A canção como recurso didático no ensino de português e de francês língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Paulo Jorge Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/140417
Resumo: O presente relatório é o resultado da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário sobre a utilização da canção como recurso didático. O principal objetivo deste relatório é o de demonstrar a relevância da utilização da canção como recurso didático com vista ao desenvolvimento de competências fulcrais no ensino do português e do francês. A PES inclui a lecionação a turmas de 12.ºAno de Português, na Escola Secundária Padre Alberto Neto, e a turmas de 9º ano de Francês, na Escola Básica de 2.º e 3.ºciclos Galopim de Carvalho. No presente relatório, é apresentada uma reflexão teórica baseada em diversos autores, numa procura ativa de fundamentações para a aplicação da canção como ferramenta pedagógica, todas elas convergindo quanto à relevância da utilização deste género. São ainda apresentadas estratégias utilizadas na utilização da canção, por um lado, no ensino do português e, por outro lado, no ensino do francês língua estrangeira.
id RCAP_fb9e7efa1d62d7c9817385998fee744c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/140417
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A canção como recurso didático no ensino de português e de francês língua estrangeiraCançãoRecurso didáticoGéneroPortuguêsFrancês língua estrangeiraCompetênciasSongDidactic resourceGenrePortuguese languageFrench language as a foreign languageSkillsDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório é o resultado da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário sobre a utilização da canção como recurso didático. O principal objetivo deste relatório é o de demonstrar a relevância da utilização da canção como recurso didático com vista ao desenvolvimento de competências fulcrais no ensino do português e do francês. A PES inclui a lecionação a turmas de 12.ºAno de Português, na Escola Secundária Padre Alberto Neto, e a turmas de 9º ano de Francês, na Escola Básica de 2.º e 3.ºciclos Galopim de Carvalho. No presente relatório, é apresentada uma reflexão teórica baseada em diversos autores, numa procura ativa de fundamentações para a aplicação da canção como ferramenta pedagógica, todas elas convergindo quanto à relevância da utilização deste género. São ainda apresentadas estratégias utilizadas na utilização da canção, por um lado, no ensino do português e, por outro lado, no ensino do francês língua estrangeira.This report is the result of the Supervised Teaching Practice, carried out in the sphere of the Master's Degree in Teaching portuguese language and foreign language in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education on the use of song as a didactic resource. The main of this report is to demonstrate the relevance of using song as a didactic resource for the development of key competences in the teaching of portuguese language and french language. The Supervised Teaching Practice included the teaching of portuguese language to 12th grade classes, at Secondary School Padre Alberto Neto and to french language 9th grade classes, at Basic School Galopim de Carvalho. In the present report, a theoretical reflection based on several authors is presented, in an active search for foundations for the application of the song as a pedagogical tool, all of them converging on the relevance of the use of this genre. We also present strategies used in the use of song, on one hand, in the teaching of portuguese language and, on the other hand, in the teaching of french language as a foreign language.Dechamps, Christina Philomène Léa Marie-JoséValentim, Helena Virgínia TopaRUNCardoso, Paulo Jorge Marques2022-06-21T16:33:27Z2022-04-212022-02-022022-04-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/140417TID:203008618porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:17:33Zoai:run.unl.pt:10362/140417Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:39.724618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A canção como recurso didático no ensino de português e de francês língua estrangeira
title A canção como recurso didático no ensino de português e de francês língua estrangeira
spellingShingle A canção como recurso didático no ensino de português e de francês língua estrangeira
Cardoso, Paulo Jorge Marques
Canção
Recurso didático
Género
Português
Francês língua estrangeira
Competências
Song
Didactic resource
Genre
Portuguese language
French language as a foreign language
Skills
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A canção como recurso didático no ensino de português e de francês língua estrangeira
title_full A canção como recurso didático no ensino de português e de francês língua estrangeira
title_fullStr A canção como recurso didático no ensino de português e de francês língua estrangeira
title_full_unstemmed A canção como recurso didático no ensino de português e de francês língua estrangeira
title_sort A canção como recurso didático no ensino de português e de francês língua estrangeira
author Cardoso, Paulo Jorge Marques
author_facet Cardoso, Paulo Jorge Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dechamps, Christina Philomène Léa Marie-José
Valentim, Helena Virgínia Topa
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Paulo Jorge Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Canção
Recurso didático
Género
Português
Francês língua estrangeira
Competências
Song
Didactic resource
Genre
Portuguese language
French language as a foreign language
Skills
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Canção
Recurso didático
Género
Português
Francês língua estrangeira
Competências
Song
Didactic resource
Genre
Portuguese language
French language as a foreign language
Skills
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório é o resultado da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário sobre a utilização da canção como recurso didático. O principal objetivo deste relatório é o de demonstrar a relevância da utilização da canção como recurso didático com vista ao desenvolvimento de competências fulcrais no ensino do português e do francês. A PES inclui a lecionação a turmas de 12.ºAno de Português, na Escola Secundária Padre Alberto Neto, e a turmas de 9º ano de Francês, na Escola Básica de 2.º e 3.ºciclos Galopim de Carvalho. No presente relatório, é apresentada uma reflexão teórica baseada em diversos autores, numa procura ativa de fundamentações para a aplicação da canção como ferramenta pedagógica, todas elas convergindo quanto à relevância da utilização deste género. São ainda apresentadas estratégias utilizadas na utilização da canção, por um lado, no ensino do português e, por outro lado, no ensino do francês língua estrangeira.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-21T16:33:27Z
2022-04-21
2022-02-02
2022-04-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/140417
TID:203008618
url http://hdl.handle.net/10362/140417
identifier_str_mv TID:203008618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138095016181760