Abordagem psicoeducativa nos cuidados de enfermagem no âmbito da saúde mental e psiquiátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Célia Maria Pires
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18153
Resumo: Este relatório pretende descrever e analisar de forma crítica e reflexiva a execução de um projeto de estágio realizado em contexto de internamento e comunidade, que se intitula abordagem psicoeducativa nos cuidados de enfermagem no âmbito da saúde mental e psiquiátrica. Com este projeto pretendi evidenciar a abordagem psicoeducativa efetuada pelo enfermeiro, na pessoa com doença mental grave e na sua família. O enfermeiro pode ajudar a pessoa com patologia mental a compreender e a lidar melhor com sua doença, minimizando os sintomas e prevenindo as recaídas. É igualmente importante capacitar a família de informação para que esta se sinta acompanhada e apoiada. As intervenções de enfermagem foram suportadas pelo pensamento de Afaf Meleis - teoria das transições, uma vez que esta teoria permite aos enfermeiros uma melhor compreensão das pessoas, nomeadamente nas situações de transição que vivenciam. Quando um elemento da família sofre de doença mental considera-se que há um processo de transição, levando a um conjunto de mudanças na situação de vida. Os enfermeiros podem marcar a diferença neste processo de transição, providenciando intervenções adequadas para ajudar as pessoas neste processo de mudança, nomeadamente, promover na pessoa com doença mental grave e na sua família a aquisição de competências que os ajudem a incorporar novos conhecimentos e a alterar comportamentos para lidar com a situação de doença. Ajudar as pessoas no processo de transição envolve o fornecimento de informação sobre a patologia e sobre os sistemas de apoio social, a promoção de ligações fortes com os outros e a orientação da pessoa/família para estratégias de adaptação à mudança. A conjugação entre os conhecimentos teóricos, a prática clínica e a reflexão sobre a mesma permitiu adquirir um conjunto de aprendizagens e vivenciar um conjunto de experiências que culminaram na aquisição de competências específicas como enfermeira especialista em saúde mental e psiquiatria.
id RCAP_fc39593cc3ea6c6aedcebc2008795d13
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18153
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagem psicoeducativa nos cuidados de enfermagem no âmbito da saúde mental e psiquiátricaEnfermagem psiquiátricaDoença mentalFamíliaPsicoeducaçãoEste relatório pretende descrever e analisar de forma crítica e reflexiva a execução de um projeto de estágio realizado em contexto de internamento e comunidade, que se intitula abordagem psicoeducativa nos cuidados de enfermagem no âmbito da saúde mental e psiquiátrica. Com este projeto pretendi evidenciar a abordagem psicoeducativa efetuada pelo enfermeiro, na pessoa com doença mental grave e na sua família. O enfermeiro pode ajudar a pessoa com patologia mental a compreender e a lidar melhor com sua doença, minimizando os sintomas e prevenindo as recaídas. É igualmente importante capacitar a família de informação para que esta se sinta acompanhada e apoiada. As intervenções de enfermagem foram suportadas pelo pensamento de Afaf Meleis - teoria das transições, uma vez que esta teoria permite aos enfermeiros uma melhor compreensão das pessoas, nomeadamente nas situações de transição que vivenciam. Quando um elemento da família sofre de doença mental considera-se que há um processo de transição, levando a um conjunto de mudanças na situação de vida. Os enfermeiros podem marcar a diferença neste processo de transição, providenciando intervenções adequadas para ajudar as pessoas neste processo de mudança, nomeadamente, promover na pessoa com doença mental grave e na sua família a aquisição de competências que os ajudem a incorporar novos conhecimentos e a alterar comportamentos para lidar com a situação de doença. Ajudar as pessoas no processo de transição envolve o fornecimento de informação sobre a patologia e sobre os sistemas de apoio social, a promoção de ligações fortes com os outros e a orientação da pessoa/família para estratégias de adaptação à mudança. A conjugação entre os conhecimentos teóricos, a prática clínica e a reflexão sobre a mesma permitiu adquirir um conjunto de aprendizagens e vivenciar um conjunto de experiências que culminaram na aquisição de competências específicas como enfermeira especialista em saúde mental e psiquiatria.Pereira, PatríciaRepositório ComumMiranda, Célia Maria Pires2017-04-03T16:44:14Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18153TID:203330978porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-27T07:16:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:58.367672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem psicoeducativa nos cuidados de enfermagem no âmbito da saúde mental e psiquiátrica
title Abordagem psicoeducativa nos cuidados de enfermagem no âmbito da saúde mental e psiquiátrica
spellingShingle Abordagem psicoeducativa nos cuidados de enfermagem no âmbito da saúde mental e psiquiátrica
Miranda, Célia Maria Pires
Enfermagem psiquiátrica
Doença mental
Família
Psicoeducação
title_short Abordagem psicoeducativa nos cuidados de enfermagem no âmbito da saúde mental e psiquiátrica
title_full Abordagem psicoeducativa nos cuidados de enfermagem no âmbito da saúde mental e psiquiátrica
title_fullStr Abordagem psicoeducativa nos cuidados de enfermagem no âmbito da saúde mental e psiquiátrica
title_full_unstemmed Abordagem psicoeducativa nos cuidados de enfermagem no âmbito da saúde mental e psiquiátrica
title_sort Abordagem psicoeducativa nos cuidados de enfermagem no âmbito da saúde mental e psiquiátrica
author Miranda, Célia Maria Pires
author_facet Miranda, Célia Maria Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Patrícia
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Célia Maria Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem psiquiátrica
Doença mental
Família
Psicoeducação
topic Enfermagem psiquiátrica
Doença mental
Família
Psicoeducação
description Este relatório pretende descrever e analisar de forma crítica e reflexiva a execução de um projeto de estágio realizado em contexto de internamento e comunidade, que se intitula abordagem psicoeducativa nos cuidados de enfermagem no âmbito da saúde mental e psiquiátrica. Com este projeto pretendi evidenciar a abordagem psicoeducativa efetuada pelo enfermeiro, na pessoa com doença mental grave e na sua família. O enfermeiro pode ajudar a pessoa com patologia mental a compreender e a lidar melhor com sua doença, minimizando os sintomas e prevenindo as recaídas. É igualmente importante capacitar a família de informação para que esta se sinta acompanhada e apoiada. As intervenções de enfermagem foram suportadas pelo pensamento de Afaf Meleis - teoria das transições, uma vez que esta teoria permite aos enfermeiros uma melhor compreensão das pessoas, nomeadamente nas situações de transição que vivenciam. Quando um elemento da família sofre de doença mental considera-se que há um processo de transição, levando a um conjunto de mudanças na situação de vida. Os enfermeiros podem marcar a diferença neste processo de transição, providenciando intervenções adequadas para ajudar as pessoas neste processo de mudança, nomeadamente, promover na pessoa com doença mental grave e na sua família a aquisição de competências que os ajudem a incorporar novos conhecimentos e a alterar comportamentos para lidar com a situação de doença. Ajudar as pessoas no processo de transição envolve o fornecimento de informação sobre a patologia e sobre os sistemas de apoio social, a promoção de ligações fortes com os outros e a orientação da pessoa/família para estratégias de adaptação à mudança. A conjugação entre os conhecimentos teóricos, a prática clínica e a reflexão sobre a mesma permitiu adquirir um conjunto de aprendizagens e vivenciar um conjunto de experiências que culminaram na aquisição de competências específicas como enfermeira especialista em saúde mental e psiquiatria.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-04-03T16:44:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18153
TID:203330978
url http://hdl.handle.net/10400.26/18153
identifier_str_mv TID:203330978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129980349710336