As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14820 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de estágio, realizado nas disciplinas de Psicologia da Educação I e II, oferecidas aos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Filosofia e Música da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, no período letivo de 2020/1. Objetiva-se ressaltar a importância da compreensão de diferentes metodologias na promoção da aprendizagem, especialmente no contexto do Ensino Remoto Emergencial, pontuando possibilidades e dificuldades do trabalho docente nesta modalidade, com base no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica. Relata-se a experiência das estagiárias, considerando a bagagem teórica e as (im)possibilidades de análise e intervenção em campo como fundamentais para a formação docente comprometida com a educação e a transformação da realidade. Conclui-se que a experiência foi formativa para as estagiárias, pois, apesar dos desafios do Ensino Remoto Emergencial, a utilização de metodologias diversificadas mostrou-se benéfica. |
id |
RCAP_fc3d30d3db268de60614da8c756da204 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14820 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencialPsicologia da educaçãoEnsino remoto emergencialMetodologias de ensinoEducational psychologyEmergency remote teachingTeaching methodologiesPsicología educacionalEnseñanza remota de emergenciaMetodologías de enseñanzaPsychologie de l'éducationEnseignement à distance d'urgenceMéthodologies d'enseignementEste trabalho apresenta o relato de uma experiência de estágio, realizado nas disciplinas de Psicologia da Educação I e II, oferecidas aos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Filosofia e Música da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, no período letivo de 2020/1. Objetiva-se ressaltar a importância da compreensão de diferentes metodologias na promoção da aprendizagem, especialmente no contexto do Ensino Remoto Emergencial, pontuando possibilidades e dificuldades do trabalho docente nesta modalidade, com base no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica. Relata-se a experiência das estagiárias, considerando a bagagem teórica e as (im)possibilidades de análise e intervenção em campo como fundamentais para a formação docente comprometida com a educação e a transformação da realidade. Conclui-se que a experiência foi formativa para as estagiárias, pois, apesar dos desafios do Ensino Remoto Emergencial, a utilização de metodologias diversificadas mostrou-se benéfica.Abstract This work presents the report of an internship experience carried out in the subjects of Educational Psychology I and II, at the Faculty of Education of Federal University of Goiás, offered to the Licentiate degree in Biological Sciences, Philosophy and Music, at the academic period 2020/1. Our objective is to emphasize the importance of understanding different methodologies in the promotion of learning, especially in the context of Emergency Remote Teaching, punctuating possibilities and difficulties of teaching in this modality, based on the theoretical framework of the Historical-Critical Pedagogy. The experience reported considered a theoretical background and the (im)possibilities of analysis and intervention in practice as fundamental to qualificate teachers committed to education and the transformation of reality. The conclusion is that the experience was formative for the students, because despite the challenges of Emergency Remote Teaching, the use of diversified methodologies were beneficial.Resumen Este trabajo relata una experiencia de pasantía realizada en las disciplinas de Psicología de la Educación I y II, en la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Goiás, ofrecida a las carreras de Licenciatura en Ciencias Biológicas, Filosofía y Música, durante el período académico 2020/1. Se enfatizó en la importancia de comprender diferentes metodologías en la promoción del aprendizaje, especialmente en el contexto de Enseñanza Remota de Emergencia, puntuando las posibilidades y dificultades del trabajo docente en esta modalidade, con la base teórica no referencial de la Pedagogía Histórico-Crítica. Se expone la experiencia de las pasantes, considerando el trasfondo teórico y las (im)posibilidades de análisis y intervención en el campo como fundamentales para la formación docente comprometida con la educación y la transformación de la realidad. Se concluye que la experiencia fue formativa para las pasantes, pues el uso de metodologías diversificadas en la Enseñanza Remota de Emergencia, resultó beneficioso.Résumé Ce travail présente le rapport d'une expérience de stage réalisée dans les disciplines de la Psychologie de l'éducation I et II, à la Faculté d'éducation de l'Université Fédérale de Goiás, offert aux cours de licence en Sciences Biologiques, Philosophie et Musique, au cours dans de la période académique 2020/1. L'objectif est de souligner l'importance de comprendre différentes méthodologies pour promouvoir l'apprentissage, en particulier dans le contexte de l'enseignement à distance d'urgence, en soulignant les possibilités et les difficultés du travail d'enseignement dans cette modalité, sur la base du cadre théorique de la Pédagogie Historico-Critique. L'expérience des stagiaires est rapportée, considérant le fondement théorique et les (im)possibilités d'analyse et d'intervention sur le terrain comme fondamentales pour la formation des enseignants engagés dans l'éducation et la transformation de la réalité. La conclusion est que l'expérience a été formatrice pour les stagiaires, car malgré les défis de l'enseignement à distance d'urgence, l'utilisation de méthodologies diversifiées s'est avérée bénéfique.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLSantos, Sheila Daniela Medeiros DosLima, A.I.S.Cavalcanti, LíviaKunzler, Ana PaulaParanahyba, Jordana de Castro Balduíno2022-07-11T14:05:59Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14820porSantos, S. D. M. dos, Lima, A. I. S., Cavalcanti, L. M. T., Kunzler, A. P., & Paranahyba, J. de C. B. (2022). As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 230–252. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.2822182-1372https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.282info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:33.408271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial |
title |
As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial |
spellingShingle |
As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial Santos, Sheila Daniela Medeiros Dos Psicologia da educação Ensino remoto emergencial Metodologias de ensino Educational psychology Emergency remote teaching Teaching methodologies Psicología educacional Enseñanza remota de emergencia Metodologías de enseñanza Psychologie de l'éducation Enseignement à distance d'urgence Méthodologies d'enseignement |
title_short |
As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial |
title_full |
As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial |
title_fullStr |
As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial |
title_full_unstemmed |
As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial |
title_sort |
As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial |
author |
Santos, Sheila Daniela Medeiros Dos |
author_facet |
Santos, Sheila Daniela Medeiros Dos Lima, A.I.S. Cavalcanti, Lívia Kunzler, Ana Paula Paranahyba, Jordana de Castro Balduíno |
author_role |
author |
author2 |
Lima, A.I.S. Cavalcanti, Lívia Kunzler, Ana Paula Paranahyba, Jordana de Castro Balduíno |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sheila Daniela Medeiros Dos Lima, A.I.S. Cavalcanti, Lívia Kunzler, Ana Paula Paranahyba, Jordana de Castro Balduíno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da educação Ensino remoto emergencial Metodologias de ensino Educational psychology Emergency remote teaching Teaching methodologies Psicología educacional Enseñanza remota de emergencia Metodologías de enseñanza Psychologie de l'éducation Enseignement à distance d'urgence Méthodologies d'enseignement |
topic |
Psicologia da educação Ensino remoto emergencial Metodologias de ensino Educational psychology Emergency remote teaching Teaching methodologies Psicología educacional Enseñanza remota de emergencia Metodologías de enseñanza Psychologie de l'éducation Enseignement à distance d'urgence Méthodologies d'enseignement |
description |
Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de estágio, realizado nas disciplinas de Psicologia da Educação I e II, oferecidas aos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Filosofia e Música da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, no período letivo de 2020/1. Objetiva-se ressaltar a importância da compreensão de diferentes metodologias na promoção da aprendizagem, especialmente no contexto do Ensino Remoto Emergencial, pontuando possibilidades e dificuldades do trabalho docente nesta modalidade, com base no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica. Relata-se a experiência das estagiárias, considerando a bagagem teórica e as (im)possibilidades de análise e intervenção em campo como fundamentais para a formação docente comprometida com a educação e a transformação da realidade. Conclui-se que a experiência foi formativa para as estagiárias, pois, apesar dos desafios do Ensino Remoto Emergencial, a utilização de metodologias diversificadas mostrou-se benéfica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-11T14:05:59Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14820 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, S. D. M. dos, Lima, A. I. S., Cavalcanti, L. M. T., Kunzler, A. P., & Paranahyba, J. de C. B. (2022). As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 230–252. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.282 2182-1372 https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133497581895680 |