O Conceito de Dieta Mediterrânica e a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas Portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça,Pedro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mateus,Maria Palma, Lima,Rui Matias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-72302013000400002
Resumo: Perante o aumento dos casos de pré-obesidade e de obesidade nas últimas décadas e consequente aumento dos casos de doença crónica associada, motivo de invalidez precoce ou de significativa redução de esperança de vida, a aquisição de estilos de vida saudável desde a infância assume, cada vez mais, uma relevância extrema. Neste contexto, as escolas podem desempenhar um papel determinante, a par das famílias. O conceito de Dieta Mediterrânica integra uma forma de comer adequada, quer ponto de vista nutricional como do ponto de vista da sua produção alimentar, que é de proximidade e sazonal, de sustentabilidade ambiental, social e de protecção dos valores culturais. A multidimensionalidade deste conceito torna-o particularmente interessante como ferramenta integradora da pedagogia e acção para a promoção de hábitos alimentares saudáveis ao nível escolar. A promoção de hábitos alimentares saudáveis nas escolas deve passar, entre outros aspectos, por uma política clara que englobe a ligação entre e com a comunidade local produtora de alimentos, a oferta alimentar em ambiente escolar, os currículos escolares, o apoio técnico a uma alimentação saudável, o ambiente escolar e a capacidade dos espaços escolares e dos seus técnicos para incentivarem a preparação e o consumo de alimentos e refeições saudáveis. O reconhecimento da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO no dia 4 de Dezembro de 2013, e a necessidade de Portugal o salvaguardar no futuro, é uma oportunidade para que este conceito possa agora ser integrado de forma sinergética nos vários modelos de desenvolvimento nacional e regional, a começar pelo sector decisivo da educação.
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