Resistência à fadiga em misturas betuminosas para pavimentos rodoviários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/16382 |
Resumo: | Perante as cargas do tráfego, as camadas betuminosas dos pavimentos rodoviários estão sujeitas a um estado de tracção na sua base. A passagem repetida das cargas do tráfego provoca um fenómeno de fadiga das misturas betuminosas que origina o fendilhamento das misturas betuminosas e consequentemente dos pavimentos, afigurando-se este como a principal degradação que ocorre nos pavimentos. Desde os anos 60 que o fendilhamento dos pavimentos tem vindo a ser estudado tendo-se desenvolvido inúmeros ensaios para a sua avaliação. Dentre os mais conhecidos encontram-se o ensaio de flexão em quatro pontos sobre vigas prismáticas e o ensaio de tracção indirecta por compressão diametral em provetes cilíndricos. A análise dos resultados destes ensaios relaciona o nível de extensão ou tensão instalada no provete com o número de ciclos de carga que provoca a sua rotura. Este artigo apresenta a forma como a resistência à fadiga das misturas betuminosas é avaliada e considerada no dimensionamento de pavimentos e as tentativas para redução do tempo de ensaio. |
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