A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostinho, Kátia Adair
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90
Resumo: A docência na educação infantil com a participação das crianças foi o mote que impulsionou minha pesquisa nos Estudos da Criança na Sociologia da Infância com o objetivo de contribuir para a consolidação da Pedagogia da Infância balizada num projeto emancipatório. Neste artigo, o recorte eleito tratará do encontro entre a Pedagogia da Infância e a Sociologia da Infância e das formas de participação das crianças em contextos educativos, tecendo orientações para a docência na educação da infância. Depreende-se o quanto é fulcral balizarmos uma educação a partir de uma concepção de criança como ator social e a imprescindibilidade de considerarmos seu ponto de vista expressado por diferentes canais comunicacionais na organização e efetivação das práticas pedagógicas cotidianas. 
id RCAP_fb51decc3b8ade998cd076815a09ebed
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/90
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexõesA docência na educação infantil com a participação das crianças foi o mote que impulsionou minha pesquisa nos Estudos da Criança na Sociologia da Infância com o objetivo de contribuir para a consolidação da Pedagogia da Infância balizada num projeto emancipatório. Neste artigo, o recorte eleito tratará do encontro entre a Pedagogia da Infância e a Sociologia da Infância e das formas de participação das crianças em contextos educativos, tecendo orientações para a docência na educação da infância. Depreende-se o quanto é fulcral balizarmos uma educação a partir de uma concepção de criança como ator social e a imprescindibilidade de considerarmos seu ponto de vista expressado por diferentes canais comunicacionais na organização e efetivação das práticas pedagógicas cotidianas. CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2016-03-30T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/90Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 1 (2016); 69-86Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 Núm. 1 (2016); 69-86Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 1 (2016); 69-86Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 N.º 1 (2016); 69-862182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90/pdf_18https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90/htmlAgostinho, Kátia Adairinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:30Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/90Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:29.879499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões
title A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões
spellingShingle A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões
Agostinho, Kátia Adair
title_short A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões
title_full A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões
title_fullStr A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões
title_full_unstemmed A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões
title_sort A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões
author Agostinho, Kátia Adair
author_facet Agostinho, Kátia Adair
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostinho, Kátia Adair
description A docência na educação infantil com a participação das crianças foi o mote que impulsionou minha pesquisa nos Estudos da Criança na Sociologia da Infância com o objetivo de contribuir para a consolidação da Pedagogia da Infância balizada num projeto emancipatório. Neste artigo, o recorte eleito tratará do encontro entre a Pedagogia da Infância e a Sociologia da Infância e das formas de participação das crianças em contextos educativos, tecendo orientações para a docência na educação da infância. Depreende-se o quanto é fulcral balizarmos uma educação a partir de uma concepção de criança como ator social e a imprescindibilidade de considerarmos seu ponto de vista expressado por diferentes canais comunicacionais na organização e efetivação das práticas pedagógicas cotidianas. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-30T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/90
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/90
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90/pdf_18
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90/html
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 1 (2016); 69-86
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 Núm. 1 (2016); 69-86
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 1 (2016); 69-86
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 N.º 1 (2016); 69-86
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130452452179968