Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão, Bárbara
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Novo, Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/17847
Resumo: O Conceito de Si, ou Auto-Conceito, refere-se à imagem que cada um tem de si próprio, dos seus pensamentos, sentimentos e características da identidade de cada um (Novo, 2003a). Nas crianças, como nos adultos, o Conceito de Si confere subjectividade às vivências e influencia a forma como as pessoas se comportam e interpretam a realidade pessoal, interpessoal e social (Baumeister, 1997). Neste sentido, a avaliação do Conceito de Si tem particular importância na compreensão da criança. Em contexto clínico ou de investigação, as escalas de auto-avaliação são das técnicas mais utilizadas para avaliar o Conceito de Si (Butler & Gasson, 2005; Byrne, 1996), por serem técnicas simples e por proporcionarem dados descritivos diversos sobre a imagem que cada um constrói sobre si próprio. No entanto, tais escalas só são úteis quando a criança alcança um nível adequado de leitura e de compreensão verbal, bem como capacidades metacognitivas compatíveis com a auto-avaliação. A Tennessee Self-Concept Scale (Fitts & Warren, 1996) é uma escala de auto-avaliação, com itens simples e acessíveis, proposta para crianças entre os 7 e os 14 anos de idade. A partir dos dados de um estudo empírico com a versão portuguesa desta escala (Novo, 2003b) aplicada a uma amostra de 244 alunos do 3º e 4º anos do ensino básico da zona da Grande Lisboa, são analisados os indicadores de precisão e validade das medidas finais e consideradas as qualidades e limitações deste instrumento quando usado com a franja de idades mais jovem (entre os 8 e os 11 anos).
id RCAP_fb4dab48c0554c98edf1e1989ecd04bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/17847
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovensConceito de SiAvaliação do Conceito de Si em crianças jovensEscalas de auto-avaliaçãoTennessee Self-Concept Scale for ChildrenO Conceito de Si, ou Auto-Conceito, refere-se à imagem que cada um tem de si próprio, dos seus pensamentos, sentimentos e características da identidade de cada um (Novo, 2003a). Nas crianças, como nos adultos, o Conceito de Si confere subjectividade às vivências e influencia a forma como as pessoas se comportam e interpretam a realidade pessoal, interpessoal e social (Baumeister, 1997). Neste sentido, a avaliação do Conceito de Si tem particular importância na compreensão da criança. Em contexto clínico ou de investigação, as escalas de auto-avaliação são das técnicas mais utilizadas para avaliar o Conceito de Si (Butler & Gasson, 2005; Byrne, 1996), por serem técnicas simples e por proporcionarem dados descritivos diversos sobre a imagem que cada um constrói sobre si próprio. No entanto, tais escalas só são úteis quando a criança alcança um nível adequado de leitura e de compreensão verbal, bem como capacidades metacognitivas compatíveis com a auto-avaliação. A Tennessee Self-Concept Scale (Fitts & Warren, 1996) é uma escala de auto-avaliação, com itens simples e acessíveis, proposta para crianças entre os 7 e os 14 anos de idade. A partir dos dados de um estudo empírico com a versão portuguesa desta escala (Novo, 2003b) aplicada a uma amostra de 244 alunos do 3º e 4º anos do ensino básico da zona da Grande Lisboa, são analisados os indicadores de precisão e validade das medidas finais e consideradas as qualidades e limitações deste instrumento quando usado com a franja de idades mais jovem (entre os 8 e os 11 anos).INFADRepositório da Universidade de LisboaMourão, BárbaraNovo, Rosa2015-04-01T16:10:29Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17847porMourão, B. & Novo, R.F. (2008). Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens. INFAD Revista de Psicologia e International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1, 163-174.0214-9877info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:33.717472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens
title Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens
spellingShingle Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens
Mourão, Bárbara
Conceito de Si
Avaliação do Conceito de Si em crianças jovens
Escalas de auto-avaliação
Tennessee Self-Concept Scale for Children
title_short Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens
title_full Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens
title_fullStr Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens
title_full_unstemmed Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens
title_sort Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens
author Mourão, Bárbara
author_facet Mourão, Bárbara
Novo, Rosa
author_role author
author2 Novo, Rosa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão, Bárbara
Novo, Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Conceito de Si
Avaliação do Conceito de Si em crianças jovens
Escalas de auto-avaliação
Tennessee Self-Concept Scale for Children
topic Conceito de Si
Avaliação do Conceito de Si em crianças jovens
Escalas de auto-avaliação
Tennessee Self-Concept Scale for Children
description O Conceito de Si, ou Auto-Conceito, refere-se à imagem que cada um tem de si próprio, dos seus pensamentos, sentimentos e características da identidade de cada um (Novo, 2003a). Nas crianças, como nos adultos, o Conceito de Si confere subjectividade às vivências e influencia a forma como as pessoas se comportam e interpretam a realidade pessoal, interpessoal e social (Baumeister, 1997). Neste sentido, a avaliação do Conceito de Si tem particular importância na compreensão da criança. Em contexto clínico ou de investigação, as escalas de auto-avaliação são das técnicas mais utilizadas para avaliar o Conceito de Si (Butler & Gasson, 2005; Byrne, 1996), por serem técnicas simples e por proporcionarem dados descritivos diversos sobre a imagem que cada um constrói sobre si próprio. No entanto, tais escalas só são úteis quando a criança alcança um nível adequado de leitura e de compreensão verbal, bem como capacidades metacognitivas compatíveis com a auto-avaliação. A Tennessee Self-Concept Scale (Fitts & Warren, 1996) é uma escala de auto-avaliação, com itens simples e acessíveis, proposta para crianças entre os 7 e os 14 anos de idade. A partir dos dados de um estudo empírico com a versão portuguesa desta escala (Novo, 2003b) aplicada a uma amostra de 244 alunos do 3º e 4º anos do ensino básico da zona da Grande Lisboa, são analisados os indicadores de precisão e validade das medidas finais e consideradas as qualidades e limitações deste instrumento quando usado com a franja de idades mais jovem (entre os 8 e os 11 anos).
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2015-04-01T16:10:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/17847
url http://hdl.handle.net/10451/17847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mourão, B. & Novo, R.F. (2008). Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens. INFAD Revista de Psicologia e International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1, 163-174.
0214-9877
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INFAD
publisher.none.fl_str_mv INFAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134273787133952