Otimização da localização do centro de gravidade para a poupança de combustível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Marta Alexandra Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5096
Resumo: O combustível tem-se revelado como o maior dos custos operacionais de uma Companhia Aérea. Atendendo a este facto, torna-se imperativo que sejam tomadas medidas que visem contrariar esta tendência. Nesta dissertação é feita uma abordagem não só a várias técnicas de redução de consumo já existentes mas também às esperadas nas gerações seguintes. O que se pretendeu avaliar foi o impacto de cada uma delas, ou da junção de muitas no consumo de combustível. Contudo a parte principal deste estudo recai sobre a otimização da posição do centro de gravidade recorrendo para o efeito à implementação de um modelo computacional cuja base assenta na utilização de funções de base radial multiquádrica. Verificou-se que o modelo criado é eficiente e fiável tendo em conta a minimalidade do erro que lhe está associado. Através da análise dos dados obtidos com o modelo proposto foi ainda possível averiguar que a variação da posição do centro de gravidade acarreta de igual modo uma variação significativa do consumo de combustível e que uma otimização deste parâmetro conduz a uma diminuição dos índices de arrasto e de tracção que deste modo se manifestarão numa conservação de combustível e ainda numa redução das emissões de poluentes para a atmosfera.
id RCAP_fb48ead21e6c2378943d61387cc92657
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5096
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Otimização da localização do centro de gravidade para a poupança de combustívelCentro de GravidadeConsumo de CombustívelMultiquádricas.Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasO combustível tem-se revelado como o maior dos custos operacionais de uma Companhia Aérea. Atendendo a este facto, torna-se imperativo que sejam tomadas medidas que visem contrariar esta tendência. Nesta dissertação é feita uma abordagem não só a várias técnicas de redução de consumo já existentes mas também às esperadas nas gerações seguintes. O que se pretendeu avaliar foi o impacto de cada uma delas, ou da junção de muitas no consumo de combustível. Contudo a parte principal deste estudo recai sobre a otimização da posição do centro de gravidade recorrendo para o efeito à implementação de um modelo computacional cuja base assenta na utilização de funções de base radial multiquádrica. Verificou-se que o modelo criado é eficiente e fiável tendo em conta a minimalidade do erro que lhe está associado. Através da análise dos dados obtidos com o modelo proposto foi ainda possível averiguar que a variação da posição do centro de gravidade acarreta de igual modo uma variação significativa do consumo de combustível e que uma otimização deste parâmetro conduz a uma diminuição dos índices de arrasto e de tracção que deste modo se manifestarão numa conservação de combustível e ainda numa redução das emissões de poluentes para a atmosfera.Fuel has been considered the biggest airline operating cost. Therefore, it has become imperative that some measures have to be taken to counteract this trend. This thesis discusses the present and future fuel conservation techniques, evaluating their impact in the fuel consumption, both individually and combined. Nevertheless, the main focus of this study lies on the optimization of the center of gravity position through the implementation of a computational model which consists in the use of multiquadrics radial basis functions. The model created showed to be efficient and reliable, considering the associated error minimality. Through the analysis of the data obtained with the proposed model, it was also possible to verify that the alteration of center of gravity position leads to a significant variation of the fuel consumption. An optimization of this parameter leads to a decrease of drag rates and engine thrust resulting in a reduction on fuel consumption and emission of pollutants into the atmosphere.Bousson, KouamanauBibliorumTeixeira, Marta Alexandra Rodrigues2018-07-16T16:06:12Z2014-9-192014-10-022014-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5096TID:201326078porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:42:38Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:05.040679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Otimização da localização do centro de gravidade para a poupança de combustível
title Otimização da localização do centro de gravidade para a poupança de combustível
spellingShingle Otimização da localização do centro de gravidade para a poupança de combustível
Teixeira, Marta Alexandra Rodrigues
Centro de Gravidade
Consumo de Combustível
Multiquádricas.
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Otimização da localização do centro de gravidade para a poupança de combustível
title_full Otimização da localização do centro de gravidade para a poupança de combustível
title_fullStr Otimização da localização do centro de gravidade para a poupança de combustível
title_full_unstemmed Otimização da localização do centro de gravidade para a poupança de combustível
title_sort Otimização da localização do centro de gravidade para a poupança de combustível
author Teixeira, Marta Alexandra Rodrigues
author_facet Teixeira, Marta Alexandra Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bousson, Kouamana
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Marta Alexandra Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Centro de Gravidade
Consumo de Combustível
Multiquádricas.
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Centro de Gravidade
Consumo de Combustível
Multiquádricas.
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description O combustível tem-se revelado como o maior dos custos operacionais de uma Companhia Aérea. Atendendo a este facto, torna-se imperativo que sejam tomadas medidas que visem contrariar esta tendência. Nesta dissertação é feita uma abordagem não só a várias técnicas de redução de consumo já existentes mas também às esperadas nas gerações seguintes. O que se pretendeu avaliar foi o impacto de cada uma delas, ou da junção de muitas no consumo de combustível. Contudo a parte principal deste estudo recai sobre a otimização da posição do centro de gravidade recorrendo para o efeito à implementação de um modelo computacional cuja base assenta na utilização de funções de base radial multiquádrica. Verificou-se que o modelo criado é eficiente e fiável tendo em conta a minimalidade do erro que lhe está associado. Através da análise dos dados obtidos com o modelo proposto foi ainda possível averiguar que a variação da posição do centro de gravidade acarreta de igual modo uma variação significativa do consumo de combustível e que uma otimização deste parâmetro conduz a uma diminuição dos índices de arrasto e de tracção que deste modo se manifestarão numa conservação de combustível e ainda numa redução das emissões de poluentes para a atmosfera.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-9-19
2014-10-02
2014-10-02T00:00:00Z
2018-07-16T16:06:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5096
TID:201326078
url http://hdl.handle.net/10400.6/5096
identifier_str_mv TID:201326078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136357578178560