Processo de acoplamento estrutural: o modo operativo do aprender
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216740 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020. |
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Processo de acoplamento estrutural: o modo operativo do aprenderGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoAprendizagemAutopoieseDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020.O conceito de Autopoiese é uma explicação do que é o viver e o processo de acoplamento estrutural é a operação do vir a ser, pela dinâmica (perturbação x adaptação) que materializa a existência (Maturana e Varela, 1995). A questão que move o estudo é: quais os fatores do processo de acoplamento estrutural precisam ser considerados como essenciais na expressão da aprendizagem? Esta é uma pesquisa de caráter teórico e se baseia no método de análise conceitual de Walker e Avant, apresentado por Fernandes et al. (2011). Tem por objetivo analisar os fatores do processo de acoplamento estrutural que expressam a aprendizagem e possam ser aplicados na elaboração de um artefato digital. A análise conceitual proporcionou um entendimento mais profundo do processo de acoplamento estrutural como o modo de operar para o aprender. O processo de acoplamento estrutural pode ser observado em um gráfico de encurvamento ? nominado neste estudo de Processo de Agenciamento Acoplamétrico. Esta proposição está fundamentada nos dois fatores pilares do processo de acoplamento estrutural, domínio relacional e domínio cognitivo, que se interconectam pela congruência operacional, atributo essencial que concorre no processo de aprendizagem como expressão do processo de acoplamento estrutural. Este é o postulado que se toma por axiomático para a elaboração do processo de aprendizagem a ser aplicado no desenvolvimento do artefato digital de aprendizagem musical em ambiente virtual ? Spintone Harmony.<br>Abstract: The concept of autopoiesis is an explanation of what living is and the process of structural coupling is the operation of becoming, through the dynamics (disturbance x adaptation) that materialize existence (Maturana and Varela, 1995). The question that moves the study is: what factors of the structural coupling process need to be considered as essential in the expression of learning? This is a theoretical research and is based on the Walker and Avant conceptual analysis method presented by Fernandes et al. (2011). It aims to analyze the factors of the structural coupling process that express learning and can be applied in the elaboration of a digital artifact. Conceptual analysis provided a deeper understanding of the structural coupling process as a way of operating to learn. The structural coupling process can be seen in a curving graph - named in this study as the Coupling Agency Process. This proposition is based on the two pillar factors of the structural coupling process, relational domain and cognitive domain, which are interconnected by operational congruence, an essential attribute that competes in the learning process as an expression of the structural coupling process. This is the postulate that is taken as axiomatic for the elaboration of the learning process to be applied in the development of the digital musical learning artifact in a virtual environment - Spintone HarmonyCatapan, Araci HackCunha, Cristiano José Castro de AlmeidaUniversidade Federal de Santa CatarinaBarbi, Dalner2020-10-21T21:33:36Z2020-10-21T21:33:36Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis97 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf370009https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216740porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:33:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216740Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:33:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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