Comunidades de saber: percurso de um cadete entre Moçambique e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durão, Susana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/24696
Resumo: Neste texto, acompanhamos de perto o percurso de Eduardo, um aluno moçambicano cooperante. Esta narrativa é complementada por uma análise das condições de formação em Portugal dos alunos de polícia de Moçambique, mas também de Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Os cadetes preparam-se, em cinco ou mais anos de treino (equivalentes a mestrado), para virem a ser oficiais de polícia em seus países de origem. Defendemos o argumento de que esses alunos integram comunidades de saber, onde se incluem aprendizagens pela pedagogia da imagem e do exemplo. Tais comunidades são situadas histórica e contextualmente. No mesmo sentido, descrevemos como os alunos cooperantes em formação em Portugal mobilizam ideias de sacrifício e de esperança associadas tanto à experiência situada quanto à expectativa de regresso aos países de origem.
id RCAP_fb6b4df7c2e7d1a63432c0a8b6548e2e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/24696
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunidades de saber: percurso de um cadete entre Moçambique e PortugalFormação ProfissionalCooperação InternacionalPolíciaHistória de VidaNeste texto, acompanhamos de perto o percurso de Eduardo, um aluno moçambicano cooperante. Esta narrativa é complementada por uma análise das condições de formação em Portugal dos alunos de polícia de Moçambique, mas também de Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Os cadetes preparam-se, em cinco ou mais anos de treino (equivalentes a mestrado), para virem a ser oficiais de polícia em seus países de origem. Defendemos o argumento de que esses alunos integram comunidades de saber, onde se incluem aprendizagens pela pedagogia da imagem e do exemplo. Tais comunidades são situadas histórica e contextualmente. No mesmo sentido, descrevemos como os alunos cooperantes em formação em Portugal mobilizam ideias de sacrifício e de esperança associadas tanto à experiência situada quanto à expectativa de regresso aos países de origem.Este texto é um dos primeiros resultados do projeto de pesquisa “COPP-LAB: Circulations of Police in Portugal, Lusophone Africa and Brazil”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia Portuguesa (PTDC/IVC-ANT/5314/2012), a ser desenvolvido no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp –, São Paulo, entre 2013 e 2015.Fundação Carlos ChagasRepositório da Universidade de LisboaDurão, SusanaOliveira, Joana2016-09-21T15:37:52Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24696porDurão, S. e Oliveira, J.(2014). Comunidades de saber: percurso de um cadete entre Moçambique e Portugal. Cadernos Pesquisa, vol.44, n.154, pp.828-8490100-157410.1590/198053142896info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:47.636540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunidades de saber: percurso de um cadete entre Moçambique e Portugal
title Comunidades de saber: percurso de um cadete entre Moçambique e Portugal
spellingShingle Comunidades de saber: percurso de um cadete entre Moçambique e Portugal
Durão, Susana
Formação Profissional
Cooperação Internacional
Polícia
História de Vida
title_short Comunidades de saber: percurso de um cadete entre Moçambique e Portugal
title_full Comunidades de saber: percurso de um cadete entre Moçambique e Portugal
title_fullStr Comunidades de saber: percurso de um cadete entre Moçambique e Portugal
title_full_unstemmed Comunidades de saber: percurso de um cadete entre Moçambique e Portugal
title_sort Comunidades de saber: percurso de um cadete entre Moçambique e Portugal
author Durão, Susana
author_facet Durão, Susana
Oliveira, Joana
author_role author
author2 Oliveira, Joana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Durão, Susana
Oliveira, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Profissional
Cooperação Internacional
Polícia
História de Vida
topic Formação Profissional
Cooperação Internacional
Polícia
História de Vida
description Neste texto, acompanhamos de perto o percurso de Eduardo, um aluno moçambicano cooperante. Esta narrativa é complementada por uma análise das condições de formação em Portugal dos alunos de polícia de Moçambique, mas também de Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Os cadetes preparam-se, em cinco ou mais anos de treino (equivalentes a mestrado), para virem a ser oficiais de polícia em seus países de origem. Defendemos o argumento de que esses alunos integram comunidades de saber, onde se incluem aprendizagens pela pedagogia da imagem e do exemplo. Tais comunidades são situadas histórica e contextualmente. No mesmo sentido, descrevemos como os alunos cooperantes em formação em Portugal mobilizam ideias de sacrifício e de esperança associadas tanto à experiência situada quanto à expectativa de regresso aos países de origem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-09-21T15:37:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/24696
url http://hdl.handle.net/10451/24696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Durão, S. e Oliveira, J.(2014). Comunidades de saber: percurso de um cadete entre Moçambique e Portugal. Cadernos Pesquisa, vol.44, n.154, pp.828-849
0100-1574
10.1590/198053142896
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134330028556288