O papel da ética e do green marketing na divulgação publicitária e criação de festivais de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Margarida Pereira Baptista de Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48562
Resumo: A publicidade consegue criar uma realidade falsa, ganhando a capacidade de moldar as escolhas e o estilo de vida dos consumidores. Esta capacidade pode, também, ser utilizada para alterar as normas éticas ou manipulá-las segundo o interesse das organizações. Existe uma ligação entre o design, gestão de design e ética. Por vezes, existem diversas limitações que os designers enfrentam, fazendo com que eventuais questões éticas surjam. A ética e a responsabilidade social apresentam um papel importante quando se desenvolve e cria um festival de música, estando alinhadas à sua forma de comunicação e divulgação. Através do método de estudo de dois festivais de música, Fyre Festival e Boom Festival, esta investigação tem o intuito de perceber se os consumidores exigem, ou não, que os festivais de música tomem uma posição ética nas suas decisões publicitárias e implementem estratégias de green marketing. Tenciona-se analisar as estratégias organizacionais de marketing e publicidade e a sua implementação nestes dois festivais de música. Pretende-se iniciar com um enquadramento teórico sobre a ética na publicidade, green marketing e design ativista. A metodologia de pesquisa será principalmente assente numa pesquisa descritiva e explicativa bibliográfica e numa pesquisa documental posteriormente validada através de um inquérito. Espera-se que desta investigação surja uma resposta para perceber em que medida as práticas emergentes na publicidade e na comunicação online têm responsabilidade ética publicitária quando se promove um festival de música.
id RCAP_fc4a35bb6d322b98cc28ab4965bc608f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48562
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da ética e do green marketing na divulgação publicitária e criação de festivais de músicaGreen marketingPublicidadeÉticaDesign ativistaFestivais de músicaA publicidade consegue criar uma realidade falsa, ganhando a capacidade de moldar as escolhas e o estilo de vida dos consumidores. Esta capacidade pode, também, ser utilizada para alterar as normas éticas ou manipulá-las segundo o interesse das organizações. Existe uma ligação entre o design, gestão de design e ética. Por vezes, existem diversas limitações que os designers enfrentam, fazendo com que eventuais questões éticas surjam. A ética e a responsabilidade social apresentam um papel importante quando se desenvolve e cria um festival de música, estando alinhadas à sua forma de comunicação e divulgação. Através do método de estudo de dois festivais de música, Fyre Festival e Boom Festival, esta investigação tem o intuito de perceber se os consumidores exigem, ou não, que os festivais de música tomem uma posição ética nas suas decisões publicitárias e implementem estratégias de green marketing. Tenciona-se analisar as estratégias organizacionais de marketing e publicidade e a sua implementação nestes dois festivais de música. Pretende-se iniciar com um enquadramento teórico sobre a ética na publicidade, green marketing e design ativista. A metodologia de pesquisa será principalmente assente numa pesquisa descritiva e explicativa bibliográfica e numa pesquisa documental posteriormente validada através de um inquérito. Espera-se que desta investigação surja uma resposta para perceber em que medida as práticas emergentes na publicidade e na comunicação online têm responsabilidade ética publicitária quando se promove um festival de música.Advertising can create a false reality, earning the ability to shape consumers' choices and lifestyles. This ability can also be used to change ethical norms or manipulate them according to the interest of organizations. There is a connection between design, design management and ethics. Sometimes there are several limitations that designers face, causing potential ethical issues to arise. Ethics and social responsibility present an important role when developing and creating a music festival and are aligned with how it is communicated and publicized. Through the method of case study of two music festivals, Fyre Festival and Boom Festival, this research aims to understand whether consumers demand that music festivals take an ethical position in their advertising decisions and whether they implement green marketing strategies. It is aimed to analyse the organizational marketing and advertising strategies and their implementation at these two music festivals. It is intended to start with a theoretical framework on ethics in advertising, green marketing, and activist design. The research methodology will be mainly based on a descriptive and explanatory bibliographic research and on documental research later validated through a survey. It is expected that from this research will emerge an answer to understand to what extent the emerging practices in advertising and online communication have advertising ethical responsibility when promoting a music festival.Pinto, António GorgelRepositório ComumBrito, Margarida Pereira Baptista de Almeida2023-12-19T12:46:58Z2023-092023-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48562TID:203434030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-21T16:30:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:25.415259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da ética e do green marketing na divulgação publicitária e criação de festivais de música
title O papel da ética e do green marketing na divulgação publicitária e criação de festivais de música
spellingShingle O papel da ética e do green marketing na divulgação publicitária e criação de festivais de música
Brito, Margarida Pereira Baptista de Almeida
Green marketing
Publicidade
Ética
Design ativista
Festivais de música
title_short O papel da ética e do green marketing na divulgação publicitária e criação de festivais de música
title_full O papel da ética e do green marketing na divulgação publicitária e criação de festivais de música
title_fullStr O papel da ética e do green marketing na divulgação publicitária e criação de festivais de música
title_full_unstemmed O papel da ética e do green marketing na divulgação publicitária e criação de festivais de música
title_sort O papel da ética e do green marketing na divulgação publicitária e criação de festivais de música
author Brito, Margarida Pereira Baptista de Almeida
author_facet Brito, Margarida Pereira Baptista de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, António Gorgel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Margarida Pereira Baptista de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Green marketing
Publicidade
Ética
Design ativista
Festivais de música
topic Green marketing
Publicidade
Ética
Design ativista
Festivais de música
description A publicidade consegue criar uma realidade falsa, ganhando a capacidade de moldar as escolhas e o estilo de vida dos consumidores. Esta capacidade pode, também, ser utilizada para alterar as normas éticas ou manipulá-las segundo o interesse das organizações. Existe uma ligação entre o design, gestão de design e ética. Por vezes, existem diversas limitações que os designers enfrentam, fazendo com que eventuais questões éticas surjam. A ética e a responsabilidade social apresentam um papel importante quando se desenvolve e cria um festival de música, estando alinhadas à sua forma de comunicação e divulgação. Através do método de estudo de dois festivais de música, Fyre Festival e Boom Festival, esta investigação tem o intuito de perceber se os consumidores exigem, ou não, que os festivais de música tomem uma posição ética nas suas decisões publicitárias e implementem estratégias de green marketing. Tenciona-se analisar as estratégias organizacionais de marketing e publicidade e a sua implementação nestes dois festivais de música. Pretende-se iniciar com um enquadramento teórico sobre a ética na publicidade, green marketing e design ativista. A metodologia de pesquisa será principalmente assente numa pesquisa descritiva e explicativa bibliográfica e numa pesquisa documental posteriormente validada através de um inquérito. Espera-se que desta investigação surja uma resposta para perceber em que medida as práticas emergentes na publicidade e na comunicação online têm responsabilidade ética publicitária quando se promove um festival de música.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19T12:46:58Z
2023-09
2023-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48562
TID:203434030
url http://hdl.handle.net/10400.26/48562
identifier_str_mv TID:203434030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136440615960576