‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/60287 |
Resumo: | O texto trata de um processo investigativo de formação profissional concretizada na análise e na reflexão de uma abordagem (auto)biográfica, com duas estudantes, futuras professoras, estabelecendo-se um possível diálogo entre as narrativas elaboradas durante a Prática de Ensino Supervisionada do último semestre do curso de formação. Detalham-se e refletem-se o ser professor como caçador de sonhos em busca das melhores práticas (Marcelo, 2009b; Vaillant & Marcelo, 2015), algumas das pegadas na areia inscritas ao longo da formação inicial (Flores, 2012, 2015) e os trânsitos relacionais da e na docência, que constituem um dos fortes alicerces na formação e no desenvolvimento profissional (Day, 2001; Freitas & Galvão, 2007). Metodologicamente, o estudo assenta no paradigma qualitativo (Bogdan & Biklen, 1994), cujo objetivo principal se focaliza em compreender como é percebida a construção da identidade profissional ao longo da formação inicial de professores, tomando como referência de análise de conteúdo (Bardin, 2009) as narrativas das participantes. |
id |
RCAP_fbbbe24b9f3003b3b686c8d5df637819 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60287 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção‘Footprints in the sand’ of teachers ‘dream hunters’: two professional identities in (de) constructionIdentidade profissionalDesenvolvimento profissionalEstágio supervisionadoFormação de professoresNarrativa autobiográficaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO texto trata de um processo investigativo de formação profissional concretizada na análise e na reflexão de uma abordagem (auto)biográfica, com duas estudantes, futuras professoras, estabelecendo-se um possível diálogo entre as narrativas elaboradas durante a Prática de Ensino Supervisionada do último semestre do curso de formação. Detalham-se e refletem-se o ser professor como caçador de sonhos em busca das melhores práticas (Marcelo, 2009b; Vaillant & Marcelo, 2015), algumas das pegadas na areia inscritas ao longo da formação inicial (Flores, 2012, 2015) e os trânsitos relacionais da e na docência, que constituem um dos fortes alicerces na formação e no desenvolvimento profissional (Day, 2001; Freitas & Galvão, 2007). Metodologicamente, o estudo assenta no paradigma qualitativo (Bogdan & Biklen, 1994), cujo objetivo principal se focaliza em compreender como é percebida a construção da identidade profissional ao longo da formação inicial de professores, tomando como referência de análise de conteúdo (Bardin, 2009) as narrativas das participantes.The text deals with an investigative process of professional formation concretized in the analysis and reflection of an autobiographical approach, with two students, future teachers, establishing a possible dialogue between the narratives elaborated in the Teaching Pratice of the last semester of the training course. We detail and reflect the be a teacher while a hunter of dreams in the search for best practices, some of the footprints in the sand during the initial training and the relational transits of and in teaching that constitute one of the strong foundations in the formation and professional development. The study is based on the qualitative research paradigm (Bogdan & Biklen, 1994), which allowed a deeper understanding of the formative experiences reported in the first person by the two students in their final reports. In this way, we try to understand how the construction of the professional identity is perceived throughout the initial formation of teachers, taking as reference the narratives of the participants.Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade do MinhoCarvalho, Maria de Lurdes Dias deMiranda, Carla Patrícia QueirósCorreia, Marta Alexandra da Silva20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/60287porCarvalho, M.L.D., Miranda, C.P.Q. & Correia, M.A.S. (2019). ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção. Revista Pro-Posições, Campinas, SP, v.30, e201700511980-624810.1590/1980-6248-2017-0051http://www.scielo.br/pdf/pp/v30/0103-7307-pp-30-e20170051.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:27.520983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção ‘Footprints in the sand’ of teachers ‘dream hunters’: two professional identities in (de) construction |
title |
‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção |
spellingShingle |
‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Identidade profissional Desenvolvimento profissional Estágio supervisionado Formação de professores Narrativa autobiográfica Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção |
title_full |
‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção |
title_fullStr |
‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção |
title_full_unstemmed |
‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção |
title_sort |
‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção |
author |
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de |
author_facet |
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Miranda, Carla Patrícia Queirós Correia, Marta Alexandra da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Carla Patrícia Queirós Correia, Marta Alexandra da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de Miranda, Carla Patrícia Queirós Correia, Marta Alexandra da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade profissional Desenvolvimento profissional Estágio supervisionado Formação de professores Narrativa autobiográfica Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Identidade profissional Desenvolvimento profissional Estágio supervisionado Formação de professores Narrativa autobiográfica Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O texto trata de um processo investigativo de formação profissional concretizada na análise e na reflexão de uma abordagem (auto)biográfica, com duas estudantes, futuras professoras, estabelecendo-se um possível diálogo entre as narrativas elaboradas durante a Prática de Ensino Supervisionada do último semestre do curso de formação. Detalham-se e refletem-se o ser professor como caçador de sonhos em busca das melhores práticas (Marcelo, 2009b; Vaillant & Marcelo, 2015), algumas das pegadas na areia inscritas ao longo da formação inicial (Flores, 2012, 2015) e os trânsitos relacionais da e na docência, que constituem um dos fortes alicerces na formação e no desenvolvimento profissional (Day, 2001; Freitas & Galvão, 2007). Metodologicamente, o estudo assenta no paradigma qualitativo (Bogdan & Biklen, 1994), cujo objetivo principal se focaliza em compreender como é percebida a construção da identidade profissional ao longo da formação inicial de professores, tomando como referência de análise de conteúdo (Bardin, 2009) as narrativas das participantes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/60287 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/60287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Carvalho, M.L.D., Miranda, C.P.Q. & Correia, M.A.S. (2019). ‘Pegadas na areia’ de professores ‘caçadores de sonhos’: duas identidades profissionais em (des)construção. Revista Pro-Posições, Campinas, SP, v.30, e20170051 1980-6248 10.1590/1980-6248-2017-0051 http://www.scielo.br/pdf/pp/v30/0103-7307-pp-30-e20170051.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132723907919872 |