Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/15611 |
Resumo: | O presente relatório tem como objetivo refletir acerca das atividades desenvolvidas no estágio, ocorrido durante o ano letivo 2016/2017 na Escola Secundária Fernando Namora, Brandoa. O mesmo pretende analisar as competências relativas às quatro áreas do estágio pedagógico: organização e de gestão do ensino e da aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Para que a análise reflexiva tenha lógica, este documento iniciar-se-á com a caracterização do contexto. No estágio em causa, foi realizado o acompanhamento de uma turma do 8º ano, no qual foram tomadas decisões relativas ao planeamento, condução de ensino, avaliação das aprendizagens, e ainda ao acompanhamento da direção de turma, procedimentos estes que serão analisados de forma crítica neste documento. Foi desenvolvido também um trabalho de investigação sobre a relação entre o sucesso académico e o acompanhamento parental. Ao nível da participação na escola, houve intervenção nas atividades desportivas desenvolvidas no seio da mesma, concomitantemente com o acompanhamento do Desporto Escolar. Por fim, será realizada uma reflexão geral, fazendo referência às competências adquiridas, assim como a lacunas existentes, com o propósito de alteração de comportamentos com vista à melhoria na atividade futura. |
id |
RCAP_fc2e93e28579d8b5495a0c0e2d843460 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15611 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando NamoraEscolaEnsinoEducação FísicaAprendizagemEstágio PedagógicoReflexãoCiências da EducaçãoFormaçãoSchoolTeachingPhysical EducationLearningPedagogical InternshipReflectionScience EducationTrainingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório tem como objetivo refletir acerca das atividades desenvolvidas no estágio, ocorrido durante o ano letivo 2016/2017 na Escola Secundária Fernando Namora, Brandoa. O mesmo pretende analisar as competências relativas às quatro áreas do estágio pedagógico: organização e de gestão do ensino e da aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Para que a análise reflexiva tenha lógica, este documento iniciar-se-á com a caracterização do contexto. No estágio em causa, foi realizado o acompanhamento de uma turma do 8º ano, no qual foram tomadas decisões relativas ao planeamento, condução de ensino, avaliação das aprendizagens, e ainda ao acompanhamento da direção de turma, procedimentos estes que serão analisados de forma crítica neste documento. Foi desenvolvido também um trabalho de investigação sobre a relação entre o sucesso académico e o acompanhamento parental. Ao nível da participação na escola, houve intervenção nas atividades desportivas desenvolvidas no seio da mesma, concomitantemente com o acompanhamento do Desporto Escolar. Por fim, será realizada uma reflexão geral, fazendo referência às competências adquiridas, assim como a lacunas existentes, com o propósito de alteração de comportamentos com vista à melhoria na atividade futura.The present report has the goal to reflect on the activities that were developed in the internship that happened during the school year of 2016/2017 at the Fernando Namora Secondary School, Brandoa. This report is intended to analyze the skills related to the four areas of the pedagogic internship, organization and teaching management and learning, research and pedagogic innovation, school participation and relationship with the community. To have a logical reflexive analysis, this document will begin with the characterization of the context. In the internship in question, an 8th grade class was accompanied, in which decisions were made regarding planning, conducting teaching, learning evaluation, and also accompaniment the class direction, procedures that will be analyzed in a critical way in this document. It was also developed a research work about the relationship between academic success and parental support. About school participation, there was an intervention in the sport activities developed at the school, concomitantly with the monitoring of School Sports. Lastly, a general reflection will be made referring the acquired skills, as well as existing gaps, with the purpose of changing behavior in order to improve the future activity.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Francisco Serrado Abreu de Castro2018-06-14T09:20:38Z2018-05-022018-05-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15611TID:201924404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:32Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:14.708484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora Fernandes, Francisco Serrado Abreu de Castro Escola Ensino Educação Física Aprendizagem Estágio Pedagógico Reflexão Ciências da Educação Formação School Teaching Physical Education Learning Pedagogical Internship Reflection Science Education Training Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
author |
Fernandes, Francisco Serrado Abreu de Castro |
author_facet |
Fernandes, Francisco Serrado Abreu de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Januário, Nuno Miguel da Silva Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Francisco Serrado Abreu de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Ensino Educação Física Aprendizagem Estágio Pedagógico Reflexão Ciências da Educação Formação School Teaching Physical Education Learning Pedagogical Internship Reflection Science Education Training Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Escola Ensino Educação Física Aprendizagem Estágio Pedagógico Reflexão Ciências da Educação Formação School Teaching Physical Education Learning Pedagogical Internship Reflection Science Education Training Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório tem como objetivo refletir acerca das atividades desenvolvidas no estágio, ocorrido durante o ano letivo 2016/2017 na Escola Secundária Fernando Namora, Brandoa. O mesmo pretende analisar as competências relativas às quatro áreas do estágio pedagógico: organização e de gestão do ensino e da aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Para que a análise reflexiva tenha lógica, este documento iniciar-se-á com a caracterização do contexto. No estágio em causa, foi realizado o acompanhamento de uma turma do 8º ano, no qual foram tomadas decisões relativas ao planeamento, condução de ensino, avaliação das aprendizagens, e ainda ao acompanhamento da direção de turma, procedimentos estes que serão analisados de forma crítica neste documento. Foi desenvolvido também um trabalho de investigação sobre a relação entre o sucesso académico e o acompanhamento parental. Ao nível da participação na escola, houve intervenção nas atividades desportivas desenvolvidas no seio da mesma, concomitantemente com o acompanhamento do Desporto Escolar. Por fim, será realizada uma reflexão geral, fazendo referência às competências adquiridas, assim como a lacunas existentes, com o propósito de alteração de comportamentos com vista à melhoria na atividade futura. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-14T09:20:38Z 2018-05-02 2018-05-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/15611 TID:201924404 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/15611 |
identifier_str_mv |
TID:201924404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131101206151168 |