A influência da avaliação no desempenho docente do educador de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marreiros, Carla Sofia Beatriz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6827
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Supervisão em Educação
id RCAP_fae19c40f0772324d1ebe78e6e2df9ac
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6827
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da avaliação no desempenho docente do educador de infânciaAvaliação de desempenho docenteAvaliaçãoReflexãoSentimentosAspetos positivos e negativos da ADDTeacher performance evaluationEvaluationReflection, feelingsPositive and negative aspects of ADDDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Supervisão em EducaçãoEste estudo procura compreender a influência da avaliação docente no desempenho e desenvolvimento profissional do educador de infância. O estudo foi desenvolvido com base em aulas de educadoras observadas pelas diretoras. A supervisão de aulas e avaliação dos educadores começou a ser implementada desde o ano letivo 2013/2014. Os objetivos específicos do estudo são: conhecer as perceções do Educador de Infância e diretores sobre a Avaliação de Desempenho Docente; compreender a influência da Avaliação de Desempenho Docente na planificação e intervenção educativa do Educador de Infância; identificar eventuais mudanças na prática profissional decorrente da Avaliação de Desempenho Docente e identificar os sentimentos do Educador de Infância relativos à Avaliação do Desempenho Docente. A metodologia usada para realizar o estudo é de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos através da realização de entrevistas semiestruturadas a 12 educadoras de infância a exercer funções na valência de pré escolar e 3 a diretoras pedagógicas. A análise dos dados seguiu os procedimentos da análise de conteúdo. Os resultados mostram que, para a maioria das educadoras a avaliação do desempenho docente é algo bastante desconfortável, deixando-as pouco à vontade, enquanto que para as diretoras é algo que faz parte das suas funções e que não veem como algo que intimide, mas sim uma ajuda e apoio às educadoras de infância É importante para o educador avaliado que perceba o porquê do supervisor, neste caso, a diretora lhe ter sido atribuída aquela nota, que valor é dado a cada parâmetro no qual é avaliado. No geral, os educadores de infância concluem que a avaliação de desempenho docente para além de não contribuir para o seu desenvolvimento profissional não tem também qualquer impacto direto na sua carreira.ABSTRACT This study seeks to understand the influence of teacher evaluation on the performance and professional development of the childhood educator. The study was developed based on classes of educators observed by the principals. Supervision of classes and evaluation of educators began to be implemented since the school year 2013/2014. The specific objectives of the study are: to know the perceptions of the Childhood Educator and directors on the Evaluation of Teaching Performance; To understand the influence of the Teacher Performance Evaluation in the educational planning and intervention of the Childhood Educator; To identify possible changes in the professional practice resulting from the Teacher Performance Evaluation and to identify the feelings of the Educator of Childhood related to the Evaluation of the Teaching Performance. The methodology used to carry out the study is qualitative in nature. Data were collected through semi-structured interviews with 12 pre-school educators to perform pre-school valence functions and 3 to pedagogical directors. The analysis of the data followed the procedures of content analysis. The results show that for most educators the evaluation of teacher performance is very uncomfortable, leaving them uncomfortable, whereas for the teachers it is something that is part of their functions and that they do not see as something that intimidates, but Yes an aid and support to the educators of childhood It is important for the educator evaluated that he / she understands why the supervisor, in this case, the director has been assigned that note, what value is given to each parameter in which it is evaluated. Overall, early childhood educators conclude that evaluating teacher performance in addition to not contributing to their professional development also has no direct impact on their career.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaLino, DalilaRCIPLMarreiros, Carla Sofia Beatriz2017-02-20T11:59:58Z2016-12-162016-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6827TID:201609177porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:02Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:54.198765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da avaliação no desempenho docente do educador de infância
title A influência da avaliação no desempenho docente do educador de infância
spellingShingle A influência da avaliação no desempenho docente do educador de infância
Marreiros, Carla Sofia Beatriz
Avaliação de desempenho docente
Avaliação
Reflexão
Sentimentos
Aspetos positivos e negativos da ADD
Teacher performance evaluation
Evaluation
Reflection, feelings
Positive and negative aspects of ADD
title_short A influência da avaliação no desempenho docente do educador de infância
title_full A influência da avaliação no desempenho docente do educador de infância
title_fullStr A influência da avaliação no desempenho docente do educador de infância
title_full_unstemmed A influência da avaliação no desempenho docente do educador de infância
title_sort A influência da avaliação no desempenho docente do educador de infância
author Marreiros, Carla Sofia Beatriz
author_facet Marreiros, Carla Sofia Beatriz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Marreiros, Carla Sofia Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de desempenho docente
Avaliação
Reflexão
Sentimentos
Aspetos positivos e negativos da ADD
Teacher performance evaluation
Evaluation
Reflection, feelings
Positive and negative aspects of ADD
topic Avaliação de desempenho docente
Avaliação
Reflexão
Sentimentos
Aspetos positivos e negativos da ADD
Teacher performance evaluation
Evaluation
Reflection, feelings
Positive and negative aspects of ADD
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Supervisão em Educação
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
2016-12-16T00:00:00Z
2017-02-20T11:59:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6827
TID:201609177
url http://hdl.handle.net/10400.21/6827
identifier_str_mv TID:201609177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133418137583616