Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação Partilhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Joana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Sofia, Ferreira, Paula, Veiga Simão, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/62597
Resumo: A regulação partilhada é um elemento essencial na aprendizagem colaborativa e os trabalhos de grupo representam boas oportunidades para que o indivíduo possa desenvolver competências autorregulatórias por meio de interações com os outros. O presente estudo procurou compreender de que forma os alunos percecionam a regulação partilhada em trabalhos de grupo e como se apoiam enquanto equipa na regulação das tarefas e na resolução de problemas. Participaram do estudo 251 alunos de 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. Os resultados mostraram que os alunos identificam facilitadores e não facilitadores na regulação partilhada da tarefa, tendo o suporte do grupo um papel relevante como facilitador. Discutem-se implicações práticas assim como as limitações do estudo.
id RCAP_fbd6e8935355d42448c1c20898ba9e9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/62597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação PartilhadaCollaborative Working in Primary School: Perceived Support and Shared RegulationAprendizagemEstratégia da aprendizagemTrabalho de grupoResolução de problemasA regulação partilhada é um elemento essencial na aprendizagem colaborativa e os trabalhos de grupo representam boas oportunidades para que o indivíduo possa desenvolver competências autorregulatórias por meio de interações com os outros. O presente estudo procurou compreender de que forma os alunos percecionam a regulação partilhada em trabalhos de grupo e como se apoiam enquanto equipa na regulação das tarefas e na resolução de problemas. Participaram do estudo 251 alunos de 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. Os resultados mostraram que os alunos identificam facilitadores e não facilitadores na regulação partilhada da tarefa, tendo o suporte do grupo um papel relevante como facilitador. Discutem-se implicações práticas assim como as limitações do estudo.Fundação Carlos ChagasRepositório da Universidade de LisboaMarques, JoanaOliveira, SofiaFerreira, PaulaVeiga Simão, Ana2024-02-13T19:50:19Z20192024-02-01T11:56:03Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62597porMarques, J., Oliveira, S., Ferreira, P. C., & Veiga-Simão, A. M. (2019). Trabalho colaborativo no 1° ciclo: Suporte percebido e regulação partilhada. Cadernos de Pesquisa, 49(171), 204-223. https://doi.org/10.1590/1980531452870100-1574cv-prod-24722510.1590/198053145287info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-19T01:18:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:53.085293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação Partilhada
Collaborative Working in Primary School: Perceived Support and Shared Regulation
title Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação Partilhada
spellingShingle Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação Partilhada
Marques, Joana
Aprendizagem
Estratégia da aprendizagem
Trabalho de grupo
Resolução de problemas
title_short Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação Partilhada
title_full Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação Partilhada
title_fullStr Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação Partilhada
title_full_unstemmed Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação Partilhada
title_sort Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação Partilhada
author Marques, Joana
author_facet Marques, Joana
Oliveira, Sofia
Ferreira, Paula
Veiga Simão, Ana
author_role author
author2 Oliveira, Sofia
Ferreira, Paula
Veiga Simão, Ana
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Joana
Oliveira, Sofia
Ferreira, Paula
Veiga Simão, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Estratégia da aprendizagem
Trabalho de grupo
Resolução de problemas
topic Aprendizagem
Estratégia da aprendizagem
Trabalho de grupo
Resolução de problemas
description A regulação partilhada é um elemento essencial na aprendizagem colaborativa e os trabalhos de grupo representam boas oportunidades para que o indivíduo possa desenvolver competências autorregulatórias por meio de interações com os outros. O presente estudo procurou compreender de que forma os alunos percecionam a regulação partilhada em trabalhos de grupo e como se apoiam enquanto equipa na regulação das tarefas e na resolução de problemas. Participaram do estudo 251 alunos de 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. Os resultados mostraram que os alunos identificam facilitadores e não facilitadores na regulação partilhada da tarefa, tendo o suporte do grupo um papel relevante como facilitador. Discutem-se implicações práticas assim como as limitações do estudo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2024-02-13T19:50:19Z
2024-02-01T11:56:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/62597
url http://hdl.handle.net/10451/62597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Marques, J., Oliveira, S., Ferreira, P. C., & Veiga-Simão, A. M. (2019). Trabalho colaborativo no 1° ciclo: Suporte percebido e regulação partilhada. Cadernos de Pesquisa, 49(171), 204-223. https://doi.org/10.1590/198053145287
0100-1574
cv-prod-247225
10.1590/198053145287
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137439245139968