Jogando e aprendendo: uma experiência na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimundo, Catarina Dias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21455
Resumo: A presente experiência teve como principal objetivo identificar de que modo o jogo pode facilitar a aprendizagem de conteúdos e promover o raciocínio matemático nas crianças do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, mais precisamente, do 3º ano de escolaridade. Neste sentido, foram formuladas as seguintes questões de investigação: Q1) Quais as estratégias utilizadas pelos anos de 1.º Ciclo do Ensino Básico perante os jogos de lógica?; Q2) Quais as conexões estabelecidas entre a Matemática e outras áreas de conhecimento através do jogo?; Q3) Como se pode integrar os jogos no ensino numa perspetiva transversal? A metodologia investigativa adotada enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa, de cariz interpretativo, descritivo e num design de “estudo de caso”, que foi esta experiência. A recolha de dados teve como instrumentos os registos fotográfico e videográfico obtidos no decorrer dos jogos e as minhas notas de campo. Os resultados obtidos sugerem que alguns alunos demonstraram alguma dificuldade inicial, mas que com o avançar dos jogos, alguns conseguiram evoluir significativamente. Os resultados também demonstraram que é possível estabelecer conexões entre a Matemática e outras áreas de conhecimento através do jogo, e que é possível a integração dos jogos no ensino numa perspetiva transversal
id RCAP_fc0fbd0ef2a0ac09274abed04383fe30
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21455
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jogando e aprendendo: uma experiência na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoEnsino da matemáticaEnsino pré-escolarEnsino básico 1º cicloEstrategias de aprendizagemJogos educativos - MatemáticaActividades de aprendizagemA presente experiência teve como principal objetivo identificar de que modo o jogo pode facilitar a aprendizagem de conteúdos e promover o raciocínio matemático nas crianças do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, mais precisamente, do 3º ano de escolaridade. Neste sentido, foram formuladas as seguintes questões de investigação: Q1) Quais as estratégias utilizadas pelos anos de 1.º Ciclo do Ensino Básico perante os jogos de lógica?; Q2) Quais as conexões estabelecidas entre a Matemática e outras áreas de conhecimento através do jogo?; Q3) Como se pode integrar os jogos no ensino numa perspetiva transversal? A metodologia investigativa adotada enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa, de cariz interpretativo, descritivo e num design de “estudo de caso”, que foi esta experiência. A recolha de dados teve como instrumentos os registos fotográfico e videográfico obtidos no decorrer dos jogos e as minhas notas de campo. Os resultados obtidos sugerem que alguns alunos demonstraram alguma dificuldade inicial, mas que com o avançar dos jogos, alguns conseguiram evoluir significativamente. Os resultados também demonstraram que é possível estabelecer conexões entre a Matemática e outras áreas de conhecimento através do jogo, e que é possível a integração dos jogos no ensino numa perspetiva transversalThe present experiment aimed to identify how can games facilitate the learning of content and promote mathematical thinking in children of pre-school education and the 1st cycle, more precisely, the 3rd grade. In this regard, the following research questions were formulated: Q1) What are the strategies used by years of 1st cycle of basic education in logic games?; Q2) What are the connections established between Mathematic and other fields of knowledge through the game?; Q3) How can games be integrated in teaching as a transversal perspective? The investigative methodology is part of a qualitative approach, interpretive nature, descriptive and a design "case study", which was this experience. The data were collected through photographic and videographic records obtained during the games and field notes produced by the researcher. The results suggest that some students have shown some initial difficulty, but with the advance of the games, some have managed to evolve significantly. The results also demonstrated that it is possible to establish connections between mathematics and other fields of knowledge through the game, and it is possible to integration games in teaching as transversal perspective.Universidade de Aveiro2018-01-16T11:00:37Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21455TID:201569345porRaimundo, Catarina Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:16Zoai:ria.ua.pt:10773/21455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:58.074656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogando e aprendendo: uma experiência na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title Jogando e aprendendo: uma experiência na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Jogando e aprendendo: uma experiência na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Raimundo, Catarina Dias
Ensino da matemática
Ensino pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Estrategias de aprendizagem
Jogos educativos - Matemática
Actividades de aprendizagem
title_short Jogando e aprendendo: uma experiência na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full Jogando e aprendendo: uma experiência na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Jogando e aprendendo: uma experiência na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Jogando e aprendendo: uma experiência na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Jogando e aprendendo: uma experiência na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
author Raimundo, Catarina Dias
author_facet Raimundo, Catarina Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raimundo, Catarina Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Ensino pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Estrategias de aprendizagem
Jogos educativos - Matemática
Actividades de aprendizagem
topic Ensino da matemática
Ensino pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Estrategias de aprendizagem
Jogos educativos - Matemática
Actividades de aprendizagem
description A presente experiência teve como principal objetivo identificar de que modo o jogo pode facilitar a aprendizagem de conteúdos e promover o raciocínio matemático nas crianças do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, mais precisamente, do 3º ano de escolaridade. Neste sentido, foram formuladas as seguintes questões de investigação: Q1) Quais as estratégias utilizadas pelos anos de 1.º Ciclo do Ensino Básico perante os jogos de lógica?; Q2) Quais as conexões estabelecidas entre a Matemática e outras áreas de conhecimento através do jogo?; Q3) Como se pode integrar os jogos no ensino numa perspetiva transversal? A metodologia investigativa adotada enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa, de cariz interpretativo, descritivo e num design de “estudo de caso”, que foi esta experiência. A recolha de dados teve como instrumentos os registos fotográfico e videográfico obtidos no decorrer dos jogos e as minhas notas de campo. Os resultados obtidos sugerem que alguns alunos demonstraram alguma dificuldade inicial, mas que com o avançar dos jogos, alguns conseguiram evoluir significativamente. Os resultados também demonstraram que é possível estabelecer conexões entre a Matemática e outras áreas de conhecimento através do jogo, e que é possível a integração dos jogos no ensino numa perspetiva transversal
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2018-01-16T11:00:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21455
TID:201569345
url http://hdl.handle.net/10773/21455
identifier_str_mv TID:201569345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137612975308800