Análise comparativa da coesão textual na oralidade e na escrita : um estudo com crianças com e sem perturbações do espetro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Clara Mariana Soares
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7605
Resumo: Este estudo aborda o tema da coesão textual nas PEA, tendo como objetivo fundamental a análise dos fenómenos de coesão nas produções textuais orais e escritas de crianças com PEA, fundamentadas em imagens. Assim, procedeu-se à recolha de textos narrativos elaborados por seis crianças (três com PEA e três sem a referida patologia), com base em imagens. Analisando os resultados obtidos, pode concluir-se que as crianças com PEA têm maior dificuldade em elaborar textos coesos do que as crianças sem esta patologia. Considera-se, similarmente, que as crianças com PEA revelam características distintas na produção de textos orais e escritos, ao nível da coesão textual. Admite-se, ainda, que as crianças com PEA mostram preferência por tipos de relação coesiva distintos das crianças sem esta patologia.
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