A escrita criativa na disciplina de Expressão Criativa com vista ao desenvolvimento de uma peça coreográfica com alunos do 2º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Sofia Semedo de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7713
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
id RCAP_fc66a73ab91d551f6cf9760864181a91
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7713
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escrita criativa na disciplina de Expressão Criativa com vista ao desenvolvimento de uma peça coreográfica com alunos do 2º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da RainhaEscrita criativaCriatividadeEstímulo coreográficoDançaCreative writingCreativityChorographical stimuliDanceRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.O presente relatório final de estágio é realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança (4ª edição) da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Tem como finalidade descrever e refletir todas as etapas do estágio inserido na disciplina de Expressão Criativa, na turma de regime de ensino articulado do 2º ano do Curso Básico de Dança, correspondente ao 6º ano do ensino regular do 2º ciclo do ensino básico, do ano letivo 2015/2016, da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha. O tema consiste na implementação de processos diferenciados daqueles geralmente utilizados que sirvam de estímulo à exploração de movimento, bem como à capacidade expressiva e criativa dos alunos, sem descurar do plano de estudos da disciplina. Esta escolha deve-se ao facto de se considerar que, embora se viva na Era Tecnológica, os hábitos da leitura e da escrita jamais se devem perder. Desta forma, uma vez explorados os fundamentos da Escrita Criativa, considera-se que estes podem ser um estímulo interessante para a exploração de movimento e por consequência para a criação coreográfica. Assim, foram definidos vários objetivos com a finalidade de desenvolver uma peça coreográfica baseada na história escrita pelos alunos a partir das atividades complementares da Escrita Criativa. Do processo resultou a peça intitulada Os Dois Lados do Muro, apresentada no espetáculo final da Escola Vocacional das Caldas da Rainha, no dia 11 de Junho de 2016. O estágio foi repartido em quatro fazes distintas: observação estruturada; participação acompanhada; lecionação supervisionada; e colaboração em atividades realizadas pela escola cooperante. Estas complementaram-se entre si e foram desenvolvidas tendo em conta os objetivos propostos inicialmente. Durante o decorrer do estágio foi possível adquirir competências técnicas de planificação, análise, observação e reflexão e aplicar diferentes métodos e estratégias de ensino em contexto vocacional. O mesmo teve como base o método de Investigação-Ação, e foi suportado por métodos qualitativos de avaliação e reflexão. Como suporte metodológico realizaram-se tabelas de observação, diários de bordo e filmagens das aulas e dos ensaios.ABSTRACT: This final internship report arises under the Masters degree in Teaching Dance (4th edition) of the Escola Superior de Dança of the Instituto Politécnico de Lisboa. Aims to describe and reflect all the steps of the internship inserted in the discipline of Creative Expression, in the class of articulated education regime of the 2nd grade of the Basic Course of Dance, corresponding to the 6th grade of 2rd cycle of basic education, in the school year of 2015/2016 in the Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha. Has as a theme the implementation of different processes from the commonly used ones that serve to stimulate exploration of movement as well as expressive and creative ability of the students, without compromise the syllabus of discipline. This choice is due to the fact that even though we live in a Technologic Era, the habit of reading and writing should not disappear. Thus, once explored the fundamentals of Creative Writing it is considered that these can be an interesting stimulus for exploration of movement and consequently for choreographic composition. Therefor several goals were defined with the purpose of developing a choreographic play based on the story written by the students according to the complementary activities used in Creative Writing. The process resulted in a play entitled Os Dois Lados do Muro, presented in the final show of the Escola Vocacional das Caldas da Rainha, on June 11th 2016. The internship was divided in four distinct phases: structured observation; participation accompanied; supervised teaching; and collaboration in activities undertaken by the school. This phases complemented each other and were developed with the initial objectives in mind. During the internship was possible to acquire technical skills of planning, analysis, observation and reflection and apply different teaching methods and strategies in vocacional context. It is based on the research-action method and it is supported by qualitative methods of evaluation and reflection. As a methodological support, we developed observation tables, story boards and video recordings of the classes and rehearsals.Marques, Ana SilvaRCIPLMelo, Sofia Semedo de2017-12-18T15:47:28Z2016-11-102016-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7713TID:201338629porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:13Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:35.721625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escrita criativa na disciplina de Expressão Criativa com vista ao desenvolvimento de uma peça coreográfica com alunos do 2º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title A escrita criativa na disciplina de Expressão Criativa com vista ao desenvolvimento de uma peça coreográfica com alunos do 2º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
spellingShingle A escrita criativa na disciplina de Expressão Criativa com vista ao desenvolvimento de uma peça coreográfica com alunos do 2º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
Melo, Sofia Semedo de
Escrita criativa
Criatividade
Estímulo coreográfico
Dança
Creative writing
Creativity
Chorographical stimuli
Dance
title_short A escrita criativa na disciplina de Expressão Criativa com vista ao desenvolvimento de uma peça coreográfica com alunos do 2º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title_full A escrita criativa na disciplina de Expressão Criativa com vista ao desenvolvimento de uma peça coreográfica com alunos do 2º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title_fullStr A escrita criativa na disciplina de Expressão Criativa com vista ao desenvolvimento de uma peça coreográfica com alunos do 2º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title_full_unstemmed A escrita criativa na disciplina de Expressão Criativa com vista ao desenvolvimento de uma peça coreográfica com alunos do 2º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title_sort A escrita criativa na disciplina de Expressão Criativa com vista ao desenvolvimento de uma peça coreográfica com alunos do 2º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
author Melo, Sofia Semedo de
author_facet Melo, Sofia Semedo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ana Silva
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Sofia Semedo de
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita criativa
Criatividade
Estímulo coreográfico
Dança
Creative writing
Creativity
Chorographical stimuli
Dance
topic Escrita criativa
Criatividade
Estímulo coreográfico
Dança
Creative writing
Creativity
Chorographical stimuli
Dance
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10
2016-11-10T00:00:00Z
2017-12-18T15:47:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/7713
TID:201338629
url http://hdl.handle.net/10400.21/7713
identifier_str_mv TID:201338629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133426142412800