Promoção do direito a brincar nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico em Portugal: impacto no índice de satisfação das crianças e nas interações no recreio
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/86746 |
Resumo: | Brincar é um Direito da Criança e considerando o tempo que as crianças passam no contexto escolar, este deve assumir-se enquanto contexto privilegiado para a promoção deste Direito. Foi implementado um programa de promoção do Direito a Brincar em escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) de Lisboa, com o objetivo de melhorar as oportunidades lúdicas das crianças em contexto escolar. O estudo realizado é de natureza quantitativa e apresenta o impacto do programa de intervenção nas dimensões da satisfação das crianças e das interações ocorridas nos espaços de brincar exteriores após a intervenção. Constituem a amostra 357 sujeitos, 188 raparigas (52.7%) e 169 rapazes (47.3%), com idade 8.65±0.789. A amostra foi dividida em dois grupos de intervenção (G1 e G2) e um de controlo (G3). Utilizou-se um questionário para recolha do índice de satisfação, criado pela equipa de investigação e o questionário “Identificação das atividades e interações das crianças nos recreios” (Pereira, et al., 2016).Os resultados evidenciam que os grupos de intervenção demonstram uma maior satisfação com as pinturas de chão, mas o mesmo não acontece em relação aos materiais. Em relação aos materiais utilizados e às atividades desenvolvidas não existiram diferenças entre os grupos e é notória a prevalência de atividades e materiais ligados ao movimento e não a outras modalidades de atividade lúdica. Assim, o programa foi eficaz apenas em parte da intervenção o que pode ser explicado pelo facto do mesmo ter decorrido em período de restrições sanitárias ligadas à pandemia COVID-19. |
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Promoção do direito a brincar nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico em Portugal: impacto no índice de satisfação das crianças e nas interações no recreioRight to play promotion in primary education in Portugal: impact on children’s satisfaction levels and recess interactionsPromoción del derecho al juego en las escuelas de la educación primaria en Portugal: impacto en el índice de satisfacción de los niños e en las interacciones en los recreosBrincarJogo1º CEBRecreioCriançasCOVID-19PlayPrimary educationRecessChildrenHealthJuegoEducación primariaRecreoNiñosSaludCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeBrincar é um Direito da Criança e considerando o tempo que as crianças passam no contexto escolar, este deve assumir-se enquanto contexto privilegiado para a promoção deste Direito. Foi implementado um programa de promoção do Direito a Brincar em escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) de Lisboa, com o objetivo de melhorar as oportunidades lúdicas das crianças em contexto escolar. O estudo realizado é de natureza quantitativa e apresenta o impacto do programa de intervenção nas dimensões da satisfação das crianças e das interações ocorridas nos espaços de brincar exteriores após a intervenção. Constituem a amostra 357 sujeitos, 188 raparigas (52.7%) e 169 rapazes (47.3%), com idade 8.65±0.789. A amostra foi dividida em dois grupos de intervenção (G1 e G2) e um de controlo (G3). Utilizou-se um questionário para recolha do índice de satisfação, criado pela equipa de investigação e o questionário “Identificação das atividades e interações das crianças nos recreios” (Pereira, et al., 2016).Os resultados evidenciam que os grupos de intervenção demonstram uma maior satisfação com as pinturas de chão, mas o mesmo não acontece em relação aos materiais. Em relação aos materiais utilizados e às atividades desenvolvidas não existiram diferenças entre os grupos e é notória a prevalência de atividades e materiais ligados ao movimento e não a outras modalidades de atividade lúdica. Assim, o programa foi eficaz apenas em parte da intervenção o que pode ser explicado pelo facto do mesmo ter decorrido em período de restrições sanitárias ligadas à pandemia COVID-19.Play is a Children's Right and considering the time that children spend in the school context, it must be assumed as a privileged context for the promotion of this Right. A program to promote the Right to Play was implemented in primary education schools in Lisbon, with the aim of improving the play opportunities children have in the school context. The study carried out is quantitative and shares statistical data on the impact of the programme, on the dimensions of children's satisfaction and children’s interactions that took place in the recess play spaces after the intervention.357 children participated in the study, 188 girls (52.7%) and 169 boys (47.3%), aged 8.65±0.789. The sample was divided into two intervention groups (G1 and G2) and a control group (G3). A questionnaire, created by the research team (exploratory study: n=33; α=0.708; study sample: n=357; α=0.781), was used to collect the satisfaction index, alongside with the questionnaire “Identification of activities and children's interactions in recess” (Pereira, et al., 2016). The intervention groups demonstrate greater satisfaction with game floor paintings, but the same does not happen in regards to the materials. The materials used and the activities developed did not showed differences between the groups and is clear the prevalence of activities and materials connected to movement and not to other play types. So, the program was effective only partially, what can be explained by the fact that the program took place during a period of sanitary restrictions regarding.Jugar es un Derecho del Niño y considerando el tiempo que los niños pasan en el contexto escolar, éste debe ser asumido como un contexto privilegiado para la sua promoción. Se implementó un programa de promoción del Derecho al Juego en escuelas de Educación Primaria en Lisboa, con el objetivo de mejorar las oportunidades ludicas de los niños en el contexto escolar. El estudio es de carácter cuantitativo y comparte datosestadísticos sobre el impacto del programa, sobre las dimensiones de la satisfacción de los niños y las interacciones en los espacios de juego. La muestra tenía 357 sujetos, 188 niñas (52,7%) y 169 niños (47,3%), edad 8,65±0,789. La muestra se dividió en dos grupos de intervención (G1 y G2) y un de control (G3). Se utilizó un cuestionario para recoger el índice de satisfacción, elaborado por el equipo de investigación y el cuestionario “Identificación de actividades e interacciones de los niños en recreo” (Pereira, et al., 2016). Los grupos de intervención demuestran una mayor satisfacción con las pinturas de juegos de suelo, pero no ocurre lo mismo con los materiales. En los materiales utilizados y las actividades realizadas, no hubo diferencias y es notorio el predominio de actividades y materiales relacionados con el movimiento y no con otro tipo de actividad lúdica. Así, el programa solo fue efectivo en parte de la intervención, lo que se puede explicas por el hecho de que se llevó a cabo en un período de restricciones sanitarias vinculadas a la pandemia.(undefined)Federación Española de Asociaciones de Docentes de Educación Física (FEADEF)Universidade do MinhoLourenço, AnaPereira, BeatrizMendes, RuiMartins, Fernando2023-09-152023-09-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86746porLourenço, A., Pereira, B., Mendes, R., & Martins, F. (2023). Promoción del derecho al juego en las escuelas de la educación primaria en Portugal: impacto en el índice de satisfacción de los niños e en las interacciones en los recreos (Right to play promotion in primary education in Portugal: impact on children’s satisfaction levels and recess interactions). Retos, 50, 817–825. https://doi.org/10.47197/retos.v50.999271579-17261988-204110.47197/retos.v50.99927https://doi.org/10.47197/retos.v50.99927info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:38:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:29.568486Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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