A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/3878 |
Resumo: | O presente trabalho debruça-se sobre o tema da formação profissional, procurando abordar a utilização da modalidade específica de e-learning como base para a possibilidade de adequar a frequência de um curso ao estilo de aprendizagem e às necessidades particulares de cada formando, em alternativa ao método tradicional de ensino de regime presencial. Nesse sentido, propõe-se, como exemplo dessa nova abordagem formativa pela via do e-learning, um projecto de estruturação de um curso, na área da Gestão da Qualidade, que costuma funcionar em regime presencial, para a sua assimilação para o regime de e-learning. As fases de desenvolvimento do curso em formato de e-learning tidas em consideração foram as identificadas pelo modelo de Lagarto (2003). Paralelamente a esta proposta, foram referidos os aspectos considerados pertinentes acerca da formação presencial em contraposição com a formação à distância, em formato e-learning, apontando as principais características bem como vantagens e desvantagens. A proposta feita procura ainda ter em conta os diferentes estilos de aprendizagem dos formandos assente no modelo de Kolb (1984), permitindo uma adequação das actividades do curso ao estilo predominante de cada formando, numa tentativa de maximizar o sucesso da aprendizagem online. Por fim, são apresentadas as conclusões sobre o nível de adequação da proposta feita, em termos da sua transposição do regime presencial para o regime de e-learning, abordando quais as vantagens específicas que esta última modalidade traz para a área da formação profissional. |
id |
RCAP_fc688677fe337cbea635106f53db37e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3878 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learningFormação profissionalEnsino à distânciaE-learningAprendizagem por internetEstilos de aprendizagemTrainingDistance learningInternet learningLearning stylesTrabalho de projeto -- Project workMestradoO presente trabalho debruça-se sobre o tema da formação profissional, procurando abordar a utilização da modalidade específica de e-learning como base para a possibilidade de adequar a frequência de um curso ao estilo de aprendizagem e às necessidades particulares de cada formando, em alternativa ao método tradicional de ensino de regime presencial. Nesse sentido, propõe-se, como exemplo dessa nova abordagem formativa pela via do e-learning, um projecto de estruturação de um curso, na área da Gestão da Qualidade, que costuma funcionar em regime presencial, para a sua assimilação para o regime de e-learning. As fases de desenvolvimento do curso em formato de e-learning tidas em consideração foram as identificadas pelo modelo de Lagarto (2003). Paralelamente a esta proposta, foram referidos os aspectos considerados pertinentes acerca da formação presencial em contraposição com a formação à distância, em formato e-learning, apontando as principais características bem como vantagens e desvantagens. A proposta feita procura ainda ter em conta os diferentes estilos de aprendizagem dos formandos assente no modelo de Kolb (1984), permitindo uma adequação das actividades do curso ao estilo predominante de cada formando, numa tentativa de maximizar o sucesso da aprendizagem online. Por fim, são apresentadas as conclusões sobre o nível de adequação da proposta feita, em termos da sua transposição do regime presencial para o regime de e-learning, abordando quais as vantagens específicas que esta última modalidade traz para a área da formação profissional.This project refers to the theme of professional training, specifying the use of the method elearning training in order to adapt one online course to the learning style of each trainee, as an alternative to the traditional method of class room teaching. It is proposed, as an example of this new training approach through e-learning, a project of structuring a course of Quality, which usually is organized according to the traditional method of class room teaching, into an e-learning course. The phases used for the course development in e-learning were the ones identified by the model of Lagarto (2003). There were also references to the aspects considered relevant about the class room training as opposed to distance learning, in an e-learning format, explaining the main characteristics, advantages and disadvantages. The proposal also attempts to take into account the different learning styles of students based on the model of Kolb (1984), organizing the ongoing activities of the course according to the predominant style of each student, with the goal of maximizing the success of online learning. The conclusions reflect about the adequacy of the proposal made in terms of adapting a traditional course into e-learning method, referring the specific advantages that this method brings to the area of professional training.2012-10-23T16:29:19Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/3878porMachado, Sara Isabel da Mata Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:30:08Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:31.696867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning |
title |
A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning |
spellingShingle |
A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning Machado, Sara Isabel da Mata Almeida Formação profissional Ensino à distância E-learning Aprendizagem por internet Estilos de aprendizagem Training Distance learning Internet learning Learning styles Trabalho de projeto -- Project work Mestrado |
title_short |
A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning |
title_full |
A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning |
title_fullStr |
A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning |
title_full_unstemmed |
A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning |
title_sort |
A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning |
author |
Machado, Sara Isabel da Mata Almeida |
author_facet |
Machado, Sara Isabel da Mata Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Sara Isabel da Mata Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional Ensino à distância E-learning Aprendizagem por internet Estilos de aprendizagem Training Distance learning Internet learning Learning styles Trabalho de projeto -- Project work Mestrado |
topic |
Formação profissional Ensino à distância E-learning Aprendizagem por internet Estilos de aprendizagem Training Distance learning Internet learning Learning styles Trabalho de projeto -- Project work Mestrado |
description |
O presente trabalho debruça-se sobre o tema da formação profissional, procurando abordar a utilização da modalidade específica de e-learning como base para a possibilidade de adequar a frequência de um curso ao estilo de aprendizagem e às necessidades particulares de cada formando, em alternativa ao método tradicional de ensino de regime presencial. Nesse sentido, propõe-se, como exemplo dessa nova abordagem formativa pela via do e-learning, um projecto de estruturação de um curso, na área da Gestão da Qualidade, que costuma funcionar em regime presencial, para a sua assimilação para o regime de e-learning. As fases de desenvolvimento do curso em formato de e-learning tidas em consideração foram as identificadas pelo modelo de Lagarto (2003). Paralelamente a esta proposta, foram referidos os aspectos considerados pertinentes acerca da formação presencial em contraposição com a formação à distância, em formato e-learning, apontando as principais características bem como vantagens e desvantagens. A proposta feita procura ainda ter em conta os diferentes estilos de aprendizagem dos formandos assente no modelo de Kolb (1984), permitindo uma adequação das actividades do curso ao estilo predominante de cada formando, numa tentativa de maximizar o sucesso da aprendizagem online. Por fim, são apresentadas as conclusões sobre o nível de adequação da proposta feita, em termos da sua transposição do regime presencial para o regime de e-learning, abordando quais as vantagens específicas que esta última modalidade traz para a área da formação profissional. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2010-10 2012-10-23T16:29:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/3878 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/3878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134691335340032 |