Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14757 |
Resumo: | Tomando como premissa inicial o facto de que todo o trabalho educativo deve ter um caráter transdisciplinar, pretendemos com este estudo, de índole teórica, refletir sobre a transdisciplinaridade como estratégia de ensino aprendizagem. O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento formativo dos alunos do ensino superior e fomentar o desenvolvimento de competências que aportem ferramentas teóricas adequadas a uma educação formal e à sua própria vida, ajudando - os a cumprir o que lhes é exigido pelo sistema, reforçando o seu o espírito crítico. A metodologia utilizada tem por base a análise documental, baseada num processo colaborativo, no trabalho em equipa e no fornecimento de um conhecimento comum. Ancorados no lema de que a relação docente/discente assenta nas premissas aprender a aprender, aprender a ensinar, desenvolver o espírito crítico e as competências democráticas, a pesquisa transdisciplinar, como técnica de ensino-aprendizagem, permitirá que os diferentes atores atinjam o sucesso educativo. |
id |
RCAP_fc4f58f8c4e35308398ef3232aea773d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14757 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de KuhnTheoretical reflections about transdisciplinarity: a critic vision of Kuhn’s epistemic perspectivePronesisTransdisciplinaridadeAutopoiesisConhecimentoTomando como premissa inicial o facto de que todo o trabalho educativo deve ter um caráter transdisciplinar, pretendemos com este estudo, de índole teórica, refletir sobre a transdisciplinaridade como estratégia de ensino aprendizagem. O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento formativo dos alunos do ensino superior e fomentar o desenvolvimento de competências que aportem ferramentas teóricas adequadas a uma educação formal e à sua própria vida, ajudando - os a cumprir o que lhes é exigido pelo sistema, reforçando o seu o espírito crítico. A metodologia utilizada tem por base a análise documental, baseada num processo colaborativo, no trabalho em equipa e no fornecimento de um conhecimento comum. Ancorados no lema de que a relação docente/discente assenta nas premissas aprender a aprender, aprender a ensinar, desenvolver o espírito crítico e as competências democráticas, a pesquisa transdisciplinar, como técnica de ensino-aprendizagem, permitirá que os diferentes atores atinjam o sucesso educativo.Taking like a initial principle the fact that all the educational work has to have a transdisciplinary character, we pretend with this study, of theoretical type, reflect on the transdisciplinarity like stategy of education learn. The main aim is to contribute for the formative development of the students of the upper education and to boost the development of qualifications that aportem suitable theoretical tools to a formal education and to his own life, helping to fulfil what is them demanded by the system, reinforcing his the critical spirit. The methodology used has by base the documentary analysis, based in a process colaborativo, in the work in team and in the supply of a common knowledge. Anchored in the lemma that the educational relation in the upper education, assent in the principle to learn to learn, to learn to teach, to develop the critical spirit and the democratic qualifications, the investigation transdisciplinayr, like technician of education-learning, will allow that the different actors reach the educational success.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBMateus, Maria do Nascimento EstevesCoca, Juan R.Valero Matas, Jesús A.Paramá Díaz, AnabelCaballero Caballero, Isabel2017-12-18T11:28:52Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14757porMateus, Maria do Nascimento Esteves; Coca, Juan R.; Valero Matas; Jesús, A.; Paramá Díaz; Anabel; Caballero Caballero, Isabel (2017). Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn = Theoretical reflections about transdisciplinarity: a critic vision of Kuhn’s epistemic perspective. Eduser - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:1, p. 31-411645-477410.34620/eduser.v9i1.94info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:34Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:31.282447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn Theoretical reflections about transdisciplinarity: a critic vision of Kuhn’s epistemic perspective |
title |
Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn |
spellingShingle |
Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn Mateus, Maria do Nascimento Esteves Pronesis Transdisciplinaridade Autopoiesis Conhecimento |
title_short |
Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn |
title_full |
Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn |
title_fullStr |
Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn |
title_full_unstemmed |
Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn |
title_sort |
Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn |
author |
Mateus, Maria do Nascimento Esteves |
author_facet |
Mateus, Maria do Nascimento Esteves Coca, Juan R. Valero Matas, Jesús A. Paramá Díaz, Anabel Caballero Caballero, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Coca, Juan R. Valero Matas, Jesús A. Paramá Díaz, Anabel Caballero Caballero, Isabel |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Maria do Nascimento Esteves Coca, Juan R. Valero Matas, Jesús A. Paramá Díaz, Anabel Caballero Caballero, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pronesis Transdisciplinaridade Autopoiesis Conhecimento |
topic |
Pronesis Transdisciplinaridade Autopoiesis Conhecimento |
description |
Tomando como premissa inicial o facto de que todo o trabalho educativo deve ter um caráter transdisciplinar, pretendemos com este estudo, de índole teórica, refletir sobre a transdisciplinaridade como estratégia de ensino aprendizagem. O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento formativo dos alunos do ensino superior e fomentar o desenvolvimento de competências que aportem ferramentas teóricas adequadas a uma educação formal e à sua própria vida, ajudando - os a cumprir o que lhes é exigido pelo sistema, reforçando o seu o espírito crítico. A metodologia utilizada tem por base a análise documental, baseada num processo colaborativo, no trabalho em equipa e no fornecimento de um conhecimento comum. Ancorados no lema de que a relação docente/discente assenta nas premissas aprender a aprender, aprender a ensinar, desenvolver o espírito crítico e as competências democráticas, a pesquisa transdisciplinar, como técnica de ensino-aprendizagem, permitirá que os diferentes atores atinjam o sucesso educativo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18T11:28:52Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14757 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mateus, Maria do Nascimento Esteves; Coca, Juan R.; Valero Matas; Jesús, A.; Paramá Díaz; Anabel; Caballero Caballero, Isabel (2017). Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn = Theoretical reflections about transdisciplinarity: a critic vision of Kuhn’s epistemic perspective. Eduser - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:1, p. 31-41 1645-4774 10.34620/eduser.v9i1.94 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135292347645952 |