Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9418 |
Resumo: | Investigação em Didática das ciências e orientações curriculares recomendam a criação de oportunidades educativas de conexões entre áreas disciplinares e a promoção do desenvolvimento de capacidades que contribuam para a tomada de decisões esclarecidas e posições sobre questões e problemas em diversos contextos quotidianos. No âmbito de um projeto de investigação em Didática, procura-se contribuir para tal, através da conceção, da produção e da implementação de situações problemáticas de exploração matemática de módulos de um espaço de educação não formal vocacionado para Ciências. Estas situações enfatizam conexões entre Ciências Físicas e/ou Naturais e Matemática e o desenvolvimento da resolução de problemas e da comunicação (em) matemática. Nesta comunicação, apresentam-se situações implementadas com alunos e suas reações para validação das mesmas. |
id |
RCAP_fae6b126f6e430aa572ad138d46812c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/9418 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicaçãoInvestigação em Didática das ciências e orientações curriculares recomendam a criação de oportunidades educativas de conexões entre áreas disciplinares e a promoção do desenvolvimento de capacidades que contribuam para a tomada de decisões esclarecidas e posições sobre questões e problemas em diversos contextos quotidianos. No âmbito de um projeto de investigação em Didática, procura-se contribuir para tal, através da conceção, da produção e da implementação de situações problemáticas de exploração matemática de módulos de um espaço de educação não formal vocacionado para Ciências. Estas situações enfatizam conexões entre Ciências Físicas e/ou Naturais e Matemática e o desenvolvimento da resolução de problemas e da comunicação (em) matemática. Nesta comunicação, apresentam-se situações implementadas com alunos e suas reações para validação das mesmas.Universitat Autónoma de Barcelona, Instituto de Ciencias de la Educación2012-12-12T17:37:49Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9418por0212-4521Nogueira, SofiaTenreiro-Vieira, CelinaCabrita, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:01Zoai:ria.ua.pt:10773/9418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:14.663616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicação |
title |
Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicação |
spellingShingle |
Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicação Nogueira, Sofia |
title_short |
Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicação |
title_full |
Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicação |
title_fullStr |
Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicação |
title_full_unstemmed |
Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicação |
title_sort |
Proposta didáctica no jardim da ciência e na sala de aula: conexões entre ciências e matemática através da resolução de problemas e da comunicação |
author |
Nogueira, Sofia |
author_facet |
Nogueira, Sofia Tenreiro-Vieira, Celina Cabrita, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Tenreiro-Vieira, Celina Cabrita, Isabel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Sofia Tenreiro-Vieira, Celina Cabrita, Isabel |
description |
Investigação em Didática das ciências e orientações curriculares recomendam a criação de oportunidades educativas de conexões entre áreas disciplinares e a promoção do desenvolvimento de capacidades que contribuam para a tomada de decisões esclarecidas e posições sobre questões e problemas em diversos contextos quotidianos. No âmbito de um projeto de investigação em Didática, procura-se contribuir para tal, através da conceção, da produção e da implementação de situações problemáticas de exploração matemática de módulos de um espaço de educação não formal vocacionado para Ciências. Estas situações enfatizam conexões entre Ciências Físicas e/ou Naturais e Matemática e o desenvolvimento da resolução de problemas e da comunicação (em) matemática. Nesta comunicação, apresentam-se situações implementadas com alunos e suas reações para validação das mesmas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2012-12-12T17:37:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/9418 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/9418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0212-4521 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universitat Autónoma de Barcelona, Instituto de Ciencias de la Educación |
publisher.none.fl_str_mv |
Universitat Autónoma de Barcelona, Instituto de Ciencias de la Educación |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137514586374144 |