A filosofia da qualidade total aplicada a uma empresa do sector alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canalis, Andrea
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4555
Resumo: Mestrado em Controlo de Gestão e dos Negócios
id RCAP_fc21daf843c85e17a4e9608a524647f1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4555
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A filosofia da qualidade total aplicada a uma empresa do sector alimentarQualidade totalVantagem competitivaConformidadeExcelênciaSatisfação dos clientesTotal qualityCompetitivenessConformityExcellenceCustomers’ satisfactionMestrado em Controlo de Gestão e dos NegóciosA presente dissertação tem como objetivo abordar a filosofia da qualidade total. A palavra qualidade e a suas implicações dentro de uma organização têm evoluído significativamente nos últimos anos. Parte desta evolução é consequência da abertura dos mercados e a alta competitividade com a globalização como estandarte. A qualidade deixou de ser exclusivamente uma responsabilidade do departamento de produção para ser um compromisso por parte de toda a organização. Atualmente, a qualidade é considerada como uma arma poderosa para melhorar a competitividade das empresas e garantir o posicionamento nos mercados. Definir qualidade não é uma tarefa fácil, e existem várias definições para este tema. Diferentes autores coincidem em destacar como conceitos relevantes para a definição de qualidade: as características do produto e/ou serviço e as suas capacidades de satisfazer as exigências e necessidades dos clientes. Cabe à organização encontrar a sua própria definição de qualidade e, como desafio, aos gestores de topo promover a qualidade nos diferentes departamentos, tendo sempre presente que, além de ser um fator crítico, a qualidade é uma vantagem competitiva e parte de uma visão a longo prazo.The goal of this thesis is to introduce the total quality philosophy The meaning of quality and its impact inside the organizations has been changed quiet faster in the last years. The opening of the markets as a result of globalization is responsible for this revolution where higher and stronger competitiveness are part of the game.Quality is not any more just a concern of the production department; it has become a compromise of the entire organization. Today quality is considered a strong weapon to ensure the competitiveness of the companies and a solid place in the markets. To define the concept of quality is not an easy task as there are a lot of definitions available. However, most of the specialists in the matters highlight two important characteristics that the concept should encompass: the specifications of the product or service and the ability to satisfy the customers’ needs. Each organization needs to find and adopt the concept of quality that best fits with them. Although this is not the only challenge companies have as managers should promote the total quality philosophy around the organization and remember, in their daily work that quality is not only an “x factor” but it is also a competitive edge part of a long term vision.Justino, Maria do Rosário FernandesRCIPLCanalis, Andrea2015-05-19T11:18:57Z2014-102014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4555porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:57.710358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A filosofia da qualidade total aplicada a uma empresa do sector alimentar
title A filosofia da qualidade total aplicada a uma empresa do sector alimentar
spellingShingle A filosofia da qualidade total aplicada a uma empresa do sector alimentar
Canalis, Andrea
Qualidade total
Vantagem competitiva
Conformidade
Excelência
Satisfação dos clientes
Total quality
Competitiveness
Conformity
Excellence
Customers’ satisfaction
title_short A filosofia da qualidade total aplicada a uma empresa do sector alimentar
title_full A filosofia da qualidade total aplicada a uma empresa do sector alimentar
title_fullStr A filosofia da qualidade total aplicada a uma empresa do sector alimentar
title_full_unstemmed A filosofia da qualidade total aplicada a uma empresa do sector alimentar
title_sort A filosofia da qualidade total aplicada a uma empresa do sector alimentar
author Canalis, Andrea
author_facet Canalis, Andrea
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Justino, Maria do Rosário Fernandes
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Canalis, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade total
Vantagem competitiva
Conformidade
Excelência
Satisfação dos clientes
Total quality
Competitiveness
Conformity
Excellence
Customers’ satisfaction
topic Qualidade total
Vantagem competitiva
Conformidade
Excelência
Satisfação dos clientes
Total quality
Competitiveness
Conformity
Excellence
Customers’ satisfaction
description Mestrado em Controlo de Gestão e dos Negócios
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
2014-10-01T00:00:00Z
2015-05-19T11:18:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4555
url http://hdl.handle.net/10400.21/4555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133396690010112