Estudo de melhoria numa linha de enchimento de uma empresa do setor alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendeiro, Diogo Miguel Louro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/27683
Resumo: A melhoria contínua e a redução de custos são alguns dos objetivos das organizações. Para estes objetivos serem atingidos as empresas recorrem à implementação da filosofia Lean. Esta filosofia é apoiada através de várias ferramentas e técnicas. Para manter as empresas competitivas é necessário incentivar a inovação sistemática. Para isso, e complementando a filosofia Lean, a metodologia TRIZ (Teoria de Resolução Inventiva de Problemas) poderá auxiliar na identificação de problemas e na criação de soluções inovadoras. Esta metodologia é apoiada através de diversas ferramentas analíticas. As empresas do setor alimentar estão sujeitas a competitividade crescente, além das limitações significativas da legislação setorial. Nesta perspetiva, o estudo realizado na empresa Font Salem, que se dedica à distribuição e copacking especializado em diferentes tipos de cerveja e numa extensa variedade de refrigerantes, visou melhoria dos processos produtivos da linha de enchimento de garrafas de vidro. Devido à extensa variedade de produtos existentes, torna-se necessário eliminar desperdícios inerentes ao processo produtivo da linha, nomeadamente, a redução de tempos associados a paragens não programadas e às trocas de formato entre produtos, a redução de quebras na linha e o modo de operação e organização nos postos de trabalho a que cada operador está alocado. No âmbito do estudo foi feita uma análise inicial aos processos, foram identificados problemas e oportunidades de melhoria e desenvolvidas algumas propostas para a sua resolução. Deste modo foram utilizadas ferramentas analíticas da filosofia Lean: SMED, 5S, TPM, Normalização do trabalho, Diagrama de Ishikawa e 5 Porquês, e técnicas da metodologia TRIZ: Matriz de Idealidade e Análise Substância-Campo. A implementação de metodologias conduziu a uma redução do tempo de troca de formato no posto da enchedora de 17,5% e a uma melhoria na organização e limpeza da linha.
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