Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação Partilhada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/62597 |
Resumo: | A regulação partilhada é um elemento essencial na aprendizagem colaborativa e os trabalhos de grupo representam boas oportunidades para que o indivíduo possa desenvolver competências autorregulatórias por meio de interações com os outros. O presente estudo procurou compreender de que forma os alunos percecionam a regulação partilhada em trabalhos de grupo e como se apoiam enquanto equipa na regulação das tarefas e na resolução de problemas. Participaram do estudo 251 alunos de 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. Os resultados mostraram que os alunos identificam facilitadores e não facilitadores na regulação partilhada da tarefa, tendo o suporte do grupo um papel relevante como facilitador. Discutem-se implicações práticas assim como as limitações do estudo. |
id |
RCAP_fbd6e8935355d42448c1c20898ba9e9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/62597 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação PartilhadaCollaborative Working in Primary School: Perceived Support and Shared RegulationAprendizagemEstratégia da aprendizagemTrabalho de grupoResolução de problemasA regulação partilhada é um elemento essencial na aprendizagem colaborativa e os trabalhos de grupo representam boas oportunidades para que o indivíduo possa desenvolver competências autorregulatórias por meio de interações com os outros. O presente estudo procurou compreender de que forma os alunos percecionam a regulação partilhada em trabalhos de grupo e como se apoiam enquanto equipa na regulação das tarefas e na resolução de problemas. Participaram do estudo 251 alunos de 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. Os resultados mostraram que os alunos identificam facilitadores e não facilitadores na regulação partilhada da tarefa, tendo o suporte do grupo um papel relevante como facilitador. Discutem-se implicações práticas assim como as limitações do estudo.Fundação Carlos ChagasRepositório da Universidade de LisboaMarques, JoanaOliveira, SofiaFerreira, PaulaVeiga Simão, Ana2024-02-13T19:50:19Z20192024-02-01T11:56:03Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62597porMarques, J., Oliveira, S., Ferreira, P. C., & Veiga-Simão, A. M. (2019). Trabalho colaborativo no 1° ciclo: Suporte percebido e regulação partilhada. Cadernos de Pesquisa, 49(171), 204-223. https://doi.org/10.1590/1980531452870100-1574cv-prod-24722510.1590/198053145287info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-19T01:18:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:53.085293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação Partilhada Collaborative Working in Primary School: Perceived Support and Shared Regulation |
title |
Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação Partilhada |
spellingShingle |
Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação Partilhada Marques, Joana Aprendizagem Estratégia da aprendizagem Trabalho de grupo Resolução de problemas |
title_short |
Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação Partilhada |
title_full |
Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação Partilhada |
title_fullStr |
Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação Partilhada |
title_full_unstemmed |
Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação Partilhada |
title_sort |
Trabalho Colaborativo no 1º Ciclo: Suporte Percebido e Regulação Partilhada |
author |
Marques, Joana |
author_facet |
Marques, Joana Oliveira, Sofia Ferreira, Paula Veiga Simão, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Sofia Ferreira, Paula Veiga Simão, Ana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Joana Oliveira, Sofia Ferreira, Paula Veiga Simão, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Estratégia da aprendizagem Trabalho de grupo Resolução de problemas |
topic |
Aprendizagem Estratégia da aprendizagem Trabalho de grupo Resolução de problemas |
description |
A regulação partilhada é um elemento essencial na aprendizagem colaborativa e os trabalhos de grupo representam boas oportunidades para que o indivíduo possa desenvolver competências autorregulatórias por meio de interações com os outros. O presente estudo procurou compreender de que forma os alunos percecionam a regulação partilhada em trabalhos de grupo e como se apoiam enquanto equipa na regulação das tarefas e na resolução de problemas. Participaram do estudo 251 alunos de 3º e 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. Os resultados mostraram que os alunos identificam facilitadores e não facilitadores na regulação partilhada da tarefa, tendo o suporte do grupo um papel relevante como facilitador. Discutem-se implicações práticas assim como as limitações do estudo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2024-02-13T19:50:19Z 2024-02-01T11:56:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/62597 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/62597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Marques, J., Oliveira, S., Ferreira, P. C., & Veiga-Simão, A. M. (2019). Trabalho colaborativo no 1° ciclo: Suporte percebido e regulação partilhada. Cadernos de Pesquisa, 49(171), 204-223. https://doi.org/10.1590/198053145287 0100-1574 cv-prod-247225 10.1590/198053145287 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137439245139968 |