Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Sofia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Tenreiro-Vieira, Celina, Cabrita, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9418
Resumo: Investigação em Didática das ciências e orientações curriculares recomendam a criação de oportunidades educativas de conexões entre áreas disciplinares e a promoção do desenvolvimento de capacidades que contribuam para a tomada de decisões esclarecidas e posições sobre questões e problemas em diversos contextos quotidianos. No âmbito de um projeto de investigação em Didática, procura-se contribuir para tal, através da conceção, da produção e da implementação de situações problemáticas de exploração matemática de módulos de um espaço de educação não formal vocacionado para Ciências. Estas situações enfatizam conexões entre Ciências Físicas e/ou Naturais e Matemática e o desenvolvimento da resolução de problemas e da comunicação (em) matemática. Nesta comunicação, apresentam-se situações implementadas com alunos e suas reações para validação das mesmas.
id RCAP_fae6b126f6e430aa572ad138d46812c2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/9418
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicaçãoInvestigação em Didática das ciências e orientações curriculares recomendam a criação de oportunidades educativas de conexões entre áreas disciplinares e a promoção do desenvolvimento de capacidades que contribuam para a tomada de decisões esclarecidas e posições sobre questões e problemas em diversos contextos quotidianos. No âmbito de um projeto de investigação em Didática, procura-se contribuir para tal, através da conceção, da produção e da implementação de situações problemáticas de exploração matemática de módulos de um espaço de educação não formal vocacionado para Ciências. Estas situações enfatizam conexões entre Ciências Físicas e/ou Naturais e Matemática e o desenvolvimento da resolução de problemas e da comunicação (em) matemática. Nesta comunicação, apresentam-se situações implementadas com alunos e suas reações para validação das mesmas.Universitat Autónoma de Barcelona, Instituto de Ciencias de la Educación2012-12-12T17:37:49Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9418por0212-4521Nogueira, SofiaTenreiro-Vieira, CelinaCabrita, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:01Zoai:ria.ua.pt:10773/9418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:14.663616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicação
title Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicação
spellingShingle Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicação
Nogueira, Sofia
title_short Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicação
title_full Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicação
title_fullStr Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicação
title_full_unstemmed Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicação
title_sort Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicação
author Nogueira, Sofia
author_facet Nogueira, Sofia
Tenreiro-Vieira, Celina
Cabrita, Isabel
author_role author
author2 Tenreiro-Vieira, Celina
Cabrita, Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Sofia
Tenreiro-Vieira, Celina
Cabrita, Isabel
description Investigação em Didática das ciências e orientações curriculares recomendam a criação de oportunidades educativas de conexões entre áreas disciplinares e a promoção do desenvolvimento de capacidades que contribuam para a tomada de decisões esclarecidas e posições sobre questões e problemas em diversos contextos quotidianos. No âmbito de um projeto de investigação em Didática, procura-se contribuir para tal, através da conceção, da produção e da implementação de situações problemáticas de exploração matemática de módulos de um espaço de educação não formal vocacionado para Ciências. Estas situações enfatizam conexões entre Ciências Físicas e/ou Naturais e Matemática e o desenvolvimento da resolução de problemas e da comunicação (em) matemática. Nesta comunicação, apresentam-se situações implementadas com alunos e suas reações para validação das mesmas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2012-12-12T17:37:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/9418
url http://hdl.handle.net/10773/9418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0212-4521
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universitat Autónoma de Barcelona, Instituto de Ciencias de la Educación
publisher.none.fl_str_mv Universitat Autónoma de Barcelona, Instituto de Ciencias de la Educación
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137514586374144