Desenvolvimento e projeto de veículo de comutação urbana de baixo custo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gonçalo Nuno Marques da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30373
Resumo: Este relatório apresenta o trabalho desenvolvido num estágio promovido pela empresa SONAE SERVIÇOS II no âmbito do seu projeto de desenvolvimento de um veículo de comutação urbana de baixo custo. Tomando a redução de custos como prioridade deste trabalho, foram aplicadas metodologias e processos para, de uma forma estruturada, se proceder à análise de custo e implementação de propostas para a sua redução, traduzindo-se numa proposta técnica de um novo conceito de veículo de baixo custo. Os trabalhos partiram de outra proposta técnica já existente e desenvolvida no âmbito de um trabalho de dissertação, desenvolvido em pareceria com a mesma empresa. Numa fase inicial, procurou-se quantificar os diferentes tipos de custos associados à definição técnica previamente desenvolvida para o veículo de comutação urbana. Esta análise passou pela quantificação dos custos de aquisição de componentes comerciais, assim como das matérias-primas e respetivos processos de transformação para os componentes específicos a fabricar e estimou-se o custo de montagem. Posteriormente realizou-se uma descrição das principais metodologias associadas ao Design to Cost (DTC) no desenvolvimento de produto. Enumeraram-se as principais etapas para a aplicação desta ferramenta, os princípios do Design for manufacturing e Design for assembly, Engenharia concorrente e ferramentas como o DashBoard, Calculadora de custos de processo e o Diagrama conceptual de montagem. Na fase seguinte estas metodologias foram aplicadas ao desenvolvimento da nova proposta de veículo de comutação urbana. Seguiu-se um processo iterativo de desenvolvimento com monitorização dos custos a cada iteração e análise de riscos/oportunidades, com o objetivo de melhorar os resultados da iteração seguinte. Na sequência deste processo iterativo, realizou-se uma proposta conceptual do veículo, sendo realizada uma descrição dos principais componentes e o seu modo de funcionamento e integração no conjunto. No final deste processo atingiu-se um valor de custo próximo do valor definido como objetivo, no âmbito da metodologia DTC, sendo este de 730 Euros, o que representa uma economia potencial de 44% relativamente à definição inicial para funcionalidades equivalentes. O conceito de veículo desenvolvido foi modelado com todos os seus componentes de forma a se traduzir numa proposta de produção a realizar no futuro. A partir desta modelação realizou-se um conjunto de simulações estruturais aos principais elementos do veículo de maneira a avaliar a sua resistência mecânica, para as principias solicitações indicadas nas normas para este tipo de veículos. Realizou-se a documentação técnica com base em desenhos de conjunto e respetiva lista de peças.
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Numa fase inicial, procurou-se quantificar os diferentes tipos de custos associados à definição técnica previamente desenvolvida para o veículo de comutação urbana. Esta análise passou pela quantificação dos custos de aquisição de componentes comerciais, assim como das matérias-primas e respetivos processos de transformação para os componentes específicos a fabricar e estimou-se o custo de montagem. Posteriormente realizou-se uma descrição das principais metodologias associadas ao Design to Cost (DTC) no desenvolvimento de produto. Enumeraram-se as principais etapas para a aplicação desta ferramenta, os princípios do Design for manufacturing e Design for assembly, Engenharia concorrente e ferramentas como o DashBoard, Calculadora de custos de processo e o Diagrama conceptual de montagem. Na fase seguinte estas metodologias foram aplicadas ao desenvolvimento da nova proposta de veículo de comutação urbana. Seguiu-se um processo iterativo de desenvolvimento com monitorização dos custos a cada iteração e análise de riscos/oportunidades, com o objetivo de melhorar os resultados da iteração seguinte. Na sequência deste processo iterativo, realizou-se uma proposta conceptual do veículo, sendo realizada uma descrição dos principais componentes e o seu modo de funcionamento e integração no conjunto. No final deste processo atingiu-se um valor de custo próximo do valor definido como objetivo, no âmbito da metodologia DTC, sendo este de 730 Euros, o que representa uma economia potencial de 44% relativamente à definição inicial para funcionalidades equivalentes. O conceito de veículo desenvolvido foi modelado com todos os seus componentes de forma a se traduzir numa proposta de produção a realizar no futuro. A partir desta modelação realizou-se um conjunto de simulações estruturais aos principais elementos do veículo de maneira a avaliar a sua resistência mecânica, para as principias solicitações indicadas nas normas para este tipo de veículos. Realizou-se a documentação técnica com base em desenhos de conjunto e respetiva lista de peças.This report, covers the work performed during an internship promoted by SONAE SERVIÇOS II in the scope of its project for designing a low-cost urban commute vehicle. Setting cost reduction as the priority of this work, methodologies and processes were applied to analyzing costs and pro-posing solutions for its reduction, in a structured manner, resulting, in the end, in a technical proposal of a new concept of a low-cost vehicle. The work started from an already existing technical proposal done in the scope of a dissertation work partnered with the same enterprise. In the beginning, were quantified the different kind of costs associated with that proposal. This analysis consisted in quantifying the cost related to the acquisition of the commercial components, as well as the cost materials and technological processes associated with the specifically manufactured parts and assembly costs. Afterwards, the main Design to Cost (DTC) methodologies were described in the context of the product yet to be developed. The main stages of the application of this tool are enurerated along with the principles of Design for Manufacturing and Design for Assembly, Concurrent Engineering and other tools like the Dashboard, Process cost calculator and the Assembly Conceptual Diagram. In the next phase, these methodologies were applied to the development of a new proposal for the urban commute vehicle, followed by an iterative process of development with cost monitoring at each iteration an analysis of risks/opportunities, aiming to improve the results in the following iteration. In the sequence of this iterative process, it was made a conceptual proposal for the vehicle, describing all the main components, as well as the functioning of its functional systems and their integration on the whole. In the end of this process, it was reached a value close to the one set as the target, regarding the DTC methodology. This value was 730 Euros, which represents a potential saving of 44% over the initial definition, for equivalent functionalities. A model of this concept was made with all its components as to make the future production proposal. From this model, a set of structural simulations was run on the main elements of the vehicle to evaluate their mechanical resistance to the loads referenced in the norms for this kind of vehicle. In the aftermath, the technical documents were made, based on assembly drawings and their respective list of parts.2021-01-26T14:04:25Z2019-12-18T00:00:00Z2019-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30373porSilva, Gonçalo Nuno Marques dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:58:42Zoai:ria.ua.pt:10773/30373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:29.826899Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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