Fatores de sucesso e insucesso na venda: análise da gestão de vendas de uma empresa do setor do lazer
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/5122 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ciências Empresariais Ramo de Gestão de Pequenas e Médias Empresas |
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Fatores de sucesso e insucesso na venda: análise da gestão de vendas de uma empresa do setor do lazerFatores de sucessoFatores de insucessoGestão comercialRelação cliente-comercialForça de vendasProcesso de vendaSuccess factorsFailure factorsSales managementCustomer-salesperson relationshipSales forceSales processDissertação de Mestrado em Ciências Empresariais Ramo de Gestão de Pequenas e Médias EmpresasA ambição do presente projeto é compreender quais os fatores que contribuem e/ou determinam o sucesso ou insucesso numa venda, especificamente no setor do lazer. Partindo desta premissa, foi efetuado um estudo de caso à gestão de vendas de uma empresa líder numa das áreas do sector. Através das informações apreendidas nas entrevistas exploratórias, questionário e na análise da performance da força de vendas, foi possível definir áreas de hipótese relativas aos fatores de sucesso e insucesso numa venda. Para compreender a relevância e significância destas áreas de hipótese, foi analisado o processo de venda da empresa e a técnica de venda usada pela força de vendas. Foi ainda analisado o estudo de mercado realizado aos clientes e prospetos da empresa. Compreender as constantes evoluções da natureza da relação cliente-comercial, representa a validação do pressuposto transformacional e de mutação comportamental do consumidor atual. Como tal, compete à gestão comercial repensar e redefinir estratégias que permitam o sucesso do negócio e a perenidade da empresa. A análise efetuada ao estudo de caso permitiu identificar algumas falhas, deficiências e áreas que potencialmente poderão ser desenvolvidas nos campos de atuação da empresa. Nesta base, foram detetadas oportunidades, identificadas propostas e sugeridas ações a desenvolver nesses âmbitos.The ambition of this project is to understand which factors contribute and / or determine the success or failure of a sale, specifically in the leisure sector. Starting from this state, a case study was conducted to the sales management of a leading company in one of the sector’s areas. Through the information acknowledged in the exploratory interviews, questionnaire and analysis of the sales force performance, it was possible to define areas of hypothesis concerning the factors of success and failure in a sale. To understand the relevance and significance of these hypothesis areas, the process of selling used by the company and the selling technique used by the sales force were analyzed. It was also analyzed the market survey focussed in the customers and prospects of the company. Understanding the nature of the constant evolution of salesperson-client relationship is the validation of the assumption of the transformation and the changing of the consumer behaviour nowadays. It is a task for the sales management to rethink and redefine strategies for business success and sustainability of the company. This analysis allowed identifying some flaws, weaknesses and areas that could potentially be developed by the company. On this basis, we detected opportunities, identified proposals and suggested plans to develop in those areas.Escola Superior de Ciências EmpresariaisSilveira, Paulo DuarteRepositório ComumBacalhau, Silvia Sofia Pinheiro2013-12-20T18:35:47Z2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5122porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:05Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5122Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:13.268060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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