Relatór̤io de estágio pedagóg̤ico : Escola Secundária c/3º Ciclo do Fundão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3312 |
Resumo: | Capítulo 1. - Estágio Pedagógico O Relatório de Estágio apresenta-se como o local de relato e análise de todo o trabalho desenvolvido em contexto escolar ao longo do ano letivo 2011/2012, que correspondeu ao Estágio Pedagógico, inserindo-se no segundo ano do ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O meu estágio desenrolou-se na Escola Secundária c/3º Ciclo EB Fundão, na qual tive como orientador o professor António Belo e relativamente à Universidade da Beira Interior, mais concretamente ao Departamento Ciências do Desporto, o Professor Doutor Júlio Martins, teve o cargo de orientador dos alunos estagiários. O estágio pedagógico, sintetizando, tem como objetivo principal, a certificação de habilitações para o estagiário ganhar instrumentos através da vivência de experiências práticas, que lhe permitam exercer qualquer função na vastíssima área onde se insere o Professor de Educação Física. Neste ano letivo, eu enquanto estagiário, exerci a função de professor de Educação Física de uma turma do ensino básico e duas do secundário. Tive a meu cargo o desporto escolar de Futsal, a natação como apoio ao aluno com necessidades educativas especias e colaborei com diretoras das três turmas. Em todas estas vertentes, organizámo-nos de modo rotativo entre os estagiários, para todos vivenciarem as mesmas situações. Terminando o ano e o estágio pedagógico, tenho uma noção mais clarificada das funções de professor, pois este possibilitou-me adquirir competências únicas, que me motivaram muito para a profissão de docente de Educação Física, na esperança que em breve esse sonho se concretize. Capítulo 2. – Seminário II O objetivo desta investigação consiste em verificar se existem diferenças motivacionais entre os alunos dos dois tipos de ensino (Regular e Profissional) para a aula de Educação Física, e se estas incidem em motivos instrínsecos ou extrínsecos. É uma pesquisa que se carateriza como descritiva, com uma amostra de 128 alunos, entre os 15 e 20 anos, sendo 64 alunos de cada Ensino. O instrumento de recolha de dados foi o questionário de Kobal (1996), que identifica em 32 itens, inseridos em 3 questões fundamentais, a motivação ao nível de fatores intrínsecos e extrínsecos. Na análise e tratamento dos dados, utilizou-se o SPSS (Versão16) e aplicou-se o T-Test, para a obtenção das médias e desvio padrões face às variáveis independentes. De acordo com os resultados obtidos, afirmamos que os dois tipos de ensino se motivam principalmente por motivos intrínsecos, e relativamente às diferenças entre ambos, o ensino regular está mais motivado que o profissional em ambas as vertentes motivacionais. |
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Relatór̤io de estágio pedagóg̤ico : Escola Secundária c/3º Ciclo do FundãoEducação física - Estágio pedagógicoPrática desportiva - Ensino SecundárioPrática desportiva - Alunos com necessidades educativas especiaisCapítulo 1. - Estágio Pedagógico O Relatório de Estágio apresenta-se como o local de relato e análise de todo o trabalho desenvolvido em contexto escolar ao longo do ano letivo 2011/2012, que correspondeu ao Estágio Pedagógico, inserindo-se no segundo ano do ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O meu estágio desenrolou-se na Escola Secundária c/3º Ciclo EB Fundão, na qual tive como orientador o professor António Belo e relativamente à Universidade da Beira Interior, mais concretamente ao Departamento Ciências do Desporto, o Professor Doutor Júlio Martins, teve o cargo de orientador dos alunos estagiários. O estágio pedagógico, sintetizando, tem como objetivo principal, a certificação de habilitações para o estagiário ganhar instrumentos através da vivência de experiências práticas, que lhe permitam exercer qualquer função na vastíssima área onde se insere o Professor de Educação Física. Neste ano letivo, eu enquanto estagiário, exerci a função de professor de Educação Física de uma turma do ensino básico e duas do secundário. Tive a meu cargo o desporto escolar de Futsal, a natação como apoio ao aluno com necessidades educativas especias e colaborei com diretoras das três turmas. Em todas estas vertentes, organizámo-nos de modo rotativo entre os estagiários, para todos vivenciarem as mesmas situações. Terminando o ano e o estágio pedagógico, tenho uma noção mais clarificada das funções de professor, pois este possibilitou-me adquirir competências únicas, que me motivaram muito para a profissão de docente de Educação Física, na esperança que em breve esse sonho se concretize. Capítulo 2. – Seminário II O objetivo desta investigação consiste em verificar se existem diferenças motivacionais entre os alunos dos dois tipos de ensino (Regular e Profissional) para a aula de Educação Física, e se estas incidem em motivos instrínsecos ou extrínsecos. É uma pesquisa que se carateriza como descritiva, com uma amostra de 128 alunos, entre os 15 e 20 anos, sendo 64 alunos de cada Ensino. O instrumento de recolha de dados foi o questionário de Kobal (1996), que identifica em 32 itens, inseridos em 3 questões fundamentais, a motivação ao nível de fatores intrínsecos e extrínsecos. Na análise e tratamento dos dados, utilizou-se o SPSS (Versão16) e aplicou-se o T-Test, para a obtenção das médias e desvio padrões face às variáveis independentes. De acordo com os resultados obtidos, afirmamos que os dois tipos de ensino se motivam principalmente por motivos intrínsecos, e relativamente às diferenças entre ambos, o ensino regular está mais motivado que o profissional em ambas as vertentes motivacionais.Chapter 1. - Pedagogic Internship The Internship Report presents itself as the place of description and analysis of the work developed in scholar context during 2011/2012 academic year, corresponding to Pedagogic Internship, inserted in the second year of study cycles, leading to Masters Degree in Teaching Physical Education in Basic and High School. My internship occurred at Escola Secundária c/3º Ciclo EB Fundão, having as advisor the professor António Belo. Relatively to University of Beira Interior, more precisely to the Department of Sport’s Science, the Professor responsible for advising internship students was Doutor Júlio Martins. Synthesizing, Pedagogic Internship has as principal aim the certification of skills to the intern improve knowledge through living of practical experiences, which allow to exercise any function at the wide area where Physical Education Teacher is inserted. During this academic year, as an intern, I had exercised physical education teacher’s function of one basic school and two of high school classes. Futsal scholar sport and swimming as support to the student with special educational needs were at my responsibility and I also cooperated with directors of the three classes. In all aspects, the interns had organized in a rotational way, so they all could experience the same situations. At the end of academic year and pedagogic internship, I have a more clarified idea of teacher´s functions, since this internship made possible for me to acquire unique competences, which had motivated me to the profession of physical education teacher, in the hope that soon this dream will come true. Chapter 2. – Seminary II The aim of this investigation consists in verify if there is any motivational differences between students of the two type of teaching (Regular and Professional) regarding to Physical Education class, and whether these differences are related on intrinsic or extrinsic reasons. This is a research, which characterizes itself as descriptive, with a sample of 128 students between 15 and 20 years old, being 64 students of each type of teaching. Kobal questionnaire (1996) was the data collection tool used in this study, which identifies, in 32 items, inserted in 3 fundamental questions, the motivation at intrinsic and extrinsic factors levels. For data analysis and treatment, it was used SPSS (Statistical Package for the Social Sciences, Version 16) and T-test was applied in way to obtain means and standard deviation against to independent variables. According to the obtained results, it is possible to affirm that the two types of teaching are motivated essentially by intrinsic reasons, and relatively to the differences between both, regular teaching is more motivated than the professional one in both motivational aspects.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumMatos, Rodrigo Silva da Costa2015-05-06T09:27:54Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3312porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:46.158315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Capítulo 1. - Estágio Pedagógico O Relatório de Estágio apresenta-se como o local de relato e análise de todo o trabalho desenvolvido em contexto escolar ao longo do ano letivo 2011/2012, que correspondeu ao Estágio Pedagógico, inserindo-se no segundo ano do ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O meu estágio desenrolou-se na Escola Secundária c/3º Ciclo EB Fundão, na qual tive como orientador o professor António Belo e relativamente à Universidade da Beira Interior, mais concretamente ao Departamento Ciências do Desporto, o Professor Doutor Júlio Martins, teve o cargo de orientador dos alunos estagiários. O estágio pedagógico, sintetizando, tem como objetivo principal, a certificação de habilitações para o estagiário ganhar instrumentos através da vivência de experiências práticas, que lhe permitam exercer qualquer função na vastíssima área onde se insere o Professor de Educação Física. Neste ano letivo, eu enquanto estagiário, exerci a função de professor de Educação Física de uma turma do ensino básico e duas do secundário. Tive a meu cargo o desporto escolar de Futsal, a natação como apoio ao aluno com necessidades educativas especias e colaborei com diretoras das três turmas. Em todas estas vertentes, organizámo-nos de modo rotativo entre os estagiários, para todos vivenciarem as mesmas situações. Terminando o ano e o estágio pedagógico, tenho uma noção mais clarificada das funções de professor, pois este possibilitou-me adquirir competências únicas, que me motivaram muito para a profissão de docente de Educação Física, na esperança que em breve esse sonho se concretize. Capítulo 2. – Seminário II O objetivo desta investigação consiste em verificar se existem diferenças motivacionais entre os alunos dos dois tipos de ensino (Regular e Profissional) para a aula de Educação Física, e se estas incidem em motivos instrínsecos ou extrínsecos. É uma pesquisa que se carateriza como descritiva, com uma amostra de 128 alunos, entre os 15 e 20 anos, sendo 64 alunos de cada Ensino. O instrumento de recolha de dados foi o questionário de Kobal (1996), que identifica em 32 itens, inseridos em 3 questões fundamentais, a motivação ao nível de fatores intrínsecos e extrínsecos. Na análise e tratamento dos dados, utilizou-se o SPSS (Versão16) e aplicou-se o T-Test, para a obtenção das médias e desvio padrões face às variáveis independentes. De acordo com os resultados obtidos, afirmamos que os dois tipos de ensino se motivam principalmente por motivos intrínsecos, e relativamente às diferenças entre ambos, o ensino regular está mais motivado que o profissional em ambas as vertentes motivacionais. |
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