Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Francisco Serrado Abreu de Castro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15611
Resumo: O presente relatório tem como objetivo refletir acerca das atividades desenvolvidas no estágio, ocorrido durante o ano letivo 2016/2017 na Escola Secundária Fernando Namora, Brandoa. O mesmo pretende analisar as competências relativas às quatro áreas do estágio pedagógico: organização e de gestão do ensino e da aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Para que a análise reflexiva tenha lógica, este documento iniciar-se-á com a caracterização do contexto. No estágio em causa, foi realizado o acompanhamento de uma turma do 8º ano, no qual foram tomadas decisões relativas ao planeamento, condução de ensino, avaliação das aprendizagens, e ainda ao acompanhamento da direção de turma, procedimentos estes que serão analisados de forma crítica neste documento. Foi desenvolvido também um trabalho de investigação sobre a relação entre o sucesso académico e o acompanhamento parental. Ao nível da participação na escola, houve intervenção nas atividades desportivas desenvolvidas no seio da mesma, concomitantemente com o acompanhamento do Desporto Escolar. Por fim, será realizada uma reflexão geral, fazendo referência às competências adquiridas, assim como a lacunas existentes, com o propósito de alteração de comportamentos com vista à melhoria na atividade futura.
id RCAP_fc2e93e28579d8b5495a0c0e2d843460
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando NamoraEscolaEnsinoEducação FísicaAprendizagemEstágio PedagógicoReflexãoCiências da EducaçãoFormaçãoSchoolTeachingPhysical EducationLearningPedagogical InternshipReflectionScience EducationTrainingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório tem como objetivo refletir acerca das atividades desenvolvidas no estágio, ocorrido durante o ano letivo 2016/2017 na Escola Secundária Fernando Namora, Brandoa. O mesmo pretende analisar as competências relativas às quatro áreas do estágio pedagógico: organização e de gestão do ensino e da aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Para que a análise reflexiva tenha lógica, este documento iniciar-se-á com a caracterização do contexto. No estágio em causa, foi realizado o acompanhamento de uma turma do 8º ano, no qual foram tomadas decisões relativas ao planeamento, condução de ensino, avaliação das aprendizagens, e ainda ao acompanhamento da direção de turma, procedimentos estes que serão analisados de forma crítica neste documento. Foi desenvolvido também um trabalho de investigação sobre a relação entre o sucesso académico e o acompanhamento parental. Ao nível da participação na escola, houve intervenção nas atividades desportivas desenvolvidas no seio da mesma, concomitantemente com o acompanhamento do Desporto Escolar. Por fim, será realizada uma reflexão geral, fazendo referência às competências adquiridas, assim como a lacunas existentes, com o propósito de alteração de comportamentos com vista à melhoria na atividade futura.The present report has the goal to reflect on the activities that were developed in the internship that happened during the school year of 2016/2017 at the Fernando Namora Secondary School, Brandoa. This report is intended to analyze the skills related to the four areas of the pedagogic internship, organization and teaching management and learning, research and pedagogic innovation, school participation and relationship with the community. To have a logical reflexive analysis, this document will begin with the characterization of the context. In the internship in question, an 8th grade class was accompanied, in which decisions were made regarding planning, conducting teaching, learning evaluation, and also accompaniment the class direction, procedures that will be analyzed in a critical way in this document. It was also developed a research work about the relationship between academic success and parental support. About school participation, there was an intervention in the sport activities developed at the school, concomitantly with the monitoring of School Sports. Lastly, a general reflection will be made referring the acquired skills, as well as existing gaps, with the purpose of changing behavior in order to improve the future activity.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Francisco Serrado Abreu de Castro2018-06-14T09:20:38Z2018-05-022018-05-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15611TID:201924404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:32Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:14.708484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
Fernandes, Francisco Serrado Abreu de Castro
Escola
Ensino
Educação Física
Aprendizagem
Estágio Pedagógico
Reflexão
Ciências da Educação
Formação
School
Teaching
Physical Education
Learning
Pedagogical Internship
Reflection
Science Education
Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
author Fernandes, Francisco Serrado Abreu de Castro
author_facet Fernandes, Francisco Serrado Abreu de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Januário, Nuno Miguel da Silva
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Francisco Serrado Abreu de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Ensino
Educação Física
Aprendizagem
Estágio Pedagógico
Reflexão
Ciências da Educação
Formação
School
Teaching
Physical Education
Learning
Pedagogical Internship
Reflection
Science Education
Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Escola
Ensino
Educação Física
Aprendizagem
Estágio Pedagógico
Reflexão
Ciências da Educação
Formação
School
Teaching
Physical Education
Learning
Pedagogical Internship
Reflection
Science Education
Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório tem como objetivo refletir acerca das atividades desenvolvidas no estágio, ocorrido durante o ano letivo 2016/2017 na Escola Secundária Fernando Namora, Brandoa. O mesmo pretende analisar as competências relativas às quatro áreas do estágio pedagógico: organização e de gestão do ensino e da aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Para que a análise reflexiva tenha lógica, este documento iniciar-se-á com a caracterização do contexto. No estágio em causa, foi realizado o acompanhamento de uma turma do 8º ano, no qual foram tomadas decisões relativas ao planeamento, condução de ensino, avaliação das aprendizagens, e ainda ao acompanhamento da direção de turma, procedimentos estes que serão analisados de forma crítica neste documento. Foi desenvolvido também um trabalho de investigação sobre a relação entre o sucesso académico e o acompanhamento parental. Ao nível da participação na escola, houve intervenção nas atividades desportivas desenvolvidas no seio da mesma, concomitantemente com o acompanhamento do Desporto Escolar. Por fim, será realizada uma reflexão geral, fazendo referência às competências adquiridas, assim como a lacunas existentes, com o propósito de alteração de comportamentos com vista à melhoria na atividade futura.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-14T09:20:38Z
2018-05-02
2018-05-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15611
TID:201924404
url http://hdl.handle.net/10400.5/15611
identifier_str_mv TID:201924404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131101206151168