Um estágio na terra do xisto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Inês Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86414
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_af7f72c48cf9c56f15174fc1291c22a9
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86414
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um estágio na terra do xistoA stage in the city of the shaleEnsino da MatemáticaEstágio PedagógicoProfessorAlunoMathematics TeachingPedagogical InternshipTeacherStudentDissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaNo âmbito da disciplina Estágio e Relatório do Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, a autora deste relatório, Inês Francisco, teve a oportunidade de estagiar na Escola Secundária da Lousã (com 3.º Ciclo e ensino profissional) no ano letivo 2017/2018, sob supervisão pedagógica da Orientadora Cooperante Dra. Alice Rodrigues e Orientação Científica da Professora Doutora Helena Albuquerque. A prática letiva incidiu na disciplina de matemática no 8.º ano e no 9.º ano do ensino básico. Este documento tem como objetivo relatar, de forma sucinta, o trabalho realizado ao longo do ano de estágio. Neste relatório, constam cinco partes: apresentação da escola, do núcleo de estágio e das turmas; descrição das aulas e da avaliação; referência às reuniões e formações; descrição das atividades; e, por fim, reflexão sobre o ano de estágio.O Estágio Pedagógico é um momento marcante na nossa formação e torna-se fundamental registar, relatar e refletir, sobre a prática pedagógica, e todas as experiências vividas no seu desenrolar. É neste seguimento que surge o Relatório de Estágio, apresentando-se como um meio de analisar todo o processo. No entanto, não tomemos o documento como algo final, mas sim, deve ser visto como uma ferramenta de formação contínua.In the scope of the Stage and Report of Master’s degree in Mathematics Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, the author of this report, Inês Francisco, had the opportunity to practice at Lousã High School (with 3rd Cycle and vocational education) in the 2017/2018 school year, under pedagogical supervision of the Cooperating Advisor Dr. Alice Rodrigues and Scientific Orientation of Professor Helena Albuquerque.The teaching concepts focused on the subject of mathematics (8th and 9th grades). This document aims to report, briefly, the work carried out during the year of internship. This report is divided into the presentation of the school, the core of the internship and the classes; the class description and assessment; a part related to meetings and training; the description of the activities; and, finally, a personal reflection on the year of internship. The Pedagogical Internship is an important moment in our formation and it becomes fundamental to register, to report and to reflect on the pedagogical practice and all the experiences lived in its unfolding. It is in this follow-up that the Internship Report appears, presenting itself as a means of analyzing the whole process. However, let's not take the document as final, but rather, it should be seen as a tool for ongoing training.2018-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86414http://hdl.handle.net/10316/86414TID:202219640porFrancisco, Inês Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-10-01T13:43:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:34.094733Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um estágio na terra do xisto
A stage in the city of the shale
title Um estágio na terra do xisto
spellingShingle Um estágio na terra do xisto
Francisco, Inês Ferreira
Ensino da Matemática
Estágio Pedagógico
Professor
Aluno
Mathematics Teaching
Pedagogical Internship
Teacher
Student
title_short Um estágio na terra do xisto
title_full Um estágio na terra do xisto
title_fullStr Um estágio na terra do xisto
title_full_unstemmed Um estágio na terra do xisto
title_sort Um estágio na terra do xisto
author Francisco, Inês Ferreira
author_facet Francisco, Inês Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Inês Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Matemática
Estágio Pedagógico
Professor
Aluno
Mathematics Teaching
Pedagogical Internship
Teacher
Student
topic Ensino da Matemática
Estágio Pedagógico
Professor
Aluno
Mathematics Teaching
Pedagogical Internship
Teacher
Student
description Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86414
http://hdl.handle.net/10316/86414
TID:202219640
url http://hdl.handle.net/10316/86414
identifier_str_mv TID:202219640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133966997913600