O papel da Educação em Ciências e do Gabinete de Apoio ao Aluno na Educação Sexual : uma investigação centrada no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Cândida Maria Machado
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/14386
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
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spelling O papel da Educação em Ciências e do Gabinete de Apoio ao Aluno na Educação Sexual : uma investigação centrada no ensino secundário37.031:392.6392.6:37.031Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)Em Portugal, existe uma pluralidade de espaços curriculares para a organização da educação sexual (ES) em meio escolar. Porque se trata de uma área de formação pessoal e social, a sua implementação exige a adopção de um currículo aberto e flexível com participação activa dos alunos. Espaços curriculares como a Biologia, Área de Projecto e Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA) são locais privilegiados para a ES. Este estudo investigou o papel da educação em Ciências e do GAA na ES dos jovens do Ensino Secundário. Neste sentido, pretendeu-se atingir os seguintes objectivos: (1) caracterizar as concepções de professores do GAA e professores e alunos de Biologia, do Ensino Secundário, sobre o papel da disciplina de Biologia e do GAA na ES dos jovens; (2) descrever a forma como concebem o GAA como estruturas de suporte na ES; (3) caracterizar as práticas do GAA e da Biologia, do Ensino Secundário, na ES dos alunos; (4) descrever as relações de cooperação, a nível da ES, entre os professores de Biologia e o GAA. Para se atingir esses objectivos recorreu-se a uma metodologia qualitativa, exploratória e descritiva, em que a recolha dos dados foi feita através de entrevistas semi-estruturadas a professores responsáveis pelo GAA (n=6) e professores (n=6) e alunos de Biologia do 12º ano (n=12). A maior parte dos entrevistados atribuiu à Biologia e ao GAA um papel importante na ES no Ensino Secundário, que entenderam como uma área transversal e interdisciplinar onde se ajudam os jovens a construir projectos de vida saudáveis. Na sua perspectiva, o programa de Biologia permite o conhecimento da dimensão biológica da sexualidade, daí a importância da sua articulação com o GAA. O GAA foi considerado como uma estrutura de suporte à ES, porque além de colaborar nos projectos de ES deverá ser um serviço social, onde o professor age como conselheiro e encaminha o aluno para outras instituições. De acordo com a maior parte dos entrevistados, as práticas de ES nos GAA são dinamizadas por uma equipa interdisciplinar não disponível durante todo o período escolar, num espaço que não é exclusivo para o GAA e com poucos recursos didácticos. Os objectivos principais descritos para as práticas realizadas foram o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos alunos. A maioria dos entrevistados assumiu que na disciplina de Biologia não trabalhou as dimensões afectivo-sócio-culturais previstas nas competências transversais do referido programa e identificou como conteúdos trabalhados relacionados com a sexualidade apenas a unidade ‘Reprodução e Manipulação da Fertilidade’, e só uma minoria de professores explorou temas relacionados com a sexualidade não previstos no programa. Para a maioria da amostra em estudo, a articulação feita entre a Biologia e o GAA é muito reduzida e esporádica. Estes resultados têm implicações a nível da formação de professores, da articulação entre as áreas curriculares disciplinares e o GAA e da (re) estruturação dos GAA em função dos normativos legais.In Portugal, there is a plurality of spaces for organizing the curriculum of sexual education (SE) in schools. As it is an area of personal and social education, its implementation requires the adoption of an open and flexible curriculum with active student participation. Curricular areas such as Biology, the Project Area and the Student Support Office (SSO) are privileged areas for SE. This study investigated the role of Science education and the SSO in the SE of youths in Secondary Schools. In this sense, it was intended to achieve the following objectives: (1) to characterize the conceptions of teachers of the SSO and teachers and students of Biology from secondary schools regarding its role and the SSO in the SE of youths; (2) to describe how they conceive the SSO as a structure to support SE; (3) to characterize the practices in the SSO and in Biology classes of secondary schools regarding student SE; (4) to describe the relationships of cooperation at the level of SE among the Biology teachers and the SSO. In order to reach these objectives, a qualitative, exploratory and descriptive methodology was used, and data collection was done through semi-structured interviews applied to teachers responsible for the SSO (n = 6) and teachers (n = 6) and students of Biology of the 12th grade (n = 12). Most of the respondents attributed an important role to SE in secondary school to Biology and the SSO, and understood SE as an interdisciplinary and cross-sectional area which help youths to build a healthy living project. In their perspective, the Biology program allows for the acquisition of the biological understanding of sexuality, hence the importance of its relationship with the SSO. The SSO was seen as a support structure to SE, because it was seen as collaborating in the projects of SE and as a social service, where the teacher acts as a coach and, when necessary, guides students to other institutions. According to most interviewees, the practices of SE in the SSO are stimulated by an interdisciplinary team that is not available throughout the school term, and function in a space that is not only in the SSO but also with few didactic resources. The main objectives described for the practices in the SSO were the development of students’ personal and social competencies. Most of the respondents assumed that in Biology, the affective-socio-cultural dimensions previewed in the transversal competencies of the national program were not worked on, and identified as contents related to sexuality only in the unit, 'Manipulation of Reproduction and Fertility' and only a minority of teachers explored issues related to sexuality not previewed in the national program. For the majority, the link between Biology and the SSO is very low and sporadic. These results have implications for teacher training, the links between the disciplinary curricular areas and the SSO, and the (re) structuring of the SSO in light of the legal norms.Vilaça, TeresaUniversidade do MinhoGonçalves, Cândida Maria Machado20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:30.520849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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