A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Sara Isabel da Mata Almeida
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3878
Resumo: O presente trabalho debruça-se sobre o tema da formação profissional, procurando abordar a utilização da modalidade específica de e-learning como base para a possibilidade de adequar a frequência de um curso ao estilo de aprendizagem e às necessidades particulares de cada formando, em alternativa ao método tradicional de ensino de regime presencial. Nesse sentido, propõe-se, como exemplo dessa nova abordagem formativa pela via do e-learning, um projecto de estruturação de um curso, na área da Gestão da Qualidade, que costuma funcionar em regime presencial, para a sua assimilação para o regime de e-learning. As fases de desenvolvimento do curso em formato de e-learning tidas em consideração foram as identificadas pelo modelo de Lagarto (2003). Paralelamente a esta proposta, foram referidos os aspectos considerados pertinentes acerca da formação presencial em contraposição com a formação à distância, em formato e-learning, apontando as principais características bem como vantagens e desvantagens. A proposta feita procura ainda ter em conta os diferentes estilos de aprendizagem dos formandos assente no modelo de Kolb (1984), permitindo uma adequação das actividades do curso ao estilo predominante de cada formando, numa tentativa de maximizar o sucesso da aprendizagem online. Por fim, são apresentadas as conclusões sobre o nível de adequação da proposta feita, em termos da sua transposição do regime presencial para o regime de e-learning, abordando quais as vantagens específicas que esta última modalidade traz para a área da formação profissional.
id RCAP_fc688677fe337cbea635106f53db37e1
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3878
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learningFormação profissionalEnsino à distânciaE-learningAprendizagem por internetEstilos de aprendizagemTrainingDistance learningInternet learningLearning stylesTrabalho de projeto -- Project workMestradoO presente trabalho debruça-se sobre o tema da formação profissional, procurando abordar a utilização da modalidade específica de e-learning como base para a possibilidade de adequar a frequência de um curso ao estilo de aprendizagem e às necessidades particulares de cada formando, em alternativa ao método tradicional de ensino de regime presencial. Nesse sentido, propõe-se, como exemplo dessa nova abordagem formativa pela via do e-learning, um projecto de estruturação de um curso, na área da Gestão da Qualidade, que costuma funcionar em regime presencial, para a sua assimilação para o regime de e-learning. As fases de desenvolvimento do curso em formato de e-learning tidas em consideração foram as identificadas pelo modelo de Lagarto (2003). Paralelamente a esta proposta, foram referidos os aspectos considerados pertinentes acerca da formação presencial em contraposição com a formação à distância, em formato e-learning, apontando as principais características bem como vantagens e desvantagens. A proposta feita procura ainda ter em conta os diferentes estilos de aprendizagem dos formandos assente no modelo de Kolb (1984), permitindo uma adequação das actividades do curso ao estilo predominante de cada formando, numa tentativa de maximizar o sucesso da aprendizagem online. Por fim, são apresentadas as conclusões sobre o nível de adequação da proposta feita, em termos da sua transposição do regime presencial para o regime de e-learning, abordando quais as vantagens específicas que esta última modalidade traz para a área da formação profissional.This project refers to the theme of professional training, specifying the use of the method elearning training in order to adapt one online course to the learning style of each trainee, as an alternative to the traditional method of class room teaching. It is proposed, as an example of this new training approach through e-learning, a project of structuring a course of Quality, which usually is organized according to the traditional method of class room teaching, into an e-learning course. The phases used for the course development in e-learning were the ones identified by the model of Lagarto (2003). There were also references to the aspects considered relevant about the class room training as opposed to distance learning, in an e-learning format, explaining the main characteristics, advantages and disadvantages. The proposal also attempts to take into account the different learning styles of students based on the model of Kolb (1984), organizing the ongoing activities of the course according to the predominant style of each student, with the goal of maximizing the success of online learning. The conclusions reflect about the adequacy of the proposal made in terms of adapting a traditional course into e-learning method, referring the specific advantages that this method brings to the area of professional training.2012-10-23T16:29:19Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/3878porMachado, Sara Isabel da Mata Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:30:08Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:31.696867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning
title A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning
spellingShingle A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning
Machado, Sara Isabel da Mata Almeida
Formação profissional
Ensino à distância
E-learning
Aprendizagem por internet
Estilos de aprendizagem
Training
Distance learning
Internet learning
Learning styles
Trabalho de projeto -- Project work
Mestrado
title_short A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning
title_full A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning
title_fullStr A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning
title_full_unstemmed A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning
title_sort A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning
author Machado, Sara Isabel da Mata Almeida
author_facet Machado, Sara Isabel da Mata Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Sara Isabel da Mata Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Ensino à distância
E-learning
Aprendizagem por internet
Estilos de aprendizagem
Training
Distance learning
Internet learning
Learning styles
Trabalho de projeto -- Project work
Mestrado
topic Formação profissional
Ensino à distância
E-learning
Aprendizagem por internet
Estilos de aprendizagem
Training
Distance learning
Internet learning
Learning styles
Trabalho de projeto -- Project work
Mestrado
description O presente trabalho debruça-se sobre o tema da formação profissional, procurando abordar a utilização da modalidade específica de e-learning como base para a possibilidade de adequar a frequência de um curso ao estilo de aprendizagem e às necessidades particulares de cada formando, em alternativa ao método tradicional de ensino de regime presencial. Nesse sentido, propõe-se, como exemplo dessa nova abordagem formativa pela via do e-learning, um projecto de estruturação de um curso, na área da Gestão da Qualidade, que costuma funcionar em regime presencial, para a sua assimilação para o regime de e-learning. As fases de desenvolvimento do curso em formato de e-learning tidas em consideração foram as identificadas pelo modelo de Lagarto (2003). Paralelamente a esta proposta, foram referidos os aspectos considerados pertinentes acerca da formação presencial em contraposição com a formação à distância, em formato e-learning, apontando as principais características bem como vantagens e desvantagens. A proposta feita procura ainda ter em conta os diferentes estilos de aprendizagem dos formandos assente no modelo de Kolb (1984), permitindo uma adequação das actividades do curso ao estilo predominante de cada formando, numa tentativa de maximizar o sucesso da aprendizagem online. Por fim, são apresentadas as conclusões sobre o nível de adequação da proposta feita, em termos da sua transposição do regime presencial para o regime de e-learning, abordando quais as vantagens específicas que esta última modalidade traz para a área da formação profissional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2010-10
2012-10-23T16:29:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/3878
url http://hdl.handle.net/10071/3878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134691335340032