Propósito organizacional: elaboração de um modelo de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Rita Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43656
Resumo: O presente projeto apresenta como tema de estudo a gestão estratégica e em como esta, através de um posicionamento correto, pode comunicar de forma genuína o propósito de uma organização. O propósito tem vindo a tornar-se fator determinante para o sucesso das organizações. Nos últimos anos os limites que separam as questões sociais e os negócios têm vindo a tornar-se menos definidos. Consequentemente, as organizações têm estado sobre grande pressão psicológica, social e económica. Os trabalhadores procuram por mais significado no seu trabalho e, em simultâneo, os consumidores mostram-se rigorosos nas suas escolhas, preocupando-se com os valores das marcas e com o impacto dos produtos que consomem no ambiente e sociedade. De modo a assumir um posicionamento autêntico, é imperativo que o propósito seja implementado holisticamente em toda a organização. No entanto, perceber qual a melhor forma de comunicar este propósito é ainda um enigma para as organizações. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o tópico juntamente com a realização de entrevistas a quatro perfis de especialistas, é elaborado um modelo de comunicação de propósito organizacional que responde ao problema identificado com uma possível contribuição para a autenticidade, longevidade e sucesso das organizações.
id RCAP_fb53ed80d2edb42aaea4878fd0676e5e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Propósito organizacional: elaboração de um modelo de comunicaçãoPropósito organizacionalComunicaçãoAutenticidadeOrganizaçõesO presente projeto apresenta como tema de estudo a gestão estratégica e em como esta, através de um posicionamento correto, pode comunicar de forma genuína o propósito de uma organização. O propósito tem vindo a tornar-se fator determinante para o sucesso das organizações. Nos últimos anos os limites que separam as questões sociais e os negócios têm vindo a tornar-se menos definidos. Consequentemente, as organizações têm estado sobre grande pressão psicológica, social e económica. Os trabalhadores procuram por mais significado no seu trabalho e, em simultâneo, os consumidores mostram-se rigorosos nas suas escolhas, preocupando-se com os valores das marcas e com o impacto dos produtos que consomem no ambiente e sociedade. De modo a assumir um posicionamento autêntico, é imperativo que o propósito seja implementado holisticamente em toda a organização. No entanto, perceber qual a melhor forma de comunicar este propósito é ainda um enigma para as organizações. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o tópico juntamente com a realização de entrevistas a quatro perfis de especialistas, é elaborado um modelo de comunicação de propósito organizacional que responde ao problema identificado com uma possível contribuição para a autenticidade, longevidade e sucesso das organizações.This project presents Strategic Management as a study subject and how this, through a correct positioning, can communicate in an authentic way a company’s organizational purpose. Purpose has slowly and surely become a determining factor to a enterprise’s success. The boundaries between social issues and business have become less and less defined. Consequently, organizations have been under great psychological, social, and economic pressure. Employees are looking for more meaning to their job and, simultaneously, consumers express more rigor and concern in their choices, showing more concern about brand values and the impact of the products they consume on the environment and society. In order to assume a more authentic stance, it is imperative that purpose is implemented holistically throughout the organization. However, understanding how to best communicate this purpose is still a conundrum for most of organizations. Starting from a bibliographic review on the topic, along with interviews with four expert profiles, it’s developed a model for communicating organizational purpose that answers to the problem identified with a possible contribution to authenticity, longevity, and success of companies.Dutschke, GeorgRepositório ComumFerreira, Ana Rita Rodrigues2023-02-06T17:26:49Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43656TID:203210166porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-09T16:00:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:23.310619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Propósito organizacional: elaboração de um modelo de comunicação
title Propósito organizacional: elaboração de um modelo de comunicação
spellingShingle Propósito organizacional: elaboração de um modelo de comunicação
Ferreira, Ana Rita Rodrigues
Propósito organizacional
Comunicação
Autenticidade
Organizações
title_short Propósito organizacional: elaboração de um modelo de comunicação
title_full Propósito organizacional: elaboração de um modelo de comunicação
title_fullStr Propósito organizacional: elaboração de um modelo de comunicação
title_full_unstemmed Propósito organizacional: elaboração de um modelo de comunicação
title_sort Propósito organizacional: elaboração de um modelo de comunicação
author Ferreira, Ana Rita Rodrigues
author_facet Ferreira, Ana Rita Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dutschke, Georg
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Rita Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Propósito organizacional
Comunicação
Autenticidade
Organizações
topic Propósito organizacional
Comunicação
Autenticidade
Organizações
description O presente projeto apresenta como tema de estudo a gestão estratégica e em como esta, através de um posicionamento correto, pode comunicar de forma genuína o propósito de uma organização. O propósito tem vindo a tornar-se fator determinante para o sucesso das organizações. Nos últimos anos os limites que separam as questões sociais e os negócios têm vindo a tornar-se menos definidos. Consequentemente, as organizações têm estado sobre grande pressão psicológica, social e económica. Os trabalhadores procuram por mais significado no seu trabalho e, em simultâneo, os consumidores mostram-se rigorosos nas suas escolhas, preocupando-se com os valores das marcas e com o impacto dos produtos que consomem no ambiente e sociedade. De modo a assumir um posicionamento autêntico, é imperativo que o propósito seja implementado holisticamente em toda a organização. No entanto, perceber qual a melhor forma de comunicar este propósito é ainda um enigma para as organizações. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o tópico juntamente com a realização de entrevistas a quatro perfis de especialistas, é elaborado um modelo de comunicação de propósito organizacional que responde ao problema identificado com uma possível contribuição para a autenticidade, longevidade e sucesso das organizações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2022-12-01T00:00:00Z
2023-02-06T17:26:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43656
TID:203210166
url http://hdl.handle.net/10400.26/43656
identifier_str_mv TID:203210166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130935387488256