O Papel dos Simuladores Virtuais Interativos na Educação Médica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11428 |
Resumo: | Introdução: A avaliação assume um papel fundamental na educação médica. Em Portugal, o principal método de avaliação consiste na utilização de perguntas de escolha múltipla (MCQ, Multiple-Choice Question). A utilização de pacientes virtuais interativos (VIP, Virtual Interative Pacient) como método de avaliação pode estar indicado para o desenvolvimento de raciocínio clínico nos estudantes de medicina dos anos clínicos. Objetivo: Este estudo comparou a utilização de MCQ e VIP como métodos de avaliação em estudantes de medicina dos anos clínicos e a sua satisfação com estes mesmos métodos. Métodos: Realizou-se um estudo randomizado cruzado, onde 35 estudantes de medicina portugueses dos anos clínicos foram avaliados por MCQ e VIP em 4 especialidades médicas. Em cada especialidade médica, os estudantes foram randomizados em 2 grupos. Um grupo foi avaliado por MCQ, seguido por VIP e o outro por VIP seguido por MCQ. Após cada sessão de avaliação, cada participante preencheu voluntariamente um questionário de satisfação. Resultados: A média da pontuação final foi superior com o método de VIP comparativamente com o método de MCQ (VIP: 73,34±10,80 vs. MCQ: 67,40±8,96, p<0,01), com diferenças estatisticamente significativas superiores na história clínica e exame físico com o método de VIP. O questionário de satisfação demonstrou que ambos os métodos de avaliação são adequados e satisfatórios, mas o método de VIP demonstrou melhorar o conhecimento e uma melhor aproximação à realidade clínica. Conclusão: A utilização de VIP como método de avaliação sugere ser um método mais preciso para o desenvolvimento de raciocínio clínico, aceite pelos estudantes de medicina e deve ser integrado no currículo de formação médica prégraduada com outros métodos já utilizados nas escolas médicas. A pandemia por COVID19 permitiu a transformação digital da educação médica e a utilização de VIP terá um papel crucial como método para a aquisição de conhecimento e avaliação. |
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O Papel dos Simuladores Virtuais Interativos na Educação MédicaExplorando a sua integração como método de avaliação nos anos clínicosAvaliaçãoEducaçãomédicaEstudante-MedicinaPaciente-Virtual-InterativoSimulaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::MedicinaIntrodução: A avaliação assume um papel fundamental na educação médica. Em Portugal, o principal método de avaliação consiste na utilização de perguntas de escolha múltipla (MCQ, Multiple-Choice Question). A utilização de pacientes virtuais interativos (VIP, Virtual Interative Pacient) como método de avaliação pode estar indicado para o desenvolvimento de raciocínio clínico nos estudantes de medicina dos anos clínicos. Objetivo: Este estudo comparou a utilização de MCQ e VIP como métodos de avaliação em estudantes de medicina dos anos clínicos e a sua satisfação com estes mesmos métodos. Métodos: Realizou-se um estudo randomizado cruzado, onde 35 estudantes de medicina portugueses dos anos clínicos foram avaliados por MCQ e VIP em 4 especialidades médicas. Em cada especialidade médica, os estudantes foram randomizados em 2 grupos. Um grupo foi avaliado por MCQ, seguido por VIP e o outro por VIP seguido por MCQ. Após cada sessão de avaliação, cada participante preencheu voluntariamente um questionário de satisfação. Resultados: A média da pontuação final foi superior com o método de VIP comparativamente com o método de MCQ (VIP: 73,34±10,80 vs. MCQ: 67,40±8,96, p<0,01), com diferenças estatisticamente significativas superiores na história clínica e exame físico com o método de VIP. O questionário de satisfação demonstrou que ambos os métodos de avaliação são adequados e satisfatórios, mas o método de VIP demonstrou melhorar o conhecimento e uma melhor aproximação à realidade clínica. Conclusão: A utilização de VIP como método de avaliação sugere ser um método mais preciso para o desenvolvimento de raciocínio clínico, aceite pelos estudantes de medicina e deve ser integrado no currículo de formação médica prégraduada com outros métodos já utilizados nas escolas médicas. A pandemia por COVID19 permitiu a transformação digital da educação médica e a utilização de VIP terá um papel crucial como método para a aquisição de conhecimento e avaliação.Introduction: Assessment takes a fundamental role in medical education. In Portugal, the main assessment method used is the use of multiple-choice questions (MCQ). The use of virtual interactive patients (VIP) as an assessment method can be indicated for development of clinical reasoning for medical students of clinical years. Objective: This study compared the use of MCQ and VIP as assessment methodologies in medical students from clinical years and their satisfaction with these methodologies. Methods: A randomized crossover study was carried out, which 35 Portuguese medical students from clinical year were evaluated by MCQ and VIP in 4 medical specialties. In each specialty, students were randomized into 2 groups. One group started been evaluated by MCQ and finished with VIP, the other group vice-versa. After each evaluation, we ask to students to complete a satisfaction quiz. Results: The mean of final score was higher with the VIP than MCQ method (VIP: 73,34±10,80 vs. MCQ:67.40±8.96, p<0.01), with higher significant level in clinical history and physical examination in VIP method. The satisfaction quiz showed, although both assessment methods are adequate and satisfactory, VIP method allows to improve knowledge and a better approximation to the clinical reality. Conclusion: VIP is more accurate for development of clinical reasoning, accepted by medical students and should be integrated into the pre-graduate medical curriculum with other methods already used. The COVID-19 pandemic allowed a digital transformation of medical education and VIP will play a crucial role as a knowledge and assessment method.Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deGuimarães, Bruno Tiago dos SantosuBibliorumAbreu, Jaime Miguel Correia2021-05-122021-04-132024-04-12T00:00:00Z2021-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11428TID:202789349porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:53:53Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:13.512185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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