O limite do marketing interno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carla Guimarães
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4713
Resumo: A importância do Marketing no desenvolvimento empresarial cresce a cada dia. A busca pela satisfação dos clientes faz com que as empresas considerem em suas ações seus diferentes clientes: os internos e os externos. Para empresas de determinados setores, antes de se pensar nos clientes externos, tomou-se obrigação lembrar dos clientes internos. Tais empresas precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores no mais elevado nível possível, de modo que este passe a ser um dos seus indicadores de resultado. Além de motivar os funcionários, estimula-se os mesmos a gostarem da empresa. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar os eféitos das ações de Marketing Interno (Endomarketing) em uma empresa ferro'viária. Através do método descritivo, mostra-se que, para os clientes internos, a empresa vem desempenhando um trabalho voltado para a satisfação dos mesmos. Todavia, percebe-se a necessidade de alguns ajustes, o que deve ser realizado com a máxima brevidade possível. O trabalho enfatiza, ainda, que pesquisas de marketing utilizadas para identificar satisfação e qualidade no atendimento, produtos e serviços, realizadas junto aos clientes internos, são ferramentas que as empresas devem utilizar com mais freqüência e especificidade, pois ficou visível que os clientes internos sentem-se valorizados quando a sua opinião é solicitada
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