Dieter Henrich, leitor de Kant: sobre o fato legitimador na dedução transcendental das categorias.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/713 |
Resumo: | Este artigo reconstrói os momentos principais dos trabalhos de Dieter Henrich sobre a fi losofi a teórica de Immanuel Kant. Henrich procura esclarecer e recuperar os fundamentos da teoria do conhecimento de Kant, dos quais seus seguidores teriam se distanciado, a partir da análise da dedução transcendental das categorias. De início, Henrich investiga a estrutura da prova na dedução, comparando a primeira e a segunda edição da Crítica da Razão Pura. Em seguida, Henrich investiga no argumento kantiano a relação entre o princípio de identidade da consciência de si, por um lado, e objetividade, por outro. Por fi m, estendendo a comparação à Crítica da Razão Prática, Henrich elucida o programa e a metodologia na dedução, mostrando como o “fato” legitimador se torna o elemento fundamental. |
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Dieter Henrich, leitor de Kant: sobre o fato legitimador na dedução transcendental das categorias.Immanuel KantDieter HenrichDedução transcendentallConsciência de SiObjetividadeFatoTranscendental deductionSelf-consciousnessObjectivityFactEste artigo reconstrói os momentos principais dos trabalhos de Dieter Henrich sobre a fi losofi a teórica de Immanuel Kant. Henrich procura esclarecer e recuperar os fundamentos da teoria do conhecimento de Kant, dos quais seus seguidores teriam se distanciado, a partir da análise da dedução transcendental das categorias. De início, Henrich investiga a estrutura da prova na dedução, comparando a primeira e a segunda edição da Crítica da Razão Pura. Em seguida, Henrich investiga no argumento kantiano a relação entre o princípio de identidade da consciência de si, por um lado, e objetividade, por outro. Por fi m, estendendo a comparação à Crítica da Razão Prática, Henrich elucida o programa e a metodologia na dedução, mostrando como o “fato” legitimador se torna o elemento fundamental.This article reconstructs the principal moments of Dieter Henrich’s work on Immanuel Kant’s theoretical philosophy. Henrich tries to clarify and recover the foundations of Kant’s theory of knowledge, from which his followers would have taken distance, based on the analysis of the “transcendental deduction of categories”. Firstly, Henrich investigates the proof structure in the deduction, comparing the fi rst and the second edition of the Critique of Pure Reason. Secondly, he investigates, inside Kantian argument, the relationship between the identity principle of self-consciousness and objectivity. Finally, extending the comparison to the Critique of Practical Reason, Henrich elucidates the program and methodology of deduction, showing how the legitimating fact becomes the fundamental element.2013-10-14T13:59:05Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/713porKlotz, ChristianSckell, Soraya Nourinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:58ZPortal AgregadorONG |
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Este artigo reconstrói os momentos principais dos trabalhos de Dieter Henrich sobre a fi losofi a teórica de Immanuel Kant. Henrich procura esclarecer e recuperar os fundamentos da teoria do conhecimento de Kant, dos quais seus seguidores teriam se distanciado, a partir da análise da dedução transcendental das categorias. De início, Henrich investiga a estrutura da prova na dedução, comparando a primeira e a segunda edição da Crítica da Razão Pura. Em seguida, Henrich investiga no argumento kantiano a relação entre o princípio de identidade da consciência de si, por um lado, e objetividade, por outro. Por fi m, estendendo a comparação à Crítica da Razão Prática, Henrich elucida o programa e a metodologia na dedução, mostrando como o “fato” legitimador se torna o elemento fundamental. |
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