‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Miranda, Carla Patrícia Queirós, Correia, Marta Alexandra da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/60287
Resumo: O texto trata de um processo investigativo de formação profissional concretizada na análise e na reflexão de uma abordagem (auto)biográfica, com duas estudantes, futuras professoras, estabelecendo-se um possível diálogo entre as narrativas elaboradas durante a Prática de Ensino Supervisionada do último semestre do curso de formação. Detalham-se e refletem-se o ser professor como caçador de sonhos em busca das melhores práticas (Marcelo, 2009b; Vaillant & Marcelo, 2015), algumas das pegadas na areia inscritas ao longo da formação inicial (Flores, 2012, 2015) e os trânsitos relacionais da e na docência, que constituem um dos fortes alicerces na formação e no desenvolvimento profissional (Day, 2001; Freitas & Galvão, 2007). Metodologicamente, o estudo assenta no paradigma qualitativo (Bogdan & Biklen, 1994), cujo objetivo principal se focaliza em compreender como é percebida a construção da identidade profissional ao longo da formação inicial de professores, tomando como referência de análise de conteúdo (Bardin, 2009) as narrativas das participantes.
id RCAP_fbbbe24b9f3003b3b686c8d5df637819
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60287
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção‘Footprints in the sand’ of teachers ‘dream hunters’: two professional identities in (de) constructionIdentidade profissionalDesenvolvimento profissionalEstágio supervisionadoFormação de professoresNarrativa autobiográficaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO texto trata de um processo investigativo de formação profissional concretizada na análise e na reflexão de uma abordagem (auto)biográfica, com duas estudantes, futuras professoras, estabelecendo-se um possível diálogo entre as narrativas elaboradas durante a Prática de Ensino Supervisionada do último semestre do curso de formação. Detalham-se e refletem-se o ser professor como caçador de sonhos em busca das melhores práticas (Marcelo, 2009b; Vaillant & Marcelo, 2015), algumas das pegadas na areia inscritas ao longo da formação inicial (Flores, 2012, 2015) e os trânsitos relacionais da e na docência, que constituem um dos fortes alicerces na formação e no desenvolvimento profissional (Day, 2001; Freitas & Galvão, 2007). Metodologicamente, o estudo assenta no paradigma qualitativo (Bogdan & Biklen, 1994), cujo objetivo principal se focaliza em compreender como é percebida a construção da identidade profissional ao longo da formação inicial de professores, tomando como referência de análise de conteúdo (Bardin, 2009) as narrativas das participantes.The text deals with an investigative process of professional formation concretized in the analysis and reflection of an autobiographical approach, with two students, future teachers, establishing a possible dialogue between the narratives elaborated in the Teaching Pratice of the last semester of the training course. We detail and reflect the be a teacher while a hunter of dreams in the search for best practices, some of the footprints in the sand during the initial training and the relational transits of and in teaching that constitute one of the strong foundations in the formation and professional development. The study is based on the qualitative research paradigm (Bogdan & Biklen, 1994), which allowed a deeper understanding of the formative experiences reported in the first person by the two students in their final reports. In this way, we try to understand how the construction of the professional identity is perceived throughout the initial formation of teachers, taking as reference the narratives of the participants.Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade do MinhoCarvalho, Maria de Lurdes Dias deMiranda, Carla Patrícia QueirósCorreia, Marta Alexandra da Silva20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/60287porCarvalho, M.L.D., Miranda, C.P.Q. & Correia, M.A.S. (2019). ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção. Revista Pro-Posições, Campinas, SP, v.30, e201700511980-624810.1590/1980-6248-2017-0051http://www.scielo.br/pdf/pp/v30/0103-7307-pp-30-e20170051.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:27.520983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção
‘Footprints in the sand’ of teachers ‘dream hunters’: two professional identities in (de) construction
title ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção
spellingShingle ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Identidade profissional
Desenvolvimento profissional
Estágio supervisionado
Formação de professores
Narrativa autobiográfica
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção
title_full ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção
title_fullStr ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção
title_full_unstemmed ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção
title_sort ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção
author Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
author_facet Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Miranda, Carla Patrícia Queirós
Correia, Marta Alexandra da Silva
author_role author
author2 Miranda, Carla Patrícia Queirós
Correia, Marta Alexandra da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Miranda, Carla Patrícia Queirós
Correia, Marta Alexandra da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade profissional
Desenvolvimento profissional
Estágio supervisionado
Formação de professores
Narrativa autobiográfica
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Identidade profissional
Desenvolvimento profissional
Estágio supervisionado
Formação de professores
Narrativa autobiográfica
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O texto trata de um processo investigativo de formação profissional concretizada na análise e na reflexão de uma abordagem (auto)biográfica, com duas estudantes, futuras professoras, estabelecendo-se um possível diálogo entre as narrativas elaboradas durante a Prática de Ensino Supervisionada do último semestre do curso de formação. Detalham-se e refletem-se o ser professor como caçador de sonhos em busca das melhores práticas (Marcelo, 2009b; Vaillant & Marcelo, 2015), algumas das pegadas na areia inscritas ao longo da formação inicial (Flores, 2012, 2015) e os trânsitos relacionais da e na docência, que constituem um dos fortes alicerces na formação e no desenvolvimento profissional (Day, 2001; Freitas & Galvão, 2007). Metodologicamente, o estudo assenta no paradigma qualitativo (Bogdan & Biklen, 1994), cujo objetivo principal se focaliza em compreender como é percebida a construção da identidade profissional ao longo da formação inicial de professores, tomando como referência de análise de conteúdo (Bardin, 2009) as narrativas das participantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/60287
url http://hdl.handle.net/1822/60287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, M.L.D., Miranda, C.P.Q. & Correia, M.A.S. (2019). ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção. Revista Pro-Posições, Campinas, SP, v.30, e20170051
1980-6248
10.1590/1980-6248-2017-0051
http://www.scielo.br/pdf/pp/v30/0103-7307-pp-30-e20170051.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132723907919872