Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/17847 |
Resumo: | O Conceito de Si, ou Auto-Conceito, refere-se à imagem que cada um tem de si próprio, dos seus pensamentos, sentimentos e características da identidade de cada um (Novo, 2003a). Nas crianças, como nos adultos, o Conceito de Si confere subjectividade às vivências e influencia a forma como as pessoas se comportam e interpretam a realidade pessoal, interpessoal e social (Baumeister, 1997). Neste sentido, a avaliação do Conceito de Si tem particular importância na compreensão da criança. Em contexto clínico ou de investigação, as escalas de auto-avaliação são das técnicas mais utilizadas para avaliar o Conceito de Si (Butler & Gasson, 2005; Byrne, 1996), por serem técnicas simples e por proporcionarem dados descritivos diversos sobre a imagem que cada um constrói sobre si próprio. No entanto, tais escalas só são úteis quando a criança alcança um nível adequado de leitura e de compreensão verbal, bem como capacidades metacognitivas compatíveis com a auto-avaliação. A Tennessee Self-Concept Scale (Fitts & Warren, 1996) é uma escala de auto-avaliação, com itens simples e acessíveis, proposta para crianças entre os 7 e os 14 anos de idade. A partir dos dados de um estudo empírico com a versão portuguesa desta escala (Novo, 2003b) aplicada a uma amostra de 244 alunos do 3º e 4º anos do ensino básico da zona da Grande Lisboa, são analisados os indicadores de precisão e validade das medidas finais e consideradas as qualidades e limitações deste instrumento quando usado com a franja de idades mais jovem (entre os 8 e os 11 anos). |
id |
RCAP_fb4dab48c0554c98edf1e1989ecd04bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/17847 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovensConceito de SiAvaliação do Conceito de Si em crianças jovensEscalas de auto-avaliaçãoTennessee Self-Concept Scale for ChildrenO Conceito de Si, ou Auto-Conceito, refere-se à imagem que cada um tem de si próprio, dos seus pensamentos, sentimentos e características da identidade de cada um (Novo, 2003a). Nas crianças, como nos adultos, o Conceito de Si confere subjectividade às vivências e influencia a forma como as pessoas se comportam e interpretam a realidade pessoal, interpessoal e social (Baumeister, 1997). Neste sentido, a avaliação do Conceito de Si tem particular importância na compreensão da criança. Em contexto clínico ou de investigação, as escalas de auto-avaliação são das técnicas mais utilizadas para avaliar o Conceito de Si (Butler & Gasson, 2005; Byrne, 1996), por serem técnicas simples e por proporcionarem dados descritivos diversos sobre a imagem que cada um constrói sobre si próprio. No entanto, tais escalas só são úteis quando a criança alcança um nível adequado de leitura e de compreensão verbal, bem como capacidades metacognitivas compatíveis com a auto-avaliação. A Tennessee Self-Concept Scale (Fitts & Warren, 1996) é uma escala de auto-avaliação, com itens simples e acessíveis, proposta para crianças entre os 7 e os 14 anos de idade. A partir dos dados de um estudo empírico com a versão portuguesa desta escala (Novo, 2003b) aplicada a uma amostra de 244 alunos do 3º e 4º anos do ensino básico da zona da Grande Lisboa, são analisados os indicadores de precisão e validade das medidas finais e consideradas as qualidades e limitações deste instrumento quando usado com a franja de idades mais jovem (entre os 8 e os 11 anos).INFADRepositório da Universidade de LisboaMourão, BárbaraNovo, Rosa2015-04-01T16:10:29Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17847porMourão, B. & Novo, R.F. (2008). Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens. INFAD Revista de Psicologia e International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1, 163-174.0214-9877info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:33.717472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens |
title |
Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens |
spellingShingle |
Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens Mourão, Bárbara Conceito de Si Avaliação do Conceito de Si em crianças jovens Escalas de auto-avaliação Tennessee Self-Concept Scale for Children |
title_short |
Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens |
title_full |
Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens |
title_fullStr |
Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens |
title_full_unstemmed |
Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens |
title_sort |
Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens |
author |
Mourão, Bárbara |
author_facet |
Mourão, Bárbara Novo, Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Novo, Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mourão, Bárbara Novo, Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceito de Si Avaliação do Conceito de Si em crianças jovens Escalas de auto-avaliação Tennessee Self-Concept Scale for Children |
topic |
Conceito de Si Avaliação do Conceito de Si em crianças jovens Escalas de auto-avaliação Tennessee Self-Concept Scale for Children |
description |
O Conceito de Si, ou Auto-Conceito, refere-se à imagem que cada um tem de si próprio, dos seus pensamentos, sentimentos e características da identidade de cada um (Novo, 2003a). Nas crianças, como nos adultos, o Conceito de Si confere subjectividade às vivências e influencia a forma como as pessoas se comportam e interpretam a realidade pessoal, interpessoal e social (Baumeister, 1997). Neste sentido, a avaliação do Conceito de Si tem particular importância na compreensão da criança. Em contexto clínico ou de investigação, as escalas de auto-avaliação são das técnicas mais utilizadas para avaliar o Conceito de Si (Butler & Gasson, 2005; Byrne, 1996), por serem técnicas simples e por proporcionarem dados descritivos diversos sobre a imagem que cada um constrói sobre si próprio. No entanto, tais escalas só são úteis quando a criança alcança um nível adequado de leitura e de compreensão verbal, bem como capacidades metacognitivas compatíveis com a auto-avaliação. A Tennessee Self-Concept Scale (Fitts & Warren, 1996) é uma escala de auto-avaliação, com itens simples e acessíveis, proposta para crianças entre os 7 e os 14 anos de idade. A partir dos dados de um estudo empírico com a versão portuguesa desta escala (Novo, 2003b) aplicada a uma amostra de 244 alunos do 3º e 4º anos do ensino básico da zona da Grande Lisboa, são analisados os indicadores de precisão e validade das medidas finais e consideradas as qualidades e limitações deste instrumento quando usado com a franja de idades mais jovem (entre os 8 e os 11 anos). |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z 2015-04-01T16:10:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/17847 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/17847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mourão, B. & Novo, R.F. (2008). Quem sou? Como Sou? A auto avaliação em crianças e jovens. INFAD Revista de Psicologia e International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1, 163-174. 0214-9877 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INFAD |
publisher.none.fl_str_mv |
INFAD |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134273787133952 |