Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/48949 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
id |
RCAP_fbdc3ed4754189667883efc648682a8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/48949 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicaçãoDesenhoPercepção visualCriatividadeArte - Estudo e ensinoRelatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente relatório é o resultado da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais. O projeto pedagógico foi implementado durante o segundo semestre do ano letivo de 2019/2020, na turma de 11.º ano do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais, na disciplina de Desenho A. Uma particularidade importante nesta intervenção é que foi realizada em cooperação com a colega de licenciatura e mestrado, Teresa Vale. Planeada de forma a que as temáticas, objetivos e atividades se complementassem e enriquecessem o contributo pedagógico que poderíamos dar a estes alunos. A intervenção conciliou duas vertentes do desenho de observação, o desenho rigoroso e o desenho expressivo. Enquanto a colega foca a sua investigação no papel da perceção visual no desenho rigoroso, a parte do projeto aqui apresentada incide na importância da exploração do desenho intuitivo e livre. Particularmente através de exercícios de desenho gestual, desenho cego e ilustração. Como o título da dissertação indica, nesta investigação tentamos perceber como é que explorar estas modalidade livres do desenho pode ajudar os alunos a adquirir conhecimento sobre o mundo, a auto descobrirem-se, a transmitir e partilhar novas ideias entre si. As duas vertentes que compõem esta investigação expressaram a nossa vontade de, num curto período de tempo, facilitar um conjunto de aprendizagens mais completas e variadas. Esperamos ter conseguido dar a conhecer as potencialidades do desenho como ferramenta de assimilação do mundo e exteriorização do “eu”, ao mesmo tempo que ajudando estes alunos a melhorar e solidificar as suas capacidades no desenho.The presente paper is the result of Supervised Teaching Practice, within the scope of the Master’s in Teaching of Visual Arts. The pedagogical project was implemented during the second semester of the academic year of 2019/2020, in the 11th year class of the Scientific-Humanistic of Visual Arts Course, in the discipline of Drawing A. An important feature of this intervention is that it was carried out in cooperation with my colleague of undergraduate and master's degree, Teresa Vale. Planned in a way that the themes, objectives and activities complemented and enriched the pedagogical contribution that we could provide to these students. The intervention reconciled two aspects of observation drawing, rigorous drawing and expressive drawing. While my colleague focused her research on the role of visual perception in rigorous drawing, this part of the project focuses on the importance of exploring intuitive and free drawing. Particularly through exercises in gesture drawing, blind drawing and illustration. As the title of the dissertation indicates, in this investigation we tried to understand how exploring these free forms of drawing could help the students to acquire knowledge about the world, to discover themselves, to transmit and share new ideas with each other. The two aspects that make up this investigation expressed our will, to in a short period of time, facilitate a set of more complete and varied learning. We hope to have succeeded in showing the potential of drawing as a tool for assimilating the world and externalizing the “me”, while at the same time helping these students to improve and solidify their drawing skills.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaPalheiro, Diana Andrade2021-07-15T10:47:02Z20202020-12-022020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48949porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:40.692686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicação |
title |
Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicação |
spellingShingle |
Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicação Palheiro, Diana Andrade Desenho Percepção visual Criatividade Arte - Estudo e ensino Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicação |
title_full |
Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicação |
title_fullStr |
Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicação |
title_full_unstemmed |
Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicação |
title_sort |
Descobrir e redescobrir : o desenho como instrumento de conhecimento e comunicação |
author |
Palheiro, Diana Andrade |
author_facet |
Palheiro, Diana Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palaré, Odete Rodrigues, 1971- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palheiro, Diana Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Percepção visual Criatividade Arte - Estudo e ensino Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Desenho Percepção visual Criatividade Arte - Estudo e ensino Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-12-02 2020-01-01T00:00:00Z 2021-07-15T10:47:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/48949 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/48949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134555548942336 |