A implementação de aulas abertas na disciplina de formação musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9390 |
Resumo: | Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música |
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A implementação de aulas abertas na disciplina de formação musicalAulas abertasObservação de aulasCurrículo integradoEnsino interdisciplinarOpen lessonsClassroom observationIntegrated curriculumInterdisciplinary teachingRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I (Prática Pedagógica) - O estágio descrito neste relatório realizou-se na Academia de Música de Costa Cabral, durante o ano letivo de 2017/2018. Neste contexto, foram lecionadas três turmas de ciclos de ensino diferentes: uma turma de Iniciação Musical, uma de 4º grau e uma de 6º grau. No início do ano letivo foram elaborados planos anuais e trimestrais para cada uma das turmas, de forma a programar os objetivos que teriam de ser atingidos para cada grau e o repertório que seria utilizado. Também foram realizados planos específicos para cada uma das aulas que incluíam as atividades a ser implementadas e os recursos que seriam necessários. Ao longo do ano foram gravadas três aulas em cada uma das turmas. A observação e análise da minha prática pedagógica, bem como o feedback que fui recebendo do professor de Didática do Ensino Especializado, permitiram-me refletir sobre vários aspetos a melhorar. A maior parte desses aspetos tem a ver com a gestão do ritmo e da energia da aula, o feedback, a clareza e a rapidez das instruções, entre outros. Apesar de ter sido feito um esforço no sentido de melhorar a minha prática pedagógica ao longo do ano, não foi possível mudar todos os aspetos apontados. Ainda assim, esta reflexão será muito útil para planear de forma diferente os próximos anos letivos e, sobretudo, para continuar a melhorar ao longo da minha atividade enquanto docente.Resumo II (Investigação) - O tema deste projeto de investigação surgiu ao identificar que havia perspetivas divergentes por parte de pais de alunos e professores de Instrumento relativamente à disciplina de Formação Musical (FM). Assim, este estudo exploratório procurou perceber que impacto teria a realização de aulas abertas na disciplina de FM na mudança das perspetivas de pais e professores de Instrumento sobre a disciplina, e perceber também quaisquer outras vantagens ou problemas associados à prática de aulas abertas. Para a realização desta investigação foram implementadas aulas abertas de FM em três turmas – tendo sido recolhidos dados através do registo da afluência de pais e professores de Instrumento, de notas de campo, de comentários e entrevistas a pais que participaram – e foram entrevistados sete professores de FM. A partir da análise desses dados foi possível perceber que a realização de aulas abertas na disciplina de FM reduz as divergências de perspetivas dos pais, professores de Instrumento e professores de FM relativamente à disciplina. Constatou-se que as aulas abertas de FM podem assumir papéis diferentes e que são uma opção mais comum ao trabalhar com graus iniciais da aprendizagem. Foi possível perceber ainda que podem surgir algumas dificuldades na implementação deste tipo de aulas, principalmente relacionadas com falta de disponibilidade por parte dos pais e dos professores de Instrumento.Abstract I (Teaching) - The internship presented in this report was held at the Academia de Música de Costa Cabral during the 2017/2018 school year. In this context, three classes of different teaching cycles were taught: a Iniciação Musical class, a 4º grau class and a 6º grau class. At the beginning of the school year, annual and trimestral plans were designed for each of the classes, in order to plan the learning goals that would have to be reached for each grade and the repertoire that would be used. Specific teaching plans were also made for each of the lessons; these included the activities which would be implemented and the resources that would be needed. Throughout the year, three lessons were video recorded in each of the classes. The observation and analysis of my teaching practice, as well as the feedback I received from the teacher of Didactics for Professional Music Training Teachers, allowed me to review and reflect on several aspects which I can improve. The majority of these aspects have to do with managing the pace and attention of the class, feedback, clarity and quickness of instruction, among others. Although an effort was made to improve my teaching practice throughout the year, it was not possible to change all the mentioned aspects. Still, this reflection will be very useful to plan differently the future school years and, above all, to continue to improve throughout my activity as a teacher.Abstract II (Research) - The subject of this research project came from identifying diverse perspectives of students’ parents and Instrument teachers on the Formação Musical (FM) subject. Thus, this exploratory study sought to understand the impact of open lessons in the FM subject in changing the perspectives of parents and Instrument teachers on the subject, as well as to find other advantages or problems associated with the implementation of open lessons. In order to carry out this research, open FM lessons were implemented in three classes - with data being collected through the record of the attendance of parents and Instrument teachers, field notes, comments and interviews with parents who participated - and seven FM teachers were interviewed. From the analysis of this data it was possible to conclude that the implementation of open lessons in the subject of FM reduces the distance between the views of parents, Instrument teacher and FM teachers concerning the subject. It was found that open FM lessons can take on different shapes and are more frequently implemented in the first grades. It was also noted that some difficulties in its implementation come from the lack of availability from the parents and the Instrument teachers to attend this kind of lessons.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaCardoso, FranciscoRCIPLSilva, Ana Catarina Gonçalves Teixeira da2019-02-01T16:34:13Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9390TID:202163288porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:58.339386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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