As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagote
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17221 |
Resumo: | O presente projecto educativo tem como objectivo a concepção de uma ferramenta pedagógica a ser utilizada no início do estudo do fagote. Após recolha e selecção de canções tradicionalmente reconhecidas pelas crianças, sejam elas parte integrante do património musical nacional ou internacional, criou-se um livro com vinte peças. Esta colectânea encontra-se organizada por tessitura e complexidade, sendo que as tonalidades foram escolhidas com o intuito de proporcionar uma melhor aprendizagem de diversas dedilhações do fagote. De forma a encorajar e estimular o estudo deste instrumento, quer na sala de aula quer em casa, foram concebidos acompanhamentos de piano e um CD com play-along tornando este projecto ainda mais enriquecedor. |
id |
RCAP_fb33b694cdf7fef47fcf3724e3f6e859 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17221 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagoteEnsino de músicaFagote - EnsinoCanções para criançasO presente projecto educativo tem como objectivo a concepção de uma ferramenta pedagógica a ser utilizada no início do estudo do fagote. Após recolha e selecção de canções tradicionalmente reconhecidas pelas crianças, sejam elas parte integrante do património musical nacional ou internacional, criou-se um livro com vinte peças. Esta colectânea encontra-se organizada por tessitura e complexidade, sendo que as tonalidades foram escolhidas com o intuito de proporcionar uma melhor aprendizagem de diversas dedilhações do fagote. De forma a encorajar e estimular o estudo deste instrumento, quer na sala de aula quer em casa, foram concebidos acompanhamentos de piano e um CD com play-along tornando este projecto ainda mais enriquecedor.The aim of this educational project is the building of a pedagogical tool to be used in the beginning of the learning of the musical instrument bassoon. This book with twenty plays was created after a selection and a collection of songs in which children are traditionally familiar with, whether being from national or international heritage. This collection is organized according to tessitura and levels of complexity, and the objective of these musical tonalities’ choice is to provide a better learning system of the various bassoon struts. In order to encourage and to stimulate the learning of this instrument either in the classroom or at home, some piano accompaniments have been designed, as well as a play-along CD that is part of this book, which enriches this project.Universidade de Aveiro2017-04-07T13:33:32Z2016-10-27T00:00:00Z2016-10-272018-10-21T13:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17221porTorres, Cláudia Filipa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:57Zoai:ria.ua.pt:10773/17221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:26.130169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagote |
title |
As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagote |
spellingShingle |
As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagote Torres, Cláudia Filipa Pereira Ensino de música Fagote - Ensino Canções para crianças |
title_short |
As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagote |
title_full |
As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagote |
title_fullStr |
As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagote |
title_full_unstemmed |
As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagote |
title_sort |
As canções tradicionais como estratégia na aprendizagem do fagote |
author |
Torres, Cláudia Filipa Pereira |
author_facet |
Torres, Cláudia Filipa Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Cláudia Filipa Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de música Fagote - Ensino Canções para crianças |
topic |
Ensino de música Fagote - Ensino Canções para crianças |
description |
O presente projecto educativo tem como objectivo a concepção de uma ferramenta pedagógica a ser utilizada no início do estudo do fagote. Após recolha e selecção de canções tradicionalmente reconhecidas pelas crianças, sejam elas parte integrante do património musical nacional ou internacional, criou-se um livro com vinte peças. Esta colectânea encontra-se organizada por tessitura e complexidade, sendo que as tonalidades foram escolhidas com o intuito de proporcionar uma melhor aprendizagem de diversas dedilhações do fagote. De forma a encorajar e estimular o estudo deste instrumento, quer na sala de aula quer em casa, foram concebidos acompanhamentos de piano e um CD com play-along tornando este projecto ainda mais enriquecedor. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-27T00:00:00Z 2016-10-27 2017-04-07T13:33:32Z 2018-10-21T13:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17221 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137574511443968 |