Otimização da localização do centro de gravidade para a poupança de combustível
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5096 |
Resumo: | O combustível tem-se revelado como o maior dos custos operacionais de uma Companhia Aérea. Atendendo a este facto, torna-se imperativo que sejam tomadas medidas que visem contrariar esta tendência. Nesta dissertação é feita uma abordagem não só a várias técnicas de redução de consumo já existentes mas também às esperadas nas gerações seguintes. O que se pretendeu avaliar foi o impacto de cada uma delas, ou da junção de muitas no consumo de combustível. Contudo a parte principal deste estudo recai sobre a otimização da posição do centro de gravidade recorrendo para o efeito à implementação de um modelo computacional cuja base assenta na utilização de funções de base radial multiquádrica. Verificou-se que o modelo criado é eficiente e fiável tendo em conta a minimalidade do erro que lhe está associado. Através da análise dos dados obtidos com o modelo proposto foi ainda possível averiguar que a variação da posição do centro de gravidade acarreta de igual modo uma variação significativa do consumo de combustível e que uma otimização deste parâmetro conduz a uma diminuição dos índices de arrasto e de tracção que deste modo se manifestarão numa conservação de combustível e ainda numa redução das emissões de poluentes para a atmosfera. |
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Otimização da localização do centro de gravidade para a poupança de combustívelCentro de GravidadeConsumo de CombustívelMultiquádricas.Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasO combustível tem-se revelado como o maior dos custos operacionais de uma Companhia Aérea. Atendendo a este facto, torna-se imperativo que sejam tomadas medidas que visem contrariar esta tendência. Nesta dissertação é feita uma abordagem não só a várias técnicas de redução de consumo já existentes mas também às esperadas nas gerações seguintes. O que se pretendeu avaliar foi o impacto de cada uma delas, ou da junção de muitas no consumo de combustível. Contudo a parte principal deste estudo recai sobre a otimização da posição do centro de gravidade recorrendo para o efeito à implementação de um modelo computacional cuja base assenta na utilização de funções de base radial multiquádrica. Verificou-se que o modelo criado é eficiente e fiável tendo em conta a minimalidade do erro que lhe está associado. Através da análise dos dados obtidos com o modelo proposto foi ainda possível averiguar que a variação da posição do centro de gravidade acarreta de igual modo uma variação significativa do consumo de combustível e que uma otimização deste parâmetro conduz a uma diminuição dos índices de arrasto e de tracção que deste modo se manifestarão numa conservação de combustível e ainda numa redução das emissões de poluentes para a atmosfera.Fuel has been considered the biggest airline operating cost. Therefore, it has become imperative that some measures have to be taken to counteract this trend. This thesis discusses the present and future fuel conservation techniques, evaluating their impact in the fuel consumption, both individually and combined. Nevertheless, the main focus of this study lies on the optimization of the center of gravity position through the implementation of a computational model which consists in the use of multiquadrics radial basis functions. The model created showed to be efficient and reliable, considering the associated error minimality. Through the analysis of the data obtained with the proposed model, it was also possible to verify that the alteration of center of gravity position leads to a significant variation of the fuel consumption. An optimization of this parameter leads to a decrease of drag rates and engine thrust resulting in a reduction on fuel consumption and emission of pollutants into the atmosphere.Bousson, KouamanauBibliorumTeixeira, Marta Alexandra Rodrigues2018-07-16T16:06:12Z2014-9-192014-10-022014-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5096TID:201326078porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:42:38Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:05.040679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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