Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Maria do Nascimento Esteves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Coca, Juan R., Valero Matas, Jesús A., Paramá Díaz, Anabel, Caballero Caballero, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14757
Resumo: Tomando como premissa inicial o facto de que todo o trabalho educativo deve ter um caráter transdisciplinar, pretendemos com este estudo, de índole teórica, refletir sobre a transdisciplinaridade como estratégia de ensino aprendizagem. O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento formativo dos alunos do ensino superior e fomentar o desenvolvimento de competências que aportem ferramentas teóricas adequadas a uma educação formal e à sua própria vida, ajudando - os a cumprir o que lhes é exigido pelo sistema, reforçando o seu o espírito crítico. A metodologia utilizada tem por base a análise documental, baseada num processo colaborativo, no trabalho em equipa e no fornecimento de um conhecimento comum. Ancorados no lema de que a relação docente/discente assenta nas premissas aprender a aprender, aprender a ensinar, desenvolver o espírito crítico e as competências democráticas, a pesquisa transdisciplinar, como técnica de ensino-aprendizagem, permitirá que os diferentes atores atinjam o sucesso educativo.
id RCAP_fc4f58f8c4e35308398ef3232aea773d
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14757
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de KuhnTheoretical reflections about transdisciplinarity: a critic vision of Kuhn’s epistemic perspectivePronesisTransdisciplinaridadeAutopoiesisConhecimentoTomando como premissa inicial o facto de que todo o trabalho educativo deve ter um caráter transdisciplinar, pretendemos com este estudo, de índole teórica, refletir sobre a transdisciplinaridade como estratégia de ensino aprendizagem. O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento formativo dos alunos do ensino superior e fomentar o desenvolvimento de competências que aportem ferramentas teóricas adequadas a uma educação formal e à sua própria vida, ajudando - os a cumprir o que lhes é exigido pelo sistema, reforçando o seu o espírito crítico. A metodologia utilizada tem por base a análise documental, baseada num processo colaborativo, no trabalho em equipa e no fornecimento de um conhecimento comum. Ancorados no lema de que a relação docente/discente assenta nas premissas aprender a aprender, aprender a ensinar, desenvolver o espírito crítico e as competências democráticas, a pesquisa transdisciplinar, como técnica de ensino-aprendizagem, permitirá que os diferentes atores atinjam o sucesso educativo.Taking like a initial principle the fact that all the educational work has to have a transdisciplinary character, we pretend with this study, of theoretical type, reflect on the transdisciplinarity like stategy of education learn. The main aim is to contribute for the formative development of the students of the upper education and to boost the development of qualifications that aportem suitable theoretical tools to a formal education and to his own life, helping to fulfil what is them demanded by the system, reinforcing his the critical spirit. The methodology used has by base the documentary analysis, based in a process colaborativo, in the work in team and in the supply of a common knowledge. Anchored in the lemma that the educational relation in the upper education, assent in the principle to learn to learn, to learn to teach, to develop the critical spirit and the democratic qualifications, the investigation transdisciplinayr, like technician of education-learning, will allow that the different actors reach the educational success.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBMateus, Maria do Nascimento EstevesCoca, Juan R.Valero Matas, Jesús A.Paramá Díaz, AnabelCaballero Caballero, Isabel2017-12-18T11:28:52Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14757porMateus, Maria do Nascimento Esteves; Coca, Juan R.; Valero Matas; Jesús, A.; Paramá Díaz; Anabel; Caballero Caballero, Isabel (2017). Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn = Theoretical reflections about transdisciplinarity: a critic vision of Kuhn’s epistemic perspective. Eduser - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:1, p. 31-411645-477410.34620/eduser.v9i1.94info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:34Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:31.282447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn
Theoretical reflections about transdisciplinarity: a critic vision of Kuhn’s epistemic perspective
title Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn
spellingShingle Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn
Mateus, Maria do Nascimento Esteves
Pronesis
Transdisciplinaridade
Autopoiesis
Conhecimento
title_short Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn
title_full Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn
title_fullStr Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn
title_full_unstemmed Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn
title_sort Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn
author Mateus, Maria do Nascimento Esteves
author_facet Mateus, Maria do Nascimento Esteves
Coca, Juan R.
Valero Matas, Jesús A.
Paramá Díaz, Anabel
Caballero Caballero, Isabel
author_role author
author2 Coca, Juan R.
Valero Matas, Jesús A.
Paramá Díaz, Anabel
Caballero Caballero, Isabel
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Maria do Nascimento Esteves
Coca, Juan R.
Valero Matas, Jesús A.
Paramá Díaz, Anabel
Caballero Caballero, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Pronesis
Transdisciplinaridade
Autopoiesis
Conhecimento
topic Pronesis
Transdisciplinaridade
Autopoiesis
Conhecimento
description Tomando como premissa inicial o facto de que todo o trabalho educativo deve ter um caráter transdisciplinar, pretendemos com este estudo, de índole teórica, refletir sobre a transdisciplinaridade como estratégia de ensino aprendizagem. O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento formativo dos alunos do ensino superior e fomentar o desenvolvimento de competências que aportem ferramentas teóricas adequadas a uma educação formal e à sua própria vida, ajudando - os a cumprir o que lhes é exigido pelo sistema, reforçando o seu o espírito crítico. A metodologia utilizada tem por base a análise documental, baseada num processo colaborativo, no trabalho em equipa e no fornecimento de um conhecimento comum. Ancorados no lema de que a relação docente/discente assenta nas premissas aprender a aprender, aprender a ensinar, desenvolver o espírito crítico e as competências democráticas, a pesquisa transdisciplinar, como técnica de ensino-aprendizagem, permitirá que os diferentes atores atinjam o sucesso educativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18T11:28:52Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14757
url http://hdl.handle.net/10198/14757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mateus, Maria do Nascimento Esteves; Coca, Juan R.; Valero Matas; Jesús, A.; Paramá Díaz; Anabel; Caballero Caballero, Isabel (2017). Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn = Theoretical reflections about transdisciplinarity: a critic vision of Kuhn’s epistemic perspective. Eduser - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:1, p. 31-41
1645-4774
10.34620/eduser.v9i1.94
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135292347645952