Colaboração entre docentes e professores bibliotecários: estudo de caso numa biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Isabel Maria Sintra Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9927
Resumo: A constante inovação e mudança acarretam responsabilidades à escola, que deve munir os alunos dos recursos necessários para enfrentar qualquer desafio. Trabalhando com docentes e famílias para um fim comum, as bibliotecas mediadoras estão a encontrar o seu lugar junto da comunidade educativa, para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo. Este constitui uma prática essencial, junto de docentes e discentes, para a promoção de formação reflexiva, da satisfação, da motivação na escola e até para a definição do clima e da cultura vigentes. Constitui objetivo central do presente estudo ser um contributo para a promoção do trabalho colaborativo entre os docentes e a biblioteca escolar. Partindo da questão “como se efetiva e poderá melhorar o trabalho colaborativo entre os professores e a biblioteca escolar, no agrupamento?”, revisitámos normativos e orientações do trabalho da equipa da biblioteca; trabalhámos as competências do professor bibliotecário; debruçámo-nos sobre as questões do clima e cultura de escola; da satisfação e motivação docentes e finalmente sobre a temática do trabalho colaborativo. O estudo empírico foi composto pela análise dos documentos orientadores do agrupamento; inquéritos por entrevista a elementos da equipa e ainda inquéritos por questionário, utilizando os resultados da avaliação efetuada pela biblioteca através do modelo produzido pela Rede de Bibliotecas Escolares. A elaboração e/ou análise dos documentos teve por base os conteúdos teóricos selecionados. Concluímos que no agrupamento em estudo há margem de melhoria na redação das referências ao trabalho colaborativo, nos documentos orientadores e que as práticas de trabalho entre docentes e biblioteca escolar não configuram ainda modelos de colaboração. Relativamente ao modelo de avaliação da biblioteca escolar, produzido pela Rede de Bibliotecas Escolares, apresentamos algumas sugestões de melhoria.
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Partindo da questão “como se efetiva e poderá melhorar o trabalho colaborativo entre os professores e a biblioteca escolar, no agrupamento?”, revisitámos normativos e orientações do trabalho da equipa da biblioteca; trabalhámos as competências do professor bibliotecário; debruçámo-nos sobre as questões do clima e cultura de escola; da satisfação e motivação docentes e finalmente sobre a temática do trabalho colaborativo. O estudo empírico foi composto pela análise dos documentos orientadores do agrupamento; inquéritos por entrevista a elementos da equipa e ainda inquéritos por questionário, utilizando os resultados da avaliação efetuada pela biblioteca através do modelo produzido pela Rede de Bibliotecas Escolares. A elaboração e/ou análise dos documentos teve por base os conteúdos teóricos selecionados. Concluímos que no agrupamento em estudo há margem de melhoria na redação das referências ao trabalho colaborativo, nos documentos orientadores e que as práticas de trabalho entre docentes e biblioteca escolar não configuram ainda modelos de colaboração. Relativamente ao modelo de avaliação da biblioteca escolar, produzido pela Rede de Bibliotecas Escolares, apresentamos algumas sugestões de melhoria.The constant innovation and change entail responsibilities to the school, which must provide students with the necessary resources to any challenge. Working with teachers and families towards a common end, libraries are mediators who are finding their place within the educational community to develop collaborative work. This is an essential practice for teachers and students to promote reflective training, satisfaction, motivation at school and even to define the climate and culture. The main objective of this study is to contribute to the promotion of collaborative work between teachers and the school library. Starting from the question “how can collaborative work between teachers and the school library, be effective and could improve?”, we revisited norms and guidelines for the work of the library team; we worked on the skills of the teacher librarian; we addressed the issues of school climate and culture; teachers' satisfaction and motivation and finally on the theme of collaborative work. The empirical study was composed by the analysis of the school's guiding documents; surveys by interview with team members and surveys by questionnaire, using the results of the evaluation carried out by the library using the model produced by the Rede de Bibliotecas Escolares. The preparation and / or analysis of the documents was based on the selected theoretical contents. Through document analysis and quantitative and qualitative analysis, we intended to identify and characterize the collaborative work practices between the library team and the other teachers. The empirical study was composed by the analysis of the school’s guiding documents, in a perspective of analysis of references to collaborative work; surveys by interviewing team members, highlighting in their analysis the above theoretical concepts and also questionnaires of Rede de Bibliotecas Escolares. We conclude that in the school under study there is room for improvement in the references to collaborative work, in the guiding documents and that the working practices between teachers and school library do not configure models of collaboration. Regarding the school library evaluation model, produced by the Rede de Bibliotecas Escolares, we present some suggestions for improvement.Novo, AnaRepositório AbertoBranco, Isabel Maria Sintra Teixeira2020-08-06T11:21:35Z2020-06-302020-08-062020-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9927TID:202509850porBranco, Isabel Maria Sintra Teixeira - Colaboração entre docentes e professores bibliotecários [Em linha]: estudo de caso numa biblioteca escolar. 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