A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90 |
Resumo: | A docência na educação infantil com a participação das crianças foi o mote que impulsionou minha pesquisa nos Estudos da Criança na Sociologia da Infância com o objetivo de contribuir para a consolidação da Pedagogia da Infância balizada num projeto emancipatório. Neste artigo, o recorte eleito tratará do encontro entre a Pedagogia da Infância e a Sociologia da Infância e das formas de participação das crianças em contextos educativos, tecendo orientações para a docência na educação da infância. Depreende-se o quanto é fulcral balizarmos uma educação a partir de uma concepção de criança como ator social e a imprescindibilidade de considerarmos seu ponto de vista expressado por diferentes canais comunicacionais na organização e efetivação das práticas pedagógicas cotidianas. |
id |
RCAP_fb51decc3b8ade998cd076815a09ebed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/90 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexõesA docência na educação infantil com a participação das crianças foi o mote que impulsionou minha pesquisa nos Estudos da Criança na Sociologia da Infância com o objetivo de contribuir para a consolidação da Pedagogia da Infância balizada num projeto emancipatório. Neste artigo, o recorte eleito tratará do encontro entre a Pedagogia da Infância e a Sociologia da Infância e das formas de participação das crianças em contextos educativos, tecendo orientações para a docência na educação da infância. Depreende-se o quanto é fulcral balizarmos uma educação a partir de uma concepção de criança como ator social e a imprescindibilidade de considerarmos seu ponto de vista expressado por diferentes canais comunicacionais na organização e efetivação das práticas pedagógicas cotidianas. CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2016-03-30T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/90Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 1 (2016); 69-86Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 Núm. 1 (2016); 69-86Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 1 (2016); 69-86Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 N.º 1 (2016); 69-862182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90/pdf_18https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90/htmlAgostinho, Kátia Adairinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:30Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/90Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:29.879499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões |
title |
A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões |
spellingShingle |
A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões Agostinho, Kátia Adair |
title_short |
A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões |
title_full |
A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões |
title_fullStr |
A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões |
title_full_unstemmed |
A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões |
title_sort |
A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões |
author |
Agostinho, Kátia Adair |
author_facet |
Agostinho, Kátia Adair |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agostinho, Kátia Adair |
description |
A docência na educação infantil com a participação das crianças foi o mote que impulsionou minha pesquisa nos Estudos da Criança na Sociologia da Infância com o objetivo de contribuir para a consolidação da Pedagogia da Infância balizada num projeto emancipatório. Neste artigo, o recorte eleito tratará do encontro entre a Pedagogia da Infância e a Sociologia da Infância e das formas de participação das crianças em contextos educativos, tecendo orientações para a docência na educação da infância. Depreende-se o quanto é fulcral balizarmos uma educação a partir de uma concepção de criança como ator social e a imprescindibilidade de considerarmos seu ponto de vista expressado por diferentes canais comunicacionais na organização e efetivação das práticas pedagógicas cotidianas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-30T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/90 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/90 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90/pdf_18 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 1 (2016); 69-86 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 Núm. 1 (2016); 69-86 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 No. 1 (2016); 69-86 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 6 N.º 1 (2016); 69-86 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130452452179968 |