Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palheiro, Diana Andrade
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/48949
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_fbdc3ed4754189667883efc648682a8b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/48949
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicaçãoDesenhoPercepção visualCriatividadeArte - Estudo e ensinoRelatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente relatório é o resultado da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais. O projeto pedagógico foi implementado durante o segundo semestre do ano letivo de 2019/2020, na turma de 11.º ano do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais, na disciplina de Desenho A. Uma particularidade importante nesta intervenção é que foi realizada em cooperação com a colega de licenciatura e mestrado, Teresa Vale. Planeada de forma a que as temáticas, objetivos e atividades se complementassem e enriquecessem o contributo pedagógico que poderíamos dar a estes alunos. A intervenção conciliou duas vertentes do desenho de observação, o desenho rigoroso e o desenho expressivo. Enquanto a colega foca a sua investigação no papel da perceção visual no desenho rigoroso, a parte do projeto aqui apresentada incide na importância da exploração do desenho intuitivo e livre. Particularmente através de exercícios de desenho gestual, desenho cego e ilustração. Como o título da dissertação indica, nesta investigação tentamos perceber como é que explorar estas modalidade livres do desenho pode ajudar os alunos a adquirir conhecimento sobre o mundo, a auto descobrirem-se, a transmitir e partilhar novas ideias entre si. As duas vertentes que compõem esta investigação expressaram a nossa vontade de, num curto período de tempo, facilitar um conjunto de aprendizagens mais completas e variadas. Esperamos ter conseguido dar a conhecer as potencialidades do desenho como ferramenta de assimilação do mundo e exteriorização do “eu”, ao mesmo tempo que ajudando estes alunos a melhorar e solidificar as suas capacidades no desenho.The presente paper is the result of Supervised Teaching Practice, within the scope of the Master’s in Teaching of Visual Arts. The pedagogical project was implemented during the second semester of the academic year of 2019/2020, in the 11th year class of the Scientific-Humanistic of Visual Arts Course, in the discipline of Drawing A. An important feature of this intervention is that it was carried out in cooperation with my colleague of undergraduate and master's degree, Teresa Vale. Planned in a way that the themes, objectives and activities complemented and enriched the pedagogical contribution that we could provide to these students. The intervention reconciled two aspects of observation drawing, rigorous drawing and expressive drawing. While my colleague focused her research on the role of visual perception in rigorous drawing, this part of the project focuses on the importance of exploring intuitive and free drawing. Particularly through exercises in gesture drawing, blind drawing and illustration. As the title of the dissertation indicates, in this investigation we tried to understand how exploring these free forms of drawing could help the students to acquire knowledge about the world, to discover themselves, to transmit and share new ideas with each other. The two aspects that make up this investigation expressed our will, to in a short period of time, facilitate a set of more complete and varied learning. We hope to have succeeded in showing the potential of drawing as a tool for assimilating the world and externalizing the “me”, while at the same time helping these students to improve and solidify their drawing skills.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaPalheiro, Diana Andrade2021-07-15T10:47:02Z20202020-12-022020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48949porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:40.692686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicação
title Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicação
spellingShingle Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicação
Palheiro, Diana Andrade
Desenho
Percepção visual
Criatividade
Arte - Estudo e ensino
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicação
title_full Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicação
title_fullStr Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicação
title_full_unstemmed Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicação
title_sort Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicação
author Palheiro, Diana Andrade
author_facet Palheiro, Diana Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palaré, Odete Rodrigues, 1971-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Palheiro, Diana Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Percepção visual
Criatividade
Arte - Estudo e ensino
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenho
Percepção visual
Criatividade
Arte - Estudo e ensino
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-12-02
2020-01-01T00:00:00Z
2021-07-15T10:47:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/48949
url http://hdl.handle.net/10451/48949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134555548942336