de inspiração bibliográfica. O instrumento de recolha de dados foi a entrevista semiestruturada realizada por videoconferência no segundo semestre do ano de 2021, após 16 (dezesseis) meses de vivências docentes universitárias durante a pandemia. Foram entrevistados 4 (quatro) docentes universitários, sendo 3 (três) atuantes em instituições públicas e 1 (um) docente atuante em uma instituição privada. Os principais resultados da pesquisa revelam a viabilidade da avaliação online, da capacitação técnica digital dos professores por iniciativa própria, dos limites impostos pelo contexto social no Brasil quanto o acesso a computadores e internet estável de qualidade, bem como o reconhecimento da importância dessa pesquisa para as melhorias nas lacunas reveladas. Por meio deste instrumento os inquiridos revisitaram os seus percursos formativos, refletindo com a entrevistadora sobre a avaliação online integrada ao processo de aprendizagem e os desafios impostos pelo distanciamento social.This work addresses the issue of assessment processes mediated by technology in Brazilian higher education in Brazil. For this, it was considered the understanding of teachers about the integration of technologies in the learning process, as well as the experiences arising from their experiences in times of pandemic during the abrupt change from the on-site to the remote teaching modality. The main objective of the study was to understand how the evaluation process developed during the pandemic from the need to evaluate students remotely or remotely. The study was based on a qualitative approach, of bibliographic inspiration. The data collection instrument was the semi-structured interview carried out by videoconference in the second half of 2021, after 16 (sixteen) months of university teaching experiences during the pandemic. 4 (four) university professors were interviewed, 3 (three) working in public institutions and 1 (one) working professor in a private institution. The main results of the research reveal the feasibility of online assessment, the digital technical training of teachers on their own initiative, the limits imposed by the social context in Brazil regarding access to computers and stable internet of quality, as well as the recognition of the importance of this research for the improvements in the revealed gaps. Through this instrument, respondents revisited their training paths, reflecting with the interviewer about online assessment integrated into the learning process and the challenges imposed by social distancing.Pedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves, 1984-Repositório da Universidade de LisboaBandarra, Maria Fernanda Tavares Gédéon2022-10-06T11:06:54Z20222021-12-152022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54710TID:203060040porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:01:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:28.474303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação mediada por tecnologias digitais no ensino superior brasileiro
title A avaliação mediada por tecnologias digitais no ensino superior brasileiro
spellingShingle A avaliação mediada por tecnologias digitais no ensino superior brasileiro
Bandarra, Maria Fernanda Tavares Gédéon
Avaliação da aprendizagem
Ensino superior - Brasil
Covid 19
Tecnologias digitais
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A avaliação mediada por tecnologias digitais no ensino superior brasileiro
title_full A avaliação mediada por tecnologias digitais no ensino superior brasileiro
title_fullStr A avaliação mediada por tecnologias digitais no ensino superior brasileiro
title_full_unstemmed A avaliação mediada por tecnologias digitais no ensino superior brasileiro
title_sort A avaliação mediada por tecnologias digitais no ensino superior brasileiro
author Bandarra, Maria Fernanda Tavares Gédéon
author_facet Bandarra, Maria Fernanda Tavares Gédéon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves, 1984-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandarra, Maria Fernanda Tavares Gédéon
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Ensino superior - Brasil
Covid 19
Tecnologias digitais
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Avaliação da aprendizagem
Ensino superior - Brasil
Covid 19
Tecnologias digitais
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área da especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
2022-10-06T11:06:54Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/54710
TID:203060040
url http://hdl.handle.net/10451/54710
identifier_str_mv TID:203060040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134606282194944