As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sheila Daniela Medeiros Dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, A.I.S., Cavalcanti, Lívia, Kunzler, Ana Paula, Paranahyba, Jordana de Castro Balduíno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14820
Resumo: Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de estágio, realizado nas disciplinas de Psicologia da Educação I e II, oferecidas aos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Filosofia e Música da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, no período letivo de 2020/1. Objetiva-se ressaltar a importância da compreensão de diferentes metodologias na promoção da aprendizagem, especialmente no contexto do Ensino Remoto Emergencial, pontuando possibilidades e dificuldades do trabalho docente nesta modalidade, com base no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica. Relata-se a experiência das estagiárias, considerando a bagagem teórica e as (im)possibilidades de análise e intervenção em campo como fundamentais para a formação docente comprometida com a educação e a transformação da realidade. Conclui-se que a experiência foi formativa para as estagiárias, pois, apesar dos desafios do Ensino Remoto Emergencial, a utilização de metodologias diversificadas mostrou-se benéfica.
id RCAP_fc3d30d3db268de60614da8c756da204
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14820
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencialPsicologia da educaçãoEnsino remoto emergencialMetodologias de ensinoEducational psychologyEmergency remote teachingTeaching methodologiesPsicología educacionalEnseñanza remota de emergenciaMetodologías de enseñanzaPsychologie de l'éducationEnseignement à distance d'urgenceMéthodologies d'enseignementEste trabalho apresenta o relato de uma experiência de estágio, realizado nas disciplinas de Psicologia da Educação I e II, oferecidas aos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Filosofia e Música da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, no período letivo de 2020/1. Objetiva-se ressaltar a importância da compreensão de diferentes metodologias na promoção da aprendizagem, especialmente no contexto do Ensino Remoto Emergencial, pontuando possibilidades e dificuldades do trabalho docente nesta modalidade, com base no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica. Relata-se a experiência das estagiárias, considerando a bagagem teórica e as (im)possibilidades de análise e intervenção em campo como fundamentais para a formação docente comprometida com a educação e a transformação da realidade. Conclui-se que a experiência foi formativa para as estagiárias, pois, apesar dos desafios do Ensino Remoto Emergencial, a utilização de metodologias diversificadas mostrou-se benéfica.Abstract This work presents the report of an internship experience carried out in the subjects of Educational Psychology I and II, at the Faculty of Education of Federal University of Goiás, offered to the Licentiate degree in Biological Sciences, Philosophy and Music, at the academic period 2020/1. Our objective is to emphasize the importance of understanding different methodologies in the promotion of learning, especially in the context of Emergency Remote Teaching, punctuating possibilities and difficulties of teaching in this modality, based on the theoretical framework of the Historical-Critical Pedagogy. The experience reported considered a theoretical background and the (im)possibilities of analysis and intervention in practice as fundamental to qualificate teachers committed to education and the transformation of reality. The conclusion is that the experience was formative for the students, because despite the challenges of Emergency Remote Teaching, the use of diversified methodologies were beneficial.Resumen Este trabajo relata una experiencia de pasantía realizada en las disciplinas de Psicología de la Educación I y II, en la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Goiás, ofrecida a las carreras de Licenciatura en Ciencias Biológicas, Filosofía y Música, durante el período académico 2020/1. Se enfatizó en la importancia de comprender diferentes metodologías en la promoción del aprendizaje, especialmente en el contexto de Enseñanza Remota de Emergencia, puntuando las posibilidades y dificultades del trabajo docente en esta modalidade, con la base teórica no referencial de la Pedagogía Histórico-Crítica. Se expone la experiencia de las pasantes, considerando el trasfondo teórico y las (im)posibilidades de análisis y intervención en el campo como fundamentales para la formación docente comprometida con la educación y la transformación de la realidad. Se concluye que la experiencia fue formativa para las pasantes, pues el uso de metodologías diversificadas en la Enseñanza Remota de Emergencia, resultó beneficioso.Résumé Ce travail présente le rapport d'une expérience de stage réalisée dans les disciplines de la Psychologie de l'éducation I et II, à la Faculté d'éducation de l'Université Fédérale de Goiás, offert aux cours de licence en Sciences Biologiques, Philosophie et Musique, au cours dans de la période académique 2020/1. L'objectif est de souligner l'importance de comprendre différentes méthodologies pour promouvoir l'apprentissage, en particulier dans le contexte de l'enseignement à distance d'urgence, en soulignant les possibilités et les difficultés du travail d'enseignement dans cette modalité, sur la base du cadre théorique de la Pédagogie Historico-Critique. L'expérience des stagiaires est rapportée, considérant le fondement théorique et les (im)possibilités d'analyse et d'intervention sur le terrain comme fondamentales pour la formation des enseignants engagés dans l'éducation et la transformation de la réalité. La conclusion est que l'expérience a été formatrice pour les stagiaires, car malgré les défis de l'enseignement à distance d'urgence, l'utilisation de méthodologies diversifiées s'est avérée bénéfique.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLSantos, Sheila Daniela Medeiros DosLima, A.I.S.Cavalcanti, LíviaKunzler, Ana PaulaParanahyba, Jordana de Castro Balduíno2022-07-11T14:05:59Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14820porSantos, S. D. M. dos, Lima, A. I. S., Cavalcanti, L. M. T., Kunzler, A. P., & Paranahyba, J. de C. B. (2022). As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 230–252. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.2822182-1372https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.282info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:33.408271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial
title As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial
spellingShingle As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial
Santos, Sheila Daniela Medeiros Dos
Psicologia da educação
Ensino remoto emergencial
Metodologias de ensino
Educational psychology
Emergency remote teaching
Teaching methodologies
Psicología educacional
Enseñanza remota de emergencia
Metodologías de enseñanza
Psychologie de l'éducation
Enseignement à distance d'urgence
Méthodologies d'enseignement
title_short As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial
title_full As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial
title_fullStr As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial
title_full_unstemmed As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial
title_sort As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial
author Santos, Sheila Daniela Medeiros Dos
author_facet Santos, Sheila Daniela Medeiros Dos
Lima, A.I.S.
Cavalcanti, Lívia
Kunzler, Ana Paula
Paranahyba, Jordana de Castro Balduíno
author_role author
author2 Lima, A.I.S.
Cavalcanti, Lívia
Kunzler, Ana Paula
Paranahyba, Jordana de Castro Balduíno
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sheila Daniela Medeiros Dos
Lima, A.I.S.
Cavalcanti, Lívia
Kunzler, Ana Paula
Paranahyba, Jordana de Castro Balduíno
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da educação
Ensino remoto emergencial
Metodologias de ensino
Educational psychology
Emergency remote teaching
Teaching methodologies
Psicología educacional
Enseñanza remota de emergencia
Metodologías de enseñanza
Psychologie de l'éducation
Enseignement à distance d'urgence
Méthodologies d'enseignement
topic Psicologia da educação
Ensino remoto emergencial
Metodologias de ensino
Educational psychology
Emergency remote teaching
Teaching methodologies
Psicología educacional
Enseñanza remota de emergencia
Metodologías de enseñanza
Psychologie de l'éducation
Enseignement à distance d'urgence
Méthodologies d'enseignement
description Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de estágio, realizado nas disciplinas de Psicologia da Educação I e II, oferecidas aos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Filosofia e Música da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, no período letivo de 2020/1. Objetiva-se ressaltar a importância da compreensão de diferentes metodologias na promoção da aprendizagem, especialmente no contexto do Ensino Remoto Emergencial, pontuando possibilidades e dificuldades do trabalho docente nesta modalidade, com base no referencial teórico da Pedagogia Histórico-Crítica. Relata-se a experiência das estagiárias, considerando a bagagem teórica e as (im)possibilidades de análise e intervenção em campo como fundamentais para a formação docente comprometida com a educação e a transformação da realidade. Conclui-se que a experiência foi formativa para as estagiárias, pois, apesar dos desafios do Ensino Remoto Emergencial, a utilização de metodologias diversificadas mostrou-se benéfica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-11T14:05:59Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14820
url http://hdl.handle.net/10400.21/14820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, S. D. M. dos, Lima, A. I. S., Cavalcanti, L. M. T., Kunzler, A. P., & Paranahyba, J. de C. B. (2022). As (im)possibilidades de diferentes metodologias no ensino remoto emergencial. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 230–252. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.282
2182-1372
https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.282
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133497581895680