O papel da escola e da educação em ciências na educação sexual dos adolescentes : concepções de professores de ciências da natureza-naturais e de encarregados de educação da Escola EB 2 e 3 de Cabeceiras de Basto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caridade, Maria do Céu Mateus
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10395
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências)
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spelling O papel da escola e da educação em ciências na educação sexual dos adolescentes : concepções de professores de ciências da natureza-naturais e de encarregados de educação da Escola EB 2 e 3 de Cabeceiras de Basto37.031:392.6392.6:37.031Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências)Actualmente, a educação sexual dos jovens assume uma grande relevância na comunidade escolar. Apesar da variedade de actores que nela participam, os professores de Ciências são tradicionalmente as pessoas chave na sua implementação. A actual legislação realça as parcerias entre a escola e outros actores sociais, tais como a família, os centros de saúde e as organizações não governamentais. Há, também, diferentes pontos de vista relativamente a quem é responsável pela educação sexual e sobre como deverá ser desenvolvida a sua abordagem pedagógica. Como consequência, o objectivo desta investigação é compreender como é que os professores de Ciências e os encarregados de educação se posicionam face ao papel que a escola, em geral, e a Educação em Ciências, em particular, devem assumir na educação sexual nos 2º e 3º ciclos do ensino básico. Este estudo, de natureza qualitativa, envolve todos os professores de Ciências da escola em causa (n=12) e uma amostra propositada de encarregados de educação (n=12), distribuídos equitativamente pelos dois níveis de ensino. Os dados recolhidos através de uma entrevista semi-directiva, evidenciam uma concordância entre as concepções dos professores e dos encarregados de educação sobre a educação sexual. Assim, os entrevistados revelam uma atitude positiva face a projectos de educação sexual compreensivos na comunidade escolar; estabelecem objectivos principalmente relacionados com o conhecimento cognitivo em detrimento dos relacionados com as atitudes e valores; identificam temas e problemas, maioritariamente do domínio biológico; defendem estratégias activas e parcerias, essencialmente com o centro de saúde; e consideram que a abordagem pedagógica da educação sexual nesta escola deve ser semelhante à realizada nas outras escolas. Finalmente, reconhecem o papel chave da Educação em Ciências na educação sexual, embora a conceptualizem como uma área de natureza transversal. Os resultados deste estudo sugerem entre outros aspectos, a necessidade de promover a formação de professores de Ciências em educação sexual orientada para o desenvolvimento de atitudes e valores, bem como, uma melhor articulação entre as diferentes áreas curriculares e a parceria entre pais e professores.Nowadays, the sex education of youths assumes a great relevance in the school community. Besides the great variety of participating actors, Science teachers are by tradition, considered the key-persons in its development. The current legislation enhances the partnerships between the school and other social actors, such as the family, health centres and non-governmental associations. There are also different points of view concerning those who are responsible for sex education and the manner in which its pedagogical approach should be developed. Therefore, the objective of this research is to understand how science teachers and parents face the role which the school, in general, and Science Education, in particular, should assume in sex education in lower secondary schools (5th to 9th grades). This is a qualitative study involving all the science teachers from lower secondary school (5th to 9th grades) of Cabeceiras de Basto, Portugal (n=12) and a purposeful sample of 12 parents (n=12), distributed equally by the two levels (5th to 6th years and 7th to 9th years). Data which were collected through a semi-structured interview, reveal that the conceptions of teachers and parents regarding sex education are similar. The interviewees show a positive attitude in relationship to comprehensive sex education projects in these school contexts; establish objectives principally related to cognitive knowledge in spite of those related to attitudes and values; identify themes and problems essentially in the biological domain and defend active strategies and partnerships principally with the health centre; and consider that the pedagogical approach to sex education in this school must be similar to that of other schools. Finally, they recognize the key role of Science education in sex education, although considering the transversal nature of this area. Among other aspects, the results of this study suggest the necessity to promote the sex education training of Science teachers, oriented to the development of attitudes and values, as well as the improvement of the articulation between the different curricular areas and the communication and partnerships between parents and teachers.Vilaça, TeresaUniversidade do MinhoCaridade, Maria do Céu Mateus2009-02-062009-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10395porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:30.926718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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